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Veja como diversificar os canais de atendimento para seu motel

Veja como diversificar os canais de atendimento para seu motel

A empresa que espera manter ou aumentar o nível de competitividade no mercado atual precisa conhecer seu cliente. O consumidor moderno demanda mais esforços das marcas; portanto, somente aquelas que conhecem suas necessidades e expectativas são capazes de oferecer os melhores canais de atendimento.

É desse modo que se torna possível oferecer atendimento personalizado, baseado em abordagem adequada e que tenha potencial para fidelizar. Esse conhecimento acerca do público-alvo também garante melhor retorno sobre os investimentos, bem como mais resultados para seu motel.

Continue a leitura deste artigo e veja como diversificar os canais de atendimento em seu motel.

Identifique os canais de atendimento utilizados pelo seu público

O primeiro passo a ser dado é conhecer sobre o público e isso é fundamental para que você consiga diversificar os canais de atendimento do seu motel. A partir desse conhecimento, é possível identificar quais são os canais que eles utilizam — ligações telefônicas, mensagens instantâneas, formulários e outros.

Com base nisso, você viabiliza a análise dos canais que seu motel mantém — promovendo a mudança necessária para que sua marca consiga se comunicar melhor com o próprio público. Para isso, realize pesquisas com os frequentadores ou estude o comportamento desse perfil.

Frequentemente são divulgados os resultados de pesquisas que mostram o comportamento do consumidor atual. Faça um recorte da fatia de público que representa seu negócio para entendê-lo melhor.

Reconheça o potencial de cada canal de atendimento, dos tradicionais aos inovadores

O próximo passo envolve o reconhecimento acerca do potencial que cada canal de atendimento tem. Sendo assim, livre-se dos pré-julgamentos e olhe para todos de modo imparcial. Os mais tradicionais, como o telefone, têm vantagens por serem mais pessoais e facilitarem a solicitação de pedidos especiais.

Em compensação, canais como os mensageiros instantâneos são mais práticos porque podem ser acionados a praticamente qualquer momento — como em um ambiente silencioso. O WhatsApp Business é a versão para empresas do mensageiro mais popular entre os brasileiros. Fique de olho!

Você também não pode esquecer do e-mail, que é um canal de atendimento de baixo custo e que possibilita a captura de informações preciosas para o entendimento acerca do comportamento do seu público — nome, endereço, idade e outras.

Saiba como gerenciar os canais de atendimento de forma efetiva

A partir do reconhecimento dos potenciais dos canais de atendimento que o seu público utiliza, você precisa traçar um planejamento para conseguir gerenciá-los. E, da mesma maneira, é preciso reconhecer que cada um tem suas particularidades — o que demanda ações diferenciadas.

Para começar, crie uma linguagem que seja padrão para todos os canais de atendimento. Ela deve refletir a imagem do seu negócio e, ao mesmo tempo, transmitir confiança e proximidade com o público. Aproveite para estabelecer os limites que cada canal pode ter.

Reservas de suítes, pedidos especiais e outros podem ser limitados a determinados canais — ou não, pois essa é uma escolha sua. Apenas tome o devido cuidado para não segmentar demais a atuação de cada meio de contato, criando burocracias entre seu motel e o público.

Treine e capacite uma equipe para lidar com o seu público, dividindo com ela o conhecimento adquirido sobre ele. Todos precisam utilizar o mesmo tom de voz, ou seja, se comunicar como marca — de maneira única e precisa. Assim, você cria aquela proximidade que viabiliza a fidelização dos seus clientes.

A diversificação dos canais de atendimento também pode ser feita por meio da criação de um aplicativo, redes sociais, chats e outras ferramentas. O mais importante é que elas sejam usadas por quem frequenta o seu motel, abrindo espaço para uma comunicação mais próxima e eficaz entre vocês — além de garantir a satisfação deles.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

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