5 razões para trocar o sistema de gestão e automação do seu motel

Muitos gestores têm dúvidas sobre o momento mais adequado para trocar o sistema de gestão e automação de um motel. Isso porque, quase sempre, já estão adaptados ao modelo atual e veem a transição como um desafio.
Acontece que as características negativas de um softwares de gestão podem justificar uma mudança imediata, uma vez que elas atingem diretamente a eficiência e a produtividade do negócio.
Por isso, leia o conteúdo a seguir com bastante atenção e veja as principais pistas de que é hora de investir em um novo produto!
1. Falta de recursos
O principal papel de um sistema de gestão de motéis é simplificar tarefas que, de outra forma, levariam muito tempo para serem realizadas.
Contudo, além disso, é importante que o software traga opções novas, as quais não podem ser realizadas por processos manuais.
Por isso, as melhores soluções do mercado oferecem recursos que vão da gestão administrativa até o controle de entrada e saída de pessoas. Algumas boas funcionalidades são as seguintes:
- gestão de energia elétrica;
- controle de estoque;
- autoatendimento e autoliberação;
- módulos fiscais;
- controles de pedidos e reservas;
- sistema de fidelidade;
- gestão remota;
- dentre outros.
Sendo assim, se faltam recursos ao modelo adotado pela sua empresa, então é hora de investir em um novo produto!
2. Pouca flexibilidade
Na medida do possível, é o sistema de gestão quem tem de se adaptar às necessidades do motel e não o contrário. O produto precisa se ajustar e permitir que o gestor desenvolva sua estratégia para o negócio.
Igualmente, é preciso considerar a escalabilidade, ou seja, a capacidade de o software acompanhar o crescimento da empresa sem gerar aumentos significativos de custo.
Tais características dizem respeito à flexibilidade do sistema de gestão e podem ser um bom motivo para a mudança.
3. Ausência de atualizações
A tecnologia da informação (TI) tem como característica a constante modificação de produtos e serviços. Os desenvolvedores de programas precisam, a todo momento, incorporar novas soluções e readequar soluções antigas.
Por exemplo, caso o sistema operacional do seu aparelho sofra modificações relacionadas à Internet, o fornecedor do navegador (Firefox, Chrome, Safari etc.) terá de adaptá-lo ou ele não funcionará apropriadamente.
Fato similar ocorre com os sistemas de gestão e automação de motéis. As empresas precisam fornecer novas atualizações para manter e melhorar o software em relação ao sistema operacional e outros programas.
4. Suporte inadequado
Mesmo após receber o treinamento, os colaboradores do motel não são especialistas no sistema de gestão, mas seus usuários. Por isso, uma das qualidades de um bom serviço é o suporte, seja para responder questões mais simples, seja para solucionar problemas complexos.
Esse atendimento deve ser proativo e ter uma boa disponibilidade, preferencialmente com um serviço disponível 24 horas por dia. Afinal, os motéis funcionam em um horário diferenciado.
5. Qualidade do produto
Um último ponto a ser destacado é a própria qualidade do produto. A interface é amigável? O programa funciona ou tem constantes travamentos? A velocidade atende as necessidades do motel?
De fato, para evitar esses problemas, a melhor opção é buscar softwares com anos de mercado. Isso porque as soluções digitais passam por um período natural de maturação, em que erros são resolvidos e recursos são aprimorados.
Sendo assim, caso os itens mencionados estejam presentes, não deixe de considerar o histórico do sistema de gestão no segmento de motéis, para obter um produto que atenda suas expectativas.
Se você gostou do texto de hoje, curta nossa página no Facebook! Assim, você ficará atualizado com as principais dicas de gestão de motéis!