• Home
  • Blog
  • 5 razões para trocar o sistema de gestão e automação do seu motel

5 razões para trocar o sistema de gestão e automação do seu motel

5 razões para trocar o sistema de gestão e automação do seu motel

Muitos gestores têm dúvidas sobre o momento mais adequado para trocar o sistema de gestão e automação de um motel. Isso porque, quase sempre, já estão adaptados ao modelo atual e veem a transição como um desafio. 

Acontece que as características negativas de um softwares de gestão podem justificar uma mudança imediata, uma vez que elas atingem diretamente a eficiência e a produtividade do negócio.

Por isso, leia o conteúdo a seguir com bastante atenção e veja as principais pistas de que é hora de investir em um novo produto!

1. Falta de recursos

O principal papel de um sistema de gestão de motéis é simplificar tarefas que, de outra forma, levariam muito tempo para serem realizadas.

Contudo, além disso, é importante que o software traga opções novas, as quais não podem ser realizadas por processos manuais.

Por isso, as melhores soluções do mercado oferecem recursos que vão da gestão administrativa até o controle de entrada e saída de pessoas. Algumas boas funcionalidades são as seguintes:

Sendo assim, se faltam recursos ao modelo adotado pela sua empresa, então é hora de investir em um novo produto!

2. Pouca flexibilidade

Na medida do possível, é o sistema de gestão quem tem de se adaptar às necessidades do motel e não o contrário. O produto precisa se ajustar e permitir que o gestor desenvolva sua estratégia para o negócio.

Igualmente, é preciso considerar a escalabilidade, ou seja, a capacidade de o software acompanhar o crescimento da empresa sem gerar aumentos significativos de custo.

Tais características dizem respeito à flexibilidade do sistema de gestão e podem ser um bom motivo para a mudança.

3. Ausência de atualizações

A tecnologia da informação (TI) tem como característica a constante modificação de produtos e serviços. Os desenvolvedores de programas precisam, a todo momento, incorporar novas soluções e readequar soluções antigas.

Por exemplo, caso o sistema operacional do seu aparelho sofra modificações relacionadas à Internet, o fornecedor do navegador (Firefox, Chrome, Safari etc.) terá de adaptá-lo ou ele não funcionará apropriadamente.

Fato similar ocorre com os sistemas de gestão e automação de motéis. As empresas precisam fornecer novas atualizações para manter e melhorar o software em relação ao sistema operacional e outros programas.

4. Suporte inadequado

Mesmo após receber o treinamento, os colaboradores do motel não são especialistas no sistema de gestão, mas seus usuários. Por isso, uma das qualidades de um bom serviço é o suporte, seja para responder questões mais simples, seja para solucionar problemas complexos.

Esse atendimento deve ser proativo e ter uma boa disponibilidade, preferencialmente com um serviço disponível 24 horas por dia. Afinal, os motéis funcionam em um horário diferenciado.

5. Qualidade do produto

Um último ponto a ser destacado é a própria qualidade do produto. A interface é amigável? O programa funciona ou tem constantes travamentos? A velocidade atende as necessidades do motel?

De fato, para evitar esses problemas, a melhor opção é buscar softwares com anos de mercado. Isso porque as soluções digitais passam por um período natural de maturação, em que erros são resolvidos e recursos são aprimorados.

Sendo assim, caso os itens mencionados estejam presentes, não deixe de considerar o histórico do sistema de gestão no segmento de motéis, para obter um produto que atenda suas expectativas.

Se você gostou do texto de hoje, curta nossa página no Facebook! Assim, você ficará atualizado com as principais dicas de gestão de motéis!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento