• Home
  • Blog
  • Aprendizados na gestão de motéis 6 dificuldades para você enfrentar hoje mesmo!

Aprendizados na gestão de motéis 6 dificuldades para você enfrentar hoje mesmo!

Aprendizados na gestão de motéis 6 dificuldades para você enfrentar

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de um nicho no qual não se tem experiência. As dificuldades são naturais, mas as buscas por soluções e estratégias auxiliam no entendimento do negócio e no contorno dos desafios rotineiros. A administração de motéis não foge à regra e pode apresentar dificuldades para um novo gestor.

Neste post você poderá conhecer os principais desafios da administração de motéis e conferir algumas soluções. Você ainda poderá entender que a tecnologia, como os softwares de gestão, possibilita mais organização e controle do negócio. Continue a leitura e adquira novos aprendizados na gestão de motéis!

6 dificuldades podem surgir durante a gestão de motéis

Se você está administrando um motel ou uma rede desse negócio e não tem experiência no setor, esteja preparado para enfrentar algumas dificuldades. Listamos 6 desafios que podem aparecer no caminho, e também algumas soluções que podem resolver ou evitar problemas na sua empresa. Confira nos próximos tópicos.

1. Manutenção das instalações

A manutenção é necessária, mas trata-se de algo que demanda tempo. O processo é imprescindível principalmente para evitar que algum aparelho apresente defeito enquanto está em uso. Podem passar por manutenção equipamentos como:

  • ar-condicionado;
  • ventiladores;
  • frigobar;
  • televisão;
  • banheira de hidromassagem.

Portanto, é importante que haja um planejamento para que a manutenção seja efetuada. Agende o dia e horário de menor movimento para que técnicos estejam no local fazendo os reparos necessários e averiguando se os equipamentos estão em condições perfeitas.

Um software de gestão, como o Sismotel, pode auxiliar nessa questão por meio de relatórios que apontam qual suíte é menos usada, em qual período o fluxo é maior, entre outras interpretações. Dessa forma, é possível pausar o atendimento para a manutenção sem prejudicar a receita do motel.

2. Limpeza das suítes

Esse é um ponto crucial para a fidelização do consumidor. Se a limpeza da suíte não estiver satisfatória, o cliente não volta ao estabelecimento. Por isso, é necessário ter um controle rígido de qualidade e eficiência do serviço.

A limpeza ocorre de forma mais rápida que a manutenção, mas também é preciso organização para que, em dias de grande movimento, a fila de espera não fique grande por conta do serviço.

Em alguns softwares de gestão, como o Sismotel, há aplicativos que possibilitam que a camareira registre o início e o término da limpeza pelo próprio smartphone. Dessa forma, o gestor tem acesso a dados e relatórios que informam a média de limpezas realizadas, o tempo médio gasto, entre outras informações.

3. Gestão dos funcionários

Por se tratar de um serviço que, geralmente, é oferecido 24 horas, é necessário ter uma escala de funcionários. Utilizando um software de gestão fica mais fácil consultar essa escala, horário de trabalho de cada funcionário e outros dados.

Além da parte prática, o gestor deve entender que quanto mais a equipe for capacitada, melhor será o atendimento prestado ao cliente. É importante investir na especialização de cada funcionário, já que além de melhorar a qualidade do serviço, os colaboradores tendem a se engajar mais em suas funções, reconhecendo, assim, o investimento realizado.

4. Controle financeiro

As receitas e despesas devem ser acompanhadas de perto pelo gestor. Com o controle rígido desses valores por meio de um software de gestão, é possível gerar relatórios embasados em dados que permitirão tomadas de decisões mais acertadas.

A análise desse relatório pode culminar em melhor aproveitamento financeiro. Isso significa, por exemplo, que gastos desnecessários podem ser identificados e cortados. Observar atentamente o fluxo de caixa permite uma melhor visão do negócio, sendo mais fácil identificar a lucratividade e a rentabilidade.

Por isso é interessante que todas as movimentações financeiras sejam contabilizadas, e o software torna esse processo mais simples. Com a reunião dessas informações, é possível criar indicadores financeiros que possibilitam realizar a comparação de resultados com o passar dos meses.

5. Controle de reservas

A realização de reservas torna a experiência do cliente mais cômoda e, portanto, também é um desafio para o gestor. É preciso ter um calendário para controlar essas reservas, já que pode ser muito desagradável não disponibilizar para o cliente o que ele desejava por um erro de logística.

Softwares de gestão, como o Sismotel, permitem administrar de forma simples as reservas programadas. O recurso conta com serviços como:

  • bloqueio automático da suíte reservada;
  • check-in automático;
  • mapa de reserva com variados filtros;
  • simulação de diárias e valores.

6. Gestão de estoque

O motel necessita de estoque com os seguintes insumos:

  • materiais de limpeza;
  • alimentos para reposição nas suítes;
  • matéria-prima para cozinha;
  • peças de cama e banho higienizadas.

Esses produtos são extremamente necessários para o funcionamento do negócio, e por isso é preciso ter um estoque organizado. Investir em um software de gestão permite ter armazenamento coordenado, além da diminuição de perdas desnecessárias, por exemplo, por data de validade vencida.

Ter o estoque bem controlado permite que a reposição possa ser feita no encerramento de turno dos colaboradores, já que, com a organização, eles conseguirão localizar os produtos com mais facilidade.

Softwares podem ser bons aliados para aprendizados na gestão de motéis

Você já percebeu que a automação de processos de gestão pode tornar a vida do administrador e dos funcionários muito mais fácil, além de proporcionar mais comodidade para o cliente. Portanto, pense que adquirir softwares trata-se, na realidade, de um investimento, e não de um gasto.

É possível gerenciar, praticamente, todos os processos do motel, desde a entrada do cliente até a saída ao alcance das mãos. Gestores de redes de motéis têm acesso aos dados e relatórios por meio de aplicativos e, no caso do Sismotel, pelo módulo Analytics, integrado ao sistema.

Ao gerenciar motéis, os desafios citados podem aparecer, mas há solução para todos eles. Modernizar o negócio pode ser um salto nos aprendizados na gestão de motéis — é possível melhorar a saúde financeira da empresa e o tempo que funcionários gastavam com operações simples, mas volumosas, pode ser redirecionado para outras tarefas, e os relatórios gerados se tornam parâmetros para saber se o negócio vai bem.

Quer saber mais detalhes de como implantar um software de gestão na sua unidade ou rede de motéis e descobrir o que podemos oferecer para o seu negócio? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

Quero enviar um depoimento