5 maiores vantagens da automação de processos em motéis

Sabemos como a rotina do moteleiro é corrida. Estar presente 100% nos processos do negócio pode dar uma falsa impressão de que tudo está controlado. Porém, isso é um mito. Você pode estar sendo mais uma vítima de fraudes. Automatizar a operação pode trazer indicadores fundamentais para o sucesso do seu negócio.

A automação de processos é a substituição total ou parcial das atividades feitas manualmente em um motel por softwares e outros elementos tecnológicos. Por meio desse recurso, é possível proporcionar diversas vantagens tanto para os clientes quanto para o seu negócio.

Com a automação, por exemplo, você consegue integrar todas as informações importantes referentes ao seu estabelecimento e ter acesso a elas em questão de segundos e em tempo real. Isso facilita uma melhor tomada de decisão, beneficia a produtividade dos colaboradores, além da segurança em toda a operação.

Além disso, sabemos como as atividades da rotina tomam um tempo enorme no nosso dia, não é mesmo? Precisamos saber delegar esses tipos de tarefas, porém, não apenas aos humanos. Precisamos dar a nossa confiança para os robôs. Eles estão presentes e podem nos ajudar a ter mais tempo para dedicar ao que realmente importa — sucesso e crescimento do nosso negócio — principalmente, no relacionamento com os nossos clientes. Como disse o físico Michio Kaku na sua palestra “O futuro da Humanidade”:

Os robôs são os responsáveis por fazerem os trabalhos sujos, perigosos e chatos.

A responsabilidade do homem está em sentir o outro, a necessidade do outro e ajudar, nossa missão como humanos e como negócio. Com isso, precisamos nos adaptar às novas realidades e ao novo consumidor cada vez mais conectado e exigente. A automação de processos é uma realidade em vários segmentos e os motéis não estão de fora. Muitas pessoas já entenderam o porquê investir em automação e muitos motéis já começaram a fazer parte dessa revolução.

Neste artigo, apresentamos as cinco principais vantagens de automatizar os processos no seu motel. Veja quais são elas!

1.Interatividade e Segurança do cliente por meio da automação de processos dos motéis

A segurança é algo imprescindível dentro de um motel. Para conseguir atrair mais clientes, você precisa ganhar a confiança deles, devido ser a discrição e privacidade fatores que mais pesam na decisão do seu público. Quanto menos contato direto com os funcionários do motel houver, melhor será para a sua credibilidade no mercado. O autoatendimento, por exemplo, otimiza a entrada de clientes no local, permitindo que eles mesmos tenham autonomia para escolher a suíte que quiserem sem precisar interagir com o funcionário.

Além disso, a interatividade do cliente com a automação por meio do software é muito importante. O cliente ganha poder e tem a sensação de segurança e tranquilidade, pois consegue controlar tudo pelo próprio celular, desde a reserva à experiência dentro da suíte. Ele pode fazer um pedido de uma refeição e ver o andamento pelo celular, fazer pagamentos, autenticar-se no programa de fidelidade, tudo a um clique de distância.

2.Ganho de Tempo por meio da agilidade dos processos de rotina

Com a automação dos processos, até mesmo as atividades mais burocráticas podem ser otimizadas. Com isso, a empresa ganha não só em produtividade, mas também em agilidade, uma vez que as tarefas podem ser executadas rapidamente com menores chances de erros. Em relação aos robôs dos quais citamos acima, atividades repetitivas eles fazem melhor do que a gente, então vamos deixar com eles, certo?

Com a Comanda Digital QR Code, por exemplo, o atendimento ao cliente torna-se mais ágil, pois, por meio do seu celular, ele pode fazer diversas solicitações como adiantamento de pagamento, de maneira rápida e sem o auxílio dos colaboradores do motel.

Todos saem ganhando com essas funcionalidades e o motel consegue gerar maior rotatividade de clientes.

Por fim, o gestor não precisa ficar 100% presente no dia a dia do motel. Com a gestão online ele pode focar em liderar as equipes por meio de monitoramento cuja própria automação traz e pensar na estratégia do negócio, melhorando a tomada de decisão. Pense como o seu tempo é valioso para você perdê-lo com rotinas.

3. A automação de processos ajuda o seu motel a reduzir custos

Como a necessidade de interação entre os colaboradores e clientes diminuirá e todos os setores estarão integrados, você poderá reduzir os custos na contratação de mão de obra. Assim, além de não ter que dispensar mais recursos para o pagamento do salário de mais colaboradores.

Com automação, ainda é possível reduzir custos com a energia elétrica, essa só é acionada, por exemplo, quando tem alguém dentro da suíte ou quando está sendo feita a limpeza, isso tudo de modo automático. Os resultados são sentidos rapidamente.

4. Gestão financeira simples e mais eficaz para alavancar resultados do seu motel

O controle financeiro é uma das tarefas mais difíceis para o gestor. Uma gestão mal conduzida pode trazer grandes prejuízos ou mesmo gerar menos ganhos. Assim, fazer uma boa gestão é essencial para o desenvolvimento do negócio. Portanto, é fundamental ter um controle eficaz. Como dizem por aí, “quem não mede, não controla” e de forma automatizada é mais seguro e rápido.

Por meio de um sistema eficiente, você consegue analisar indicadores e comparativos entre períodos, otimizando, assim, a sua tomada de decisão e a sua gestão financeira. Sem o sistema, o homem controla todo o processo de forma manual e muitas informações são perdidas.

5. Tranquilidade em uma gestão com redução de erros e fraudes

Talvez, muitos gestores acreditam que estar presente na operação do motel é necessário para que fraudes não aconteçam, se esse for o seu caso, você pode estar sendo vítima de fraudes. A automação dos processos permite que todas as informações do seu motel sejam guardadas em um único lugar, o qual, para ter acesso, é preciso ter em mãos uma senha. Isso visa evitar que documentos importantes e dados sigilosos fiquem à mostra e que tudo seja controlado. Alguns detalhes:

  • todas as operações são auditadas. Nada passa pelo sistema sem que tudo seja registrado. Algumas ações não podem ser realizadas por qualquer pessoa, somente por colaboradores autorizados;
  • descontos não podem ser dados de forma manual. Usando o sistema de automação de processos, existem várias formas para impedir que isso aconteça;
  • existem sensores que controlam a entrada do cliente. A entrada só é possível mediante o cadastro dele no sistema. Isso evita que colaboradores possam receber clientes, sem registrá-los, causando perda financeira no caixa.

Diante de todas essas vantagens da automação de processos em motéis (e ainda não citamos todas), talvez você pense: “Isso é para mim?”. Claro, mas precisa escolher o melhor sistema de gestão, o qual se adapte a sua realidade. A Sismotel possui soluções aprovadas por diferentes perfis de clientes, o atendimento é 24 horas e o sistema é muito simples de operar. A empresa oferece o que você precisa para melhorar a produtividade dos seus colaboradores e, principalmente, otimizar a experiência dos seus clientes, oferecendo comodidades, como autoatendimento, auto liberação e KDS de pedidos, além da possibilidade de automatizar o controle de estoque, de finanças e muito mais.

Ficou interessado? Você está a 1 clique de mudar a sua realidade. Entre em contato com a Sismotel e venha fazer parte de um grupo de moteleiros que estão tendo ganhos extraordinários, comprovados, nos seus motéis. Você também merece!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

Quero enviar um depoimento