Aprendizados na gestão de motéis 6 dificuldades para você enfrentar hoje mesmo!
Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de um nicho no qual não se tem experiência. As dificuldades são naturais, mas as buscas por soluções e estratégias auxiliam no entendimento do negócio e no contorno dos desafios rotineiros. A administração de motéis não foge à regra e pode apresentar dificuldades para um novo gestor.
Neste post você poderá conhecer os principais desafios da administração de motéis e conferir algumas soluções. Você ainda poderá entender que a tecnologia, como os softwares de gestão, possibilita mais organização e controle do negócio. Continue a leitura e adquira novos aprendizados na gestão de motéis!
6 dificuldades podem surgir durante a gestão de motéis
Se você está administrando um motel ou uma rede desse negócio e não tem experiência no setor, esteja preparado para enfrentar algumas dificuldades. Listamos 6 desafios que podem aparecer no caminho, e também algumas soluções que podem resolver ou evitar problemas na sua empresa. Confira nos próximos tópicos.
1. Manutenção das instalações
A manutenção é necessária, mas trata-se de algo que demanda tempo. O processo é imprescindível principalmente para evitar que algum aparelho apresente defeito enquanto está em uso. Podem passar por manutenção equipamentos como:
- ar-condicionado;
- ventiladores;
- frigobar;
- televisão;
- banheira de hidromassagem.
Portanto, é importante que haja um planejamento para que a manutenção seja efetuada. Agende o dia e horário de menor movimento para que técnicos estejam no local fazendo os reparos necessários e averiguando se os equipamentos estão em condições perfeitas.
Um software de gestão, como o Sismotel, pode auxiliar nessa questão por meio de relatórios que apontam qual suíte é menos usada, em qual período o fluxo é maior, entre outras interpretações. Dessa forma, é possível pausar o atendimento para a manutenção sem prejudicar a receita do motel.
2. Limpeza das suítes
Esse é um ponto crucial para a fidelização do consumidor. Se a limpeza da suíte não estiver satisfatória, o cliente não volta ao estabelecimento. Por isso, é necessário ter um controle rígido de qualidade e eficiência do serviço.
A limpeza ocorre de forma mais rápida que a manutenção, mas também é preciso organização para que, em dias de grande movimento, a fila de espera não fique grande por conta do serviço.
Em alguns softwares de gestão, como o Sismotel, há aplicativos que possibilitam que a camareira registre o início e o término da limpeza pelo próprio smartphone. Dessa forma, o gestor tem acesso a dados e relatórios que informam a média de limpezas realizadas, o tempo médio gasto, entre outras informações.
3. Gestão dos funcionários
Por se tratar de um serviço que, geralmente, é oferecido 24 horas, é necessário ter uma escala de funcionários. Utilizando um software de gestão fica mais fácil consultar essa escala, horário de trabalho de cada funcionário e outros dados.
Além da parte prática, o gestor deve entender que quanto mais a equipe for capacitada, melhor será o atendimento prestado ao cliente. É importante investir na especialização de cada funcionário, já que além de melhorar a qualidade do serviço, os colaboradores tendem a se engajar mais em suas funções, reconhecendo, assim, o investimento realizado.
4. Controle financeiro
As receitas e despesas devem ser acompanhadas de perto pelo gestor. Com o controle rígido desses valores por meio de um software de gestão, é possível gerar relatórios embasados em dados que permitirão tomadas de decisões mais acertadas.
A análise desse relatório pode culminar em melhor aproveitamento financeiro. Isso significa, por exemplo, que gastos desnecessários podem ser identificados e cortados. Observar atentamente o fluxo de caixa permite uma melhor visão do negócio, sendo mais fácil identificar a lucratividade e a rentabilidade.
Por isso é interessante que todas as movimentações financeiras sejam contabilizadas, e o software torna esse processo mais simples. Com a reunião dessas informações, é possível criar indicadores financeiros que possibilitam realizar a comparação de resultados com o passar dos meses.
5. Controle de reservas
A realização de reservas torna a experiência do cliente mais cômoda e, portanto, também é um desafio para o gestor. É preciso ter um calendário para controlar essas reservas, já que pode ser muito desagradável não disponibilizar para o cliente o que ele desejava por um erro de logística.
Softwares de gestão, como o Sismotel, permitem administrar de forma simples as reservas programadas. O recurso conta com serviços como:
- bloqueio automático da suíte reservada;
- check-in automático;
- mapa de reserva com variados filtros;
- simulação de diárias e valores.
6. Gestão de estoque
O motel necessita de estoque com os seguintes insumos:
- materiais de limpeza;
- alimentos para reposição nas suítes;
- matéria-prima para cozinha;
- peças de cama e banho higienizadas.
Esses produtos são extremamente necessários para o funcionamento do negócio, e por isso é preciso ter um estoque organizado. Investir em um software de gestão permite ter armazenamento coordenado, além da diminuição de perdas desnecessárias, por exemplo, por data de validade vencida.
Ter o estoque bem controlado permite que a reposição possa ser feita no encerramento de turno dos colaboradores, já que, com a organização, eles conseguirão localizar os produtos com mais facilidade.
Softwares podem ser bons aliados para aprendizados na gestão de motéis
Você já percebeu que a automação de processos de gestão pode tornar a vida do administrador e dos funcionários muito mais fácil, além de proporcionar mais comodidade para o cliente. Portanto, pense que adquirir softwares trata-se, na realidade, de um investimento, e não de um gasto.
É possível gerenciar, praticamente, todos os processos do motel, desde a entrada do cliente até a saída ao alcance das mãos. Gestores de redes de motéis têm acesso aos dados e relatórios por meio de aplicativos e, no caso do Sismotel, pelo módulo Analytics, integrado ao sistema.
Ao gerenciar motéis, os desafios citados podem aparecer, mas há solução para todos eles. Modernizar o negócio pode ser um salto nos aprendizados na gestão de motéis — é possível melhorar a saúde financeira da empresa e o tempo que funcionários gastavam com operações simples, mas volumosas, pode ser redirecionado para outras tarefas, e os relatórios gerados se tornam parâmetros para saber se o negócio vai bem.
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