5 dicas para definir o público-alvo de seu motel e atrair clientes
Entender quem é o seu consumidor, quais as suas principais necessidades, interesses, hábitos de consumo, entre outras características, é essencial para o sucesso do seu motel. Isso porque, essas informações permitem que você alinhe a estratégia do seu negócio às necessidades e desejos do seu público-alvo. Dessa forma, você atrai mais clientes para o seu motel, aumenta a taxa de fidelização e, consequentemente, a lucratividade do estabelecimento.
Preparamos o artigo com 5 dicas para ajudar você como definir público-alvo do seu motel e aproveitar todos os benefícios que essa ação pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!
1. Estude a classe social e o poder aquisitivo dos clientes
Para definir o público-alvo do seu motel é importante buscar informações sobre a classe social dos seus principais clientes e o poder aquisitivo desse consumidor. Para isso, você pode realizar pesquisas com os seus clientes e potenciais consumidores dos seus serviços.
Com essas informações em mãos, você é capaz de ajustar o preço dos serviços do seu motel ao alcance da quantia que o seu público-alvo pode pagar. Essa ação pode atrair ainda mais clientes para o seu motel, uma vez que o seu negócio fica mais alinhado às necessidades e realidades dos potenciais clientes.
2. Entenda qual o comportamento de consumo dos frequentadores do motel
Registre informações sobre a entrada e saída dos clientes do seu motel e busque um padrão de comportamento nesses dados. Você pode descobrir, por exemplo, que o movimento do seu estabelecimento é maior no sábado ou sexta à noite, quando comparado a outros dias.
Com entendimento sobre o comportamento de consumo dos frequentadores do motel, você pode criar estratégias para atraí-los nos dias de menor movimento, criando promoções ou descontos.
3. Faça entrevistas com clientes e potenciais clientes
Faça entrevistas anônimas com clientes ou potenciais clientes para entender quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo. As pesquisas podem ser completas e abordar características que vão além dos serviços oferecidos pelo seu motel, como quais são atividades dessas pessoas nas horas de lazer, suas principais aspirações, que lugares ela frequenta, entre outras.
Com essas informações em mãos, você consegue delinear um perfil completo para os frequentadores do seu motel. Com isso, entende mais sobre seus interesses e necessidades e consegue definir estratégias de marketing mais efetivas para o seu negócio.
4. Tente entender as principais dores dos consumidores
Você sabe quais são as principais necessidades dos seus clientes? Sabe que tipo de experiência ele gostaria de ter no seu motel? Essas perguntas fazem parte do entendimento das dores dos seus clientes.
Informações sobre as dores do cliente faz com que se descubra quais soluções ele busca encontrar no seu negócio. Você pode chegar a esse dado por meio de pesquisas ou análise de padrões de consumo ou de informações disponíveis na internet. Com esse dado em mãos, você é capaz de oferecer exatamente o que o seu público-alvo deseja e, dessa forma, atrair e fidelizar mais clientes e aumentar a satisfação com o seu estabelecimento.
5. Construa personas para o seu negócio
Persona é um perfil completo criado, a partir de dados e estudos, para os clientes do seu motel. Ela é mais completa do que um público-alvo, já que a persona tem nome, idade, gênero, emprego, entre outras características.
Para defini-la é importante realizar pesquisas profundas e muita análise dos dados coletados. Ao final, você terá a definição clara de quem frequenta o seu motel e, com isso, poderá direcionar as suas estratégias de marketing especificamente para essas pessoas.
Entender como definir público-alvo do seu motel é essencial para que você descubra como criar estratégias que aumentem a satisfação dos clientes, assim como a atração e a retenção de consumidores. Portanto, comece hoje mesmo a colocar as nossas dicas em prática e descubra o perfil dos frequentadores do seu motel!
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e descubra também como utilizar o marketing sazonal para atrair ainda mais clientes!