• Home
  • Blog
  • Auditoria interna em motéis: qual a importância e como realizá-la?

Auditoria interna em motéis: qual a importância e como realizá-la?

Auditoria interna em motéis

A auditoria interna é uma prática muito positiva para o seu motel. Por meio dela, uma análise minuciosa é feita na sua gestão, a fim de identificar o que está fora das normas do segmento e os demais problemas que precisam ser corrigidos o quanto antes.

A sua importância se dá pelo fato de o gestor passar a ter um conhecimento maior sobre os processos do seu motel, podendo criar estratégias mais eficientes para melhorar os seus resultados e, consequentemente, se destacar da concorrência. Acredite: a auditoria interna é uma medida preventiva, por isso, ela é essencial para o bom desenvolvimento do estabelecimento.

Quer saber como realizá-la? Continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas!

Planeje as ações

O planejamento é o primeiro passo para fazer uma auditoria interna eficiente. Sendo assim, planeje todas as ações que precisam ser executadas antes, durante e após esse processo. Além disso, determine em quais períodos as auditorias serão realizadas e em quais setores.

Por exemplo, se a auditoria interna será feita na área financeira do motel, é importante que todos os documentos e arquivos estejam organizados e prontos para serem apresentados ao responsável a fim de que não haja perda de tempo.

Defina o profissional responsável

A definição de um profissional competente para realizar a auditoria interna é fundamental nesse processo. Colocar funcionários para fazê-la em suas respectivas áreas não é uma prática recomendada.

Embora o profissional precise ter total liberdade para executar as suas funções, um colaborador nem sempre estará totalmente isento, principalmente se houver uma relação de amizade com os demais.

Reveja os registros financeiros

Erros em registros financeiros podem acarretar sérias consequências para o seu motel — sem contar os desvios que são considerados crimes. Na auditoria interna, serão analisadas todas as movimentações financeiras, a fim de verificar se há incoerência nos dados.

Dessa forma, você consegue inibir e prevenir o seu negócio de ações desonestas e daquelas que colocam em risco o seu fluxo de caixa.

Integre os sistemas

A integração de sistemas é um alvo constante das auditorias internas. Isso porque é preciso comprovar a veracidade das informações apresentadas. Além disso, também é possível evitar a perda de dados e o vazamento de informações importantes a respeito da empresa. Isso reduz futuros problemas que tiram o sono de qualquer gestor — aí está a importância de contar com um software de gestão seguro e eficiente.

Audite as operações realizadas pelos funcionários

Descontos, cancelamentos, reservas, fluxo de caixa, entre outras operações precisam ser fiscalizadas durante a auditoria interna. Dessa maneira, será viável identificar falhas na rotina de trabalho e criar ações para aperfeiçoar os processos do seu motel.

Procedimentos obsoletos e executados da maneira errada são muito comuns no dia a dia desse tipo de estabelecimento, por isso, é importante observar essas questões para eliminar o desperdício de mão de obra, de materiais e de outros recursos.

Por fim, vale destacar a relevância de contar com um software que facilite a auditoria interna do seu motel. O Sismotel, por exemplo, conta com funcionalidades completas que permitem uma análise rápida e eficaz de diversos setores da empresa, tornando a auditoria muito mais ágil e confiável.

Por fim, com a auditoria interna, como visto, você conseguirá identificar gargalos que comprometem o bom desenvolvimento do seu motel, tornando os processos mais enxutos e evitando que a concorrência saia na frente.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que ele possa ajudar mais pessoas!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento