Veja como diversificar os canais de atendimento para seu motel
A empresa que espera manter ou aumentar o nível de competitividade no mercado atual precisa conhecer seu cliente. O consumidor moderno demanda mais esforços das marcas; portanto, somente aquelas que conhecem suas necessidades e expectativas são capazes de oferecer os melhores canais de atendimento.
É desse modo que se torna possível oferecer atendimento personalizado, baseado em abordagem adequada e que tenha potencial para fidelizar. Esse conhecimento acerca do público-alvo também garante melhor retorno sobre os investimentos, bem como mais resultados para seu motel.
Continue a leitura deste artigo e veja como diversificar os canais de atendimento em seu motel.
Identifique os canais de atendimento utilizados pelo seu público
O primeiro passo a ser dado é conhecer sobre o público e isso é fundamental para que você consiga diversificar os canais de atendimento do seu motel. A partir desse conhecimento, é possível identificar quais são os canais que eles utilizam — ligações telefônicas, mensagens instantâneas, formulários e outros.
Com base nisso, você viabiliza a análise dos canais que seu motel mantém — promovendo a mudança necessária para que sua marca consiga se comunicar melhor com o próprio público. Para isso, realize pesquisas com os frequentadores ou estude o comportamento desse perfil.
Frequentemente são divulgados os resultados de pesquisas que mostram o comportamento do consumidor atual. Faça um recorte da fatia de público que representa seu negócio para entendê-lo melhor.
Reconheça o potencial de cada canal de atendimento, dos tradicionais aos inovadores
O próximo passo envolve o reconhecimento acerca do potencial que cada canal de atendimento tem. Sendo assim, livre-se dos pré-julgamentos e olhe para todos de modo imparcial. Os mais tradicionais, como o telefone, têm vantagens por serem mais pessoais e facilitarem a solicitação de pedidos especiais.
Em compensação, canais como os mensageiros instantâneos são mais práticos porque podem ser acionados a praticamente qualquer momento — como em um ambiente silencioso. O WhatsApp Business é a versão para empresas do mensageiro mais popular entre os brasileiros. Fique de olho!
Você também não pode esquecer do e-mail, que é um canal de atendimento de baixo custo e que possibilita a captura de informações preciosas para o entendimento acerca do comportamento do seu público — nome, endereço, idade e outras.
Saiba como gerenciar os canais de atendimento de forma efetiva
A partir do reconhecimento dos potenciais dos canais de atendimento que o seu público utiliza, você precisa traçar um planejamento para conseguir gerenciá-los. E, da mesma maneira, é preciso reconhecer que cada um tem suas particularidades — o que demanda ações diferenciadas.
Para começar, crie uma linguagem que seja padrão para todos os canais de atendimento. Ela deve refletir a imagem do seu negócio e, ao mesmo tempo, transmitir confiança e proximidade com o público. Aproveite para estabelecer os limites que cada canal pode ter.
Reservas de suítes, pedidos especiais e outros podem ser limitados a determinados canais — ou não, pois essa é uma escolha sua. Apenas tome o devido cuidado para não segmentar demais a atuação de cada meio de contato, criando burocracias entre seu motel e o público.
Treine e capacite uma equipe para lidar com o seu público, dividindo com ela o conhecimento adquirido sobre ele. Todos precisam utilizar o mesmo tom de voz, ou seja, se comunicar como marca — de maneira única e precisa. Assim, você cria aquela proximidade que viabiliza a fidelização dos seus clientes.
A diversificação dos canais de atendimento também pode ser feita por meio da criação de um aplicativo, redes sociais, chats e outras ferramentas. O mais importante é que elas sejam usadas por quem frequenta o seu motel, abrindo espaço para uma comunicação mais próxima e eficaz entre vocês — além de garantir a satisfação deles.
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