• Home
  • Blog
  • Aprenda a fazer o controle de lavanderia do seu negócio

Aprenda a fazer o controle de lavanderia do seu negócio

Aprenda a fazer o controle de lavanderia do seu negócio

A gestão de um motel passa por diversos setores. Um deles é o controle dos insumos e do estoque, a fim de manter o funcionamento do estabelecimento.

A lavanderia é algo crucial para o bom funcionamento e credibilidade do seu negócio. Enxoval malcuidado ou sujo passa uma sensação de desleixo e de má higiene. Isso afasta seus clientes que, além de não retornarem com medo de adquirirem doenças em seu espaço, poderão influenciar outras pessoas com reclamações e diminuir o número de visitas em seu motel.

É essencial que você aprenda a fazer o controle da lavanderia. Saiba como fazer isso da melhor forma:

Faça o controle rigoroso das peças

Em primeiro lugar é importante que você só utilize itens que estejam dentro de padrões de qualidade em seu motel. Isso significa que, ao realizar o controle de lavanderia, deverá verificar se todas as peças estão em condições adequadas de uso.

Retire de uso todas aquelas que estiverem danificadas, ou seja, que estejam rasgadas, descosturadas, manchadas, queimadas ou que já estejam com aquele aspecto envelhecido.

É importante que aquelas que entrem no quarto (lençol, toalhas de rosto e de corpo, roupões, etc.) estejam em um estado impecável. Isso passa sensação de cuidado e competência, bem como permite o cliente a ter uma maior certeza da higienização do material.

Verifique quais produtos estão sendo utilizados na higienização

Alguns produtos químicos tendem a deteriorar as peças mais rapidamente, fazendo com que a sua vida útil dure bem menos do que deveria.

Se a lavagem é feita no espaço do motel mesmo, opte por produtos que causem menos danos às fibras das peças. Se leva à lavanderia, peça para que utilizem produtos para peças delicadas. Esse cuidado é importante pois o enxoval é submetido ao processo de higienização diversas vezes e é importante manter um bom estado de conservação, a fim de evitar perdas precoces.

Faça o inventário das peças mensalmente

É importante que seja feita a contagem do enxoval mensalmente. Se for preciso, faça o registro através de software de gestão de motéis que tenha controle de estoque.

Isso por que, infelizmente, é comum haver perdas de peças, seja por clientes que possam danificar permanentemente a peça (manchas, rasgos, queimaduras de cigarro ou desfiamentos), ou até mesmo levarem consigo após o período, ou então que elas se extraviem ao serem levadas para a lavanderia.

Isso é importante de ser verificado para que se possa ter real noção da quantidade de peças disponíveis para os quartos. Caso contrário, poderá ocorrer de ser surpreendido com a falta de algum item necessário para ser reposto em algum quarto.

Faça a reposição constante das peças perdidas

Verificou que alguns deles foram descartados pelas suas condições ou então que se perderam na volta da lavanderia ou durante o uso no motel? É hora de fazer a reposição para evitar problemas.

O ideal é que se tenha sempre uma quantidade sobressalente disponível, considerando o gasto médio diário. Isso porque algum cliente pode ter algum problema durante o uso e pedir alguma reposição. Alguns indicam até mesmo ter em estoque uma quantidade 5x maior do que o gasto diário médio, para não ser surpreendido.

Você já havia considerado esses cuidados de controle de lavanderia do seu motel? Reconhece a importância disso para a qualidade e imagem do seu estabelecimento? Se sim, aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos acompanhem!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento