• Home
  • Automação
  • Automação Smart-in G2: entenda como funciona e economize energia em seu motel

Automação Smart-in G2: entenda como funciona e economize energia em seu motel

Automação Smart-in G2: entenda como funciona e economize energia em seu motel

Automação Smart-in G2: entenda como funciona e economize energia em seu motel

Você já imaginou o quanto poderia economizar no seu negócio com uma conta de energia elétrica 35% mais baixa? E se, com isso, você conseguisse reduzir o número de fraudes e melhorar o controle da entrada e saída dos clientes do seu motel? É exatamente isso — e muito mais — que a Automação Smart-in G2 pode fazer por você!

Descubra neste artigo tudo sobre essa funcionalidade e entenda quais são as inovações que ela trouxe em relação à primeira versão. Confira também todos benefícios que essa inovação pode gerar para o seu motel.

O que é a Automação Smart-in G2

A Automação Smart-in G2 é um equipamento eletrônico, que funciona integrado ao Sismotel, utilizado para automatização das suítes do seu motel. Um dos principais objetivos dessa tecnologia é o controle da energia elétrica das suítes, permitindo a liberação de energia apenas quando a locação é realizada pelo sistema consequentemente eliminando as possibilidades de locações fraudulentas.

Além disso, a Smart-in G2 monitora, através de sensores, a abertura e fechamento dos portões de maneira automática, indicando o status da suíte por meio de luzes de led. Todas essas funcionalidades ajuda a aumentar seu controle sobre o funcionamento do negócio, mesmo estando longe do estabelecimento. Além disso, facilita o trabalho da sua equipe e garante sigilo e segurança para os seus clientes.

Novidades da Automação Smart-in G2

A Automação Smart-in G2 é uma evolução da primeira versão criada em 2004, trazendo uma série de novidades e inovações para o seu negócio. Descubra agora quais são elas!

Protocolo de comunicação TCP/IP

A nova versão da Smart-in utiliza uma tecnologia chamada de TCP/IP para a transmissão das informações entre o Sismotel e o módulo de automação. Dessa forma, ela permite a utilização da própria rede de computadores do seu motel para a realização desse processo — não exigindo a criação de uma rede independente.

Isso facilita o processo de adaptação no início da utilização da funcionalidade. Além disso, garante mais velocidade no transporte de dados e aumenta a segurança das informações trafegadas, uma vez que utiliza metodologias de criptografia de dados.

Facilidade na instalação

A instalação da Smart-in G2 é muito simples, uma vez que ele oferece uma caixa exclusiva com suporte de fixação, o que facilita a manipulação do equipamento. Além disso, o borne do relé modular, ou seja, a parte do equipamento que realiza o acionamento elétrico, permite grande flexibilidade e segurança na ligação dos contatores.

Ampliação das possibilidades de uso

Se antes você podia utilizar a Smart-in para acionar automaticamente apenas 2 equipamentos eletrônicos da sua suíte — lâmpada e portão, por exemplo — agora você pode utilizar a tecnologia de acordo com o seu desejo e necessidade. Isso porque a Smart-in G2 permite que você adicione módulos de expansões sem nenhuma limitação, sendo que cada suíte pode ter infinitos relés — equipamento de acionamento de energia – e sensores para monitoramento.

Dessa forma, você consegue gerenciar a energia elétrica da suíte com mais eficiência através de diversos circuitos elétricos independentes.

Leds RGB para indicar o status da suíte

Agora você tem disponível uma paleta de cores de leds — que vai além do tradicional verde, amarelo e vermelho — para indicar o status da suíte para os seus colaboradores. Isso facilita a sua comunicação e o trabalho da sua equipe, que pode entregar um serviço de mais qualidade e velocidade para os seus clientes.

Benefícios da automação Smart-in G2

Diminuição dos custos com energia elétrica

Com a utilização da automação Smart-in G2, você é capaz de reduzir a sua conta de energia elétrica em até 35%. Isso porque a energia é ativada apenas quando há locação da suíte, evitando gastos com equipamentos ligados sem necessidades, devido ao esquecimento por parte de clientes e colaboradores.

Redução de fraudes

A maioria das fraudes em motéis ocorre devido à locação indevida de suítes. Isso acontece quando o seu funcionário permite que pessoas entrem nas suítes sem registrar no seu software de gestão.

A automação Smart-in evita esse tipo de situação, uma vez que o portão da suíte e a energia elétrica só podem ser ativados quando a locação é registrada no sistema. Dessa forma, é possível diminuir o número de fraudes e, consequentemente, o prejuízo causado por elas.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Desativar a energia elétrica dos equipamentos sempre que eles não estão sendo utilizados pode aumentar a vida útil do seu patrimônio. Isso porque essa prática evita o desgaste dos materiais, como no caso de lâmpadas que podem queimar quando ligadas por muito tempo. Além disso, esse processo também evita que seus equipamentos queimem devido às quedas de energia elétrica ou alteração da corrente por problemas na rede elétrica.

Diminuição do tempo de limpeza

Como não haverá energia elétrica, é possível haver uma redução no tempo de limpeza das suítes. Isso porque a sua equipe não terá a comodidade de ter acesso aos equipamentos eletrônicos, como ar-condicionado, tv e som, o que geralmente dispersa o funcionário na execução da tarefa.

Com isso, além de otimizar o trabalho da equipe de limpeza do seu motel, você também consegue aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes, já que o tempo de espera é reduzido.

Aumento do faturamento

A automação Smart-in G2 reduz custos com energia elétrica, equipe de limpeza e troca de equipamentos. Além disso, diminui o prejuízo com fraudes e aumenta a qualidade dos seus serviços, o que faz com que você atraia e fidelize mais clientes.

Dessa forma, você consegue aumentar o seu faturamento com a utilização dessa tecnologia. Os custos são reduzidos e o fluxo de clientes aumenta, o que tem impacto positivo na lucratividade do seu negócio.

Portanto, considere utilizar a automação Smart-in G2 no seu motel agora mesmo! Além de todos os benefícios que essa inovação pode gerar para o seu negócio, a nova tecnologia pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no mercado!

Entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todas as soluções que o Sismotel pode oferecer para o seu negócio!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, Motel UP / CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Felipe, Yes Motel / ES

  • Não podemos dizer ao certo o quanto economizamos com energia após a instalação da automação elétrica. Porém, posso garantir que os números foram positivos e satisfatórios em relação a fraudes, este foi o motivo por optarmos em instalar o Sismotel e a automação e estes números ultrapassam os 70% com certeza. Hoje seria impossível trabalhar sem a automação e o sistema Sismotel, pois a logística operacional mudou, ficou eficiente e rápida. Estamos muito satisfeitos. Parabéns a Microtecs e Toda sua Equipe!

    Junior, proprietário. Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel / ES

  • Toda vez que nós precisamos o atendimento é imediato, sou prontamente atendido, a turma é muita atenciosa, posso fechar os olhos e saber que tudo será resolvido. Acho muito interessante receber em meu e-mail o histórico dos chamados, detalhando todo atendimento.

    Eber Garcia, gerente. Motel Cat’s / MG