• Home
  • Blog
  • Como economizar água no seu motel: 5 dicas essenciais

Como economizar água no seu motel: 5 dicas essenciais

Como economizar água no seu motel: 5 dicas essenciais

Reduzir os custos operacionais do seu motel é uma das melhores formas de potencializar os lucros do negócio. Entre as diversas estratégias que você pode adotar nesse aspecto, uma delas é aprender como economizar água. Essa atitude, além de reduzir os gastos do negócio, ainda permite a construção de um motel sustentável, favorecendo toda a sociedade ao redor.

Mas você sabe como fazer isso? Descubra agora 5 dicas essenciais para economizar água no seu motel!

1. Utilize um redutor de vazão nas torneiras

Existem equipamentos que reduzem a quantidade de água que vai para as torneiras dos banheiros das suas suítes. Eles são capazes de reduzir a pressão e, com isso, evitam o consumo excessivo por parte dos clientes.

Portanto, invista em redutores de vazão nas torneiras do seu motel. Além disso, outra solução eficiente pode ser a instalação de torneiras com fechamento automático, que também reduzem o consumo de água dos clientes e evitam que eles se esqueçam delas ligadas.

2. Instale equipamentos modernos 

Chuveiros e descargas modernas foram criados com a intenção de reduzir o volume de água utilizado por esses equipamentos. Portanto, essa também é uma ótima estratégia para economizar água no seu motel.

Assim sendo, quando existir a necessidade de substituição de equipamentos desse tipo, aproveite para investir em produtos modernos.

3. Invista na captação de água da chuva 

A água da chuva pode ser utilizada para diversas atividades e serviços do seu motel. É possível usá-la para a descarga dos banheiros e a limpeza do chão, por exemplo.

Portanto, invista em cisternas que captem a água de forma a reutilizá-la nessas atividades.

4. Identifique vazamentos 

Os vazamentos são, literalmente, o seu dinheiro indo pelos ralos. Afinal, a água vai embora, porém sem nenhuma utilidade para colaboradores ou clientes.

Portanto, faça manutenção periodicamente dos equipamentos e canos do seu motel. Busque identificar vazamentos e, assim que descobrir algum, invista no conserto.

Além disso, você pode adotar uma postura preventiva em relação a isso, realizando avaliações periódicas, mesmo antes de identificar qualquer tipo de vazamento.

5. Preste atenção na piscina 

A piscina é essencial para garantir a satisfação dos clientes. Portanto, ela precisa estar sempre cheia e limpa, não é mesmo?

Porém, ela também é uma grande fonte de utilização de água. Para reduzir esse consumo, é importante que você esteja sempre atento aos equipamentos de limpeza, como filtros e bombas, de forma a garantir que eles estão em perfeito funcionamento.

Além disso, você também pode utilizar a água de chuva nesse aspecto. Para isso, basta tratá-la com os produtos adequados até que ela esteja com os níveis de cloro e pH certos para a sua utilização.

Economizar água faz bem para a saúde financeira do seu motel e para o meio ambiente ao redor. Com essas 5 dicas, você será capaz de reduzir significativamente o consumo de água do estabelecimento, economizando gastos operacionais do seu negócio e potencializando os seus lucros!

Entendeu como economizar água? Aproveite e leia também o nosso próximo artigo para descobrir quais são os principais erros de gestão que não devem ser cometidos em seu motel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento