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Como criar uma franquia do meu motel? Aprenda com estas dicas!

Como criar uma franquia de motel? Aprenda com estas dicas!

Expandir uma empresa faz parte do sonho de todo empreendedor, e nada melhor para aproveitar um momento de crescimento do que criar uma franquia. Em qualquer setor, é possível aproveitar as vantagens de transformar um negócio em um sistema de franchising, inclusive em de motel.

Você já pensou em expandir seu negócio dessa maneira? Tal estratégia de expansão é ideal para quem não deseja recorrer ao investimento próprio de capital, diluindo os riscos e dividindo as responsabilidades administrativas.

Gostou da ideia, mas não sabe como criar uma franquia de motel? Fique atento às dicas do post de hoje!

Faça um planejamento adequado

A primeira tarefa a ser feita, caso você esteja em um processo de transformação do motel em uma franquia, é a elaboração de um plano de negócios detalhando sobre tudo que envolve essa prática, principalmente aspectos que se relacionam com o planejamento financeiro. Nesses casos, é necessário avaliar o ponto de vista do franqueador e do franqueado.

No planejamento, é preciso entender quais as taxas que serão aplicadas, como a de franquia, royalties etc. Além disso, é necessário que fique bem claro o fluxo de caixa esperado para as unidades e qual é o prazo de retorno do investimento inicial.

Avalie alguns pontos antes de dar o primeiro passo

É preciso estar preparado antes de transformar o seu motel em uma rede de franquias. Em alguns casos, são necessárias reestruturações internas, como o desenvolvimento de um departamento que ofereça suporte aos seus franqueados. Avalie os processos internos da empresa e a sua estrutura, assim como a maturidade do negócio.

Se tudo vai bem, e a estrutura é suficiente para atender aos futuros franqueados, é hora de avaliar também o desempenho financeiro e o mercado. Negócios duradouros, e não simplesmente que estejam “na moda”, podem ser muito rentáveis — motéis, por exemplo.

Tenha um plano de expansão da franquia

Feito o planejamento e avaliadas todas as questões necessárias, é preciso definir qual será o plano de expansão da franquia de seu motel e quais as regiões ou cidades onde serão instaladas essas unidades — principalmente no início do projeto —, pois essas questões são essenciais para o crescimento da rede.

Independentemente de serem unidades próprias ou até mesmo de franqueados externos, as primeiras unidades funcionarão como um verdadeiro cartão de visita da nova franquia, sendo responsáveis por disseminar o conceito na região, além de trazer novos investidores para o seu negócio.

Faça o reconhecimento da marca e de seus diferenciais

Antes mesmo de entender como criar uma franquia, é preciso saber que, para que a expansão se dê de maneira segura, seu motel precisa estar em um momento de gestão saudável e ter estabilidade para envolver a quantidade necessária de unidades.

Marcas são variáveis em relação ao seu valor. É importante associar o grau de reconhecimento à qualidade dessa percepção. Sem um diferencial competitivo, a franquia pode não fazer muito sucesso.

É a partir desses diferenciais que outros empresários despertarão o interesse em ser um franqueado da sua rede. Sempre explique claramente quais são as vantagens competitivas do seu motel no mercado.

Saiba quais investimentos são necessários

O valor dos investimentos depende de uma série de fatores, desde a complexidade de um negócio e o conhecimento a respeito de franquias até a necessidade de contratação de serviços de terceiros.

O ideal é partir de um plano de negócios, que deverá ser feito pelo franqueado e também pelo franqueador. É a partir desse tipo de ferramenta que serão definidas as questões mais importantes da estruturação do sistema de franchising, como a formatação (modelo de negócio, atrativos, parcerias), a comercialização (taxa da franquia, royalties) e o suporte de gestão.

Todo franqueado precisará do suporte e do detalhamento dos processos, desde a instalação até o funcionamento posteriormente. Para ter domínio apropriado sobre esse tipo de negócio, um investimento em consultoria técnica pode ser fundamental.

Examine as questões legais

Para entender como criar uma franquia, as questões legais devem ser observadas antes de qualquer outro passo prático. O registro da marca, por exemplo, é uma etapa essencial.

Sem essa propriedade, não será possível criar uma franquia de motel. A marca deverá ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Elabore os contratos de maneira eficiente

Uma das partes mais importantes a serem consideradas ao criar uma franquia para seu motel está na elaboração dos contratos que vão reger todas as relações entre franqueador e franqueado. Uma atividade como essa sem nenhum instrumento jurídico para controle é uma empresa destinada ao caos.

Entre os principais documentos desses contratos, destacamos a Circular de Oferta de Franquia, também conhecida como COF, em que deve estar presente as informações que dizem respeito à organização da franqueadora, da situação financeira da empresa, assim como os investimentos que o franqueado precisará fazer e os pagamentos que deverá realizar, entre outros detalhes.

Saiba como vender a franquia

Superadas todas essas etapas iniciais, chega o momento de vender a franquia. Entender como transformar seu motel nesse modelo é uma parte, e saber como oferecer da melhor maneira a potenciais empreendedores é outra totalmente diferente e que exige alguns cuidados.

As feiras de negócios são um dos melhores canais para divulgar a nova franquia, como a Equipotel — maior do segmento de hotelaria do país —, além de seminários e palestras referentes a empreendedorismo e sites especializados no segmento. Para vender bem é preciso que o empreendimento passe profissionalismo e bons propósitos aos novos investidores.

Além disso, é necessário lembrar que o mercado está cada vez mais competitivo, com franquias de outros segmentos disputando a preferência dos empreendedores. Ou seja, é necessário transparecer as vantagens de investir nesse tipo de negócio e se dar bem no setor moteleiro.

Selecione bem os franqueadores

Por fim, é preciso entender como selecionar os franqueadores. Eles são muito mais do que simples investidores, como também um parceiro da franquia que precisa estar disposto a vestir a camisa e crescer junto com a empresa.

Antes mesmo de você se perguntar sobre como transformar o motel em franquia, é necessário se questionar onde encontrar pessoas que farão parte da equipe com o interesse não apenas de gerar lucros, como também de se importar com o nome da empresa.

Entender como criar uma franquia pode ser complexo, mas com boas orientações e um roteiro bastante informativo, é possível fazer tudo dar certo. Ou seja, para ter a sua franquia de motel, são necessárias pesquisa e muita dedicação. Muitas dúvidas podem surgir no processo, por isso, não hesite em buscar uma consultoria.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

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