Como contratar uma pessoa para trabalhar? Confira 3 dicas de recrutamento
Saber como contratar uma pessoa para trabalhar é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O processo de recrutamento e seleção desempenha um papel muito importante dentro da empresa, uma vez que é nesse momento que serão selecionados os profissionais que farão parte do seu time e contribuirão para a melhora dos resultados da organização.
Sendo assim, acertar na escolha é algo indispensável. Isso porque uma contratação equivocada acarreta em muitos prejuízos para a empresa, tanto financeiro — com custos da admissão e demissão de funcionários — quanto no que se refere à produtividade da equipe, tendo em vista que será necessário treinar outro funcionário para o cargo.
Para ajudar você a otimizar o seu processo de recrutamento e seleção, separamos 3 dicas consideradas essenciais nesse momento. Confira!
1. Defina o perfil do profissional que deseja contratar
O primeiro passo para acertar na contratação de uma pessoa é definir o seu perfil profissional. Nesse momento, é preciso levar em consideração:
- a cultura organizacional da empresa: dessa forma, é possível combater os altos índices de turnover e absenteísmo;
- as competências do profissional: esses dados são essenciais para identificar o perfil mais adequado à vaga;
- o histórico do profissional desejado: o histórico diz respeito à formação técnica do profissional, ao nível de experiência que ele tem e às escolhas que ele fez ao longo da sua carreira.
2. Dê preferência aos talentos com valores alinhados aos da empresa
Os valores de um candidato determinam as suas ações, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Logo, essas ações definem seu comportamento, que é um dos maiores motivos de demissão nas empresas. Deu para entender a importância de dar preferência para os talentos que têm valores alinhados com os do seu negócio?
Dessa maneira, é possível contar com funcionários dedicados a alcançar os objetivos da organização, reduzir a rotatividade de talentos e, ainda, formar uma parceria com seus colaboradores, a qual pode durar anos e proporcionar ótimos resultados para a empresa.
3. Solicite e valorize as indicações
As indicações devem ser um fator importante no momento do recrutamento, principalmente quando o cargo exige discrição e segurança por parte dos funcionários para não expor os clientes. A recomendação faz com que o recrutador sinta-se mais confiante em fazer a sua escolha, na certeza de que o candidato apresentará as qualidades buscadas pela empresa.
Por fim, a indicação ajuda a melhorar o clima organizacional, uma vez que será possível contratar um profissional que tenha um perfil que atenda a todas as necessidades da empresa e da sua equipe de trabalho.
Agora você já sabe como contratar uma pessoa para trabalhar na sua empresa. Com esses principais passos, é possível acertar na escolha e garantir uma contratação eficaz, na certeza de que o novo profissional conseguirá se adaptar à realidade da empresa sem prejudicar o relacionamento com os demais colaboradores. Portanto, faça o planejamento do seu processo seletivo para montar uma equipe de alta performance na sua empresa.
Com a contratação adequada, você terá mais funcionários produtivos. Por falar nisso, aproveite que está aqui e saiba como aumentar a produtividade dos funcionários do seu motel.