• Home
  • Blog
  • Análise de indicadores do seu motel: como um software pode ajudar?

Análise de indicadores do seu motel: como um software pode ajudar?

Análise de indicadores do seu motel: como um software pode ajudar?

Os indicadores de desempenho são essenciais para um negócio. É por meio deles que é possível entender se o empreendimento está indo bem, em quais aspectos é possível melhorar e quais estratégias adotar com o objetivo de ter melhores resultados. Em um motel, o gestor precisa estar atento em questões como o lucro obtido em períodos de promoções, economia de energia, desempenho dos colaboradores, entre outros pontos.

Para facilitar o dia a dia da administração, contar com o apoio de um software pode ser considerada a melhor alternativa. Ele pode, inclusive, contribuir para a análise de indicadores. Pensando nisso, neste post explicaremos como uma ferramenta vai contribuir para os resultados do seu negócio. Boa leitura!

Entenda a importância da análise de indicadores

Conforme abordado, os indicadores têm como objetivo avaliar a real situação de seu motel. Imagine só o seguinte contexto: o dia dos namorados está próximo e a sua equipe resolveu adotar uma promoção com o objetivo de atrair mais clientes e gerar mais resultados.

Ao final da data, é preciso analisar quais foram de fato os reais retornos da ação. A partir de indicadores, a gestão vai poder entender o que poderia ter sido feito de maneira diferente e quais foram os pontos efetivos e que podem ser repetidos nos próximos anos.

Sendo assim, os indicadores vão mensurar quais são os processos adotados que são capazes de chegar ao objetivo esperado. Não apenas em promoções sazonais, como também o desempenho de seus funcionários — análise de limpeza das camareiras, por exemplo —, gasto de energia — afinal, é preciso adotar estratégias caso o valor esteja mais alto do que o esperado —, entre outras questões.

Entre as vantagens de utilizar essa mensuração, podemos abordar sobre a melhoria nas tomadas de decisões, uma vez que a empresa vai contar com dados e informações precisas sobre os seus resultados. Além disso, terão informações relevantes a serem utilizadas ano a ano, contando com um eficiente planejamento para a organização do motel.

Por fim, você terá um panorama sobre o seu motel: um indicador isolado é especificamente sobre aquele item analisado. No entanto, ao juntar todas as informações, a sua administração será mostrada, em números, de maneira clara e precisa.

Saiba as vantagens de utilizar um software para seu motel

Um software pode trazer inúmeras vantagens ao seu motel. Antes de explicarmos como ele pode contribuir para a análise de indicadores, abordaremos de maneira mais clara sobre os benefícios de você contar com um em sua empresa. Confira!

Entenderá os melhores períodos do seu motel

É extremamente importante entender quais são aqueles períodos de maior venda em seu motel. Assim, anualmente é possível adotar estratégias tanto para as datas com menor movimento quanto para aquelas que o público vem com mais frequência. Aqueles meses de pouca rentabilidade, por exemplo, sua equipe poderá pensar em promoções e estratégias para atrair mais clientes, além de divulgá-las em canais focando em um público específico.

Visualizará o fluxo de caixa com mais facilidade

Visualizar o fluxo de caixa é essencial para uma administração. A partir dele, é possível gerenciar seus gastos de maneira mais precisa, garantir um bom controle financeiro, executar um bom planejamento, além de apoiar nos processos de tomada de decisão. O software para motel permite justamente isso: uma análise em tempo real para evitar gargalos financeiros.

Assim, o gestor terá um entendimento mais profundo sobre as contas a pagar e os valores a receber, além dos gastos que são desnecessários. Tudo isso permite uma rentabilidade maior para o seu empreendimento, uma vez que o controle será mais específico e efetivo.

Permitirá análises personalizadas

Já imaginou poder fazer análises personalizadas sobre o funcionamento de seu motel sem necessariamente estar nele o tempo todo? Um software permite essa atividade. A partir dele, o gestor, mesmo se estiver viajando a negócios ou frequentando eventos, poderá entender como está o andamento de seu empreendimento, além de analisar especificamente as informações necessárias para que seu negócio possa prosperar.

Sendo assim, a partir dos filtros desejados, é possível avaliá-los para comparações de acordo com a necessidade daquele momento.

Descubra como um software pode contribuir para a análise de indicadores

Um software de gestão para motel pode contribuir efetivamente para a análise de indicadores. Saiba como!

Gera relatórios específicos

O software oferece para a gestão de seu motel relatórios de acordo com a sua necessidade, desde os mais simples até os mais complexos. A partir deles, é possível elaborar uma análise de indicadores que possam contribuir para as estratégias de sua empresa.

Vamos a um exemplo específico: você deseja entender qual foi o gasto com funcionários naquele mês e como aquilo vem trazendo, de fato, o retorno para o seu motel. Utilizando filtros em sua ferramenta, você terá essa informação e poderá entender quais custos estão mais elevados.

Além disso, vai ter um contato maior com os gastos com fornecedores — o que permitirá uma troca caso os contratados tenham um valor maior do que a média de mercado —, consumo de energia, quais são as suítes mais escolhidas pelo seu público, entre outras informações.

Contribui para a tarifação de seu motel

É essencial que a tarifação de seu motel atenda a alguns pontos específicos. Para isso, a análise de indicadores pode trabalhar como uma importante aliada. É preciso conhecer o seu público, entender os gastos do seu empreendimento e a margem de lucro necessária. Todos esses pontos exigem uma avaliação precisa sobre a sua realidade para, assim, definir o preço de suas suítes.

Todos os dados necessários para essas escolhas estão presentes justamente no software: será possível mensurar diversas opções de seu negócio para uma tomada de decisão mais certeira.

Ao ler este conteúdo, você pôde entender o que são os indicadores de desempenho, qual é a sua importância e como um software para motel contribui para essa análise. É essencial que sua empresa tenha consciência do quanto essas informações podem contribuir para que sua empresa alcança os resultados esperados e consiga, de fato, trazer bons retornos a partir de estratégias adotadas pela análise de indicadores.

Ficou interessado nos benefícios oferecidos por uma ferramenta como essa? Entre em contato conosco, converse com alguém de nossa equipe e conheça o Sismotel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

Quero enviar um depoimento