Por que vale a pena se cadastrar no Google Meu Negócio
Quer uma ajudinha para aprimorar o SEO local do seu motel? O Google conta com uma plataforma que permite que você tenha destaque nas pesquisas orgânicas e vai ajudar os clientes a descobrirem o seu estabelecimento.
Você ainda não conhece? Leia este artigo até o final! Vamos mostrar por que se cadastrar no Google Meu Negócio é uma excelente estratégia de Marketing Digital. Confira!
O que é o Google Meu Negócio?
É uma plataforma que permite divulgação orgânica gratuita. Ou seja, é uma ação significativa que não precisa de investimento em Marketing. Então, ao se cadastrar, seu motel passa a ser exibido sempre que alguém pesquisar por isso na região em que você se encontra.
Vejamos um exemplo: se uma pessoa pesquisar por “motel” no Google, será exibida na primeira colocação orgânica a relação de motéis mais próximos do cliente (levando em consideração o local de onde estiver acessando).
Se o cliente pesquisar por um motel específico, além dessa listagem, será exibida na lateral direita um painel com mais detalhes: fotos e avaliações do público, além de informações relevantes, como os horários de pico etc.
Benefícios do Google Meu Negócio
Motéis, em geral, são localizados estrategicamente, com recepção discreta, que preserva a privacidade na entrada e saída dos clientes. Por esse motivo, pode ser que algumas pessoas não tenham se dado conta de que o espaço existe. Considerando todo esse contexto, separamos alguns benefícios de se cadastrar no Google Meu Negócio.
Estar ao alcance do público
As pessoas procuram por motéis na Internet. Não é como um supermercado, onde é comum pedir orientação na rua. Por isso, estar ao alcance de quem procura a qualquer momento é essencial para o seu empreendimento.
Atrair mais pessoas
Aparecer na primeira página do Google expande o alcance do seu negócio. Serão várias pessoas que passarão a saber da existência da sua empresa quando elas mais precisarem.
Interagir com o público
A recomendação é importante! Para momentos especiais, todos querem garantir que nada dê errado. As avaliações do público e a interação do seu empreendimento com as avaliações formam um conjunto para que os usuários classifiquem o quanto vale a pena conhecer o espaço.
Editar à distância
Pode acontecer uma crítica que precisa ser respondida em algum horário inoportuno. E a plataforma possui um aplicativo que permite que a conta seja gerenciada pelo celular (Android ou iOS). A qualquer hora e lugar.
Como se cadastrar no Google Meu Negócio
Esse é um processo bem simples, que podemos ensinar em 5 passos rápidos:
- passo 1: acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “começar agora”;
- passo 2: preencha as informações na aba “Adicionar meu negócio”;
- passo 3: confirme a sua autorização para gerenciar a empresa;
- passo 4: confirme o local do seu negócio. O Google enviará um código para o seu negócio, que vai chegar em até 15 dias úteis pelos Correios. Assim que esse código chegar, preencha-o no aviso vermelho que deve aparecer em algum local da sua tela de cadastro. Provavelmente, no topo;
- passo 5: faça a gestão da conta, adicionando mais informações para completar o cadastro.
Prontinho! É simples e já vai representar vários benefícios para você.
Como fazer a manutenção do Google Meu Negócio?
A partir do cadastro completo, com todas as informações do motel, é preciso fazer a manutenção periódica. Monitore os acessos do Google (média na classificação, quantidade de comentários, visualizações, chamadas, rotas, cliques e seguidores).
Todas essas métricas vão ajudar você a classificar de forma bem precisa o posicionamento do seu negócio para com os consumidores. Crie uma rotina de avaliação e:
- mantenha as informações atualizadas;
- monitore o acesso do site (quais vêm do Google Meu Negócio);
- acompanhe os comentários e os acessos, para gerir as informações de forma que o cliente não tenha dúvidas sobre ir ou não até a sua empresa.
O mais importante é procurar sempre ter uma boa avaliação e comentários positivos. Isso significa que você está em dia com a satisfação dos clientes. As boas críticas vão atrair mais pessoas.
E então? Gostou dessas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais! Assim, seus amigos também saberão a importância de cadastrar no Google Meu Negócio e impulsionar o SEO local!