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Dicas de como evitar fraudes em seu motel?

Como evitar fraudes em seu motel?

Fraudes podem gerar prejuízos significativos ao patrimônio e recursos financeiros do seu motel. Dessa forma, é essencial trabalhar para gerenciar riscos e evitar esse tipo de situação, garantindo a saúde financeira do seu empreendimento. Neste artigo, vamos mostrar para você como evitar fraudes em seu motel.

As fraudes podem partir de clientes, fornecedores ou até mesmo de colaboradores do seu negócio. Ou seja, você pode ser lesado por qualquer pessoa. Por isso é importante ficar atento e evitar qualquer tipo de situação de risco.

Continue a leitura e descubra agora o que você pode fazer para evitar fraudes em seu motel.

O que é uma política de prevenção de fraudes?

A política de prevenção de fraudes é um conjunto de estratégias voltadas para reduzir os riscos operacionais do negócio. Ela deve ser aplicada em diferentes rotinas para garantir que a empresa não passe por problemas que influenciam a sua credibilidade e a fluidez das suas operações. Assim, o negócio consegue manter a sua lucratividade e competitividade inabaladas.

Uma política de prevenção de fraudes, portanto, pode atuar em vários setores. Eles incluem, mas não se limitam a prevenção de problemas em questões como:

  • processamento de pagamentos;
  • gestão orçamentária;
  • gerenciamento de infraestrutura;
  • uso de recursos internos;
  • privacidade digital.

Por que ter uma rotina focada em evitar fraudes?

Montar uma rotina que oriente os times a prevenirem fraudes é fundamental. Em um mercado competitivo como o brasileiro, qualquer ponto que pode melhorar a credibilidade da marca deve ser considerado. Afinal de contas, a competitividade precisa ser construída continuamente.

Nesse sentido, evitar fraudes garante que a sua empresa tenha boa credibilidade diante de clientes, reduz riscos operacionais e dá mais continuidade para as operações. As rotinas internas serão feitas com mais segurança e confiabilidade. Isso permitirá aos profissionais do motel sempre manter um foco nas demandas de clientes e no core business da empresa.

Como evitar fraudes?

Para montar uma política de prevenção de fraudes robusta e conseguir evitar fraudes com eficiência, alguns cuidados devem ser tomados. Eles precisam ter foco no perfil da empresa e nas rotinas internas. Além disso, devem ser comunicados para todos os times, mitigando as chances de um erro acontecer e buscando o investimento em equipamentos que reduzem os riscos de algo acontecer.

Veja a seguir alguns passos básicos para evitar fraudes!

Elabore políticas de compliance

As políticas de compliance alinham a empresa com as rotinas do setor e a legislação local. Ou seja, elas são voltadas para garantir a adequação do negócio com boas práticas de mercado. Assim, é possível manter o fluxo de trabalho mais eficiente e com menos riscos.

Diante disso, um dos primeiros passos é revisar os procedimentos internos, alinhá-los em um único documento e mantê-los em dia com o que é feito no mercado para evitar fraudes. Ao mesmo tempo, a tecnologia pode ser empregada. Com sistemas de gestão, é possível centralizar dados corporativos e ter um amplo controle sobre as finanças da empresa.

Treine os colaboradores

Uma vez que as rotinas de prevenção de fraudes estejam definidas, é fundamental investir no treinamento dos colaboradores. A empresa deve trabalhar ao lado das suas equipes para que os times conheçam quais são as medidas, como elas devem ser aplicadas e os seus objetivos. Isso reduz as chances de alguém não se engajar e mantém todos mais alinhados.

Gerencie os riscos

Todo empreendimento corre o risco de sofrer fraudes — e o seu motel não é diferente. Dessa forma, é essencial que você conheça bem o seu negócio, identificando pontos críticos e mais sensíveis a esse tipo de lesão. Com isso, você pode criar medidas de intervenção e formular planos de ação para diminuir e eliminar esses riscos.

A gestão pode ser feita com o apoio de um sistema de gestão de motéis que entregue dados relevantes para a sua rotina administrativa. A partir de indicadores como a taxa de ocupação, mapas de calor e métricas de ocupação, você conseguirá compreender melhor o fluxo de clientes de cada unidade da sua rede. Dessa maneira, se prevenir contra situações de risco será muito mais fácil.

Padronize processos e acompanhe

Para evitar fraudes em seu motel é essencial que você padronize os seus processos, assim como quem é responsável por cada um deles. Também tenha controle dos seus processos realizando auditorias com frequência para acompanhar a realização deles internamente, avaliando o quão próximos eles estão do padrão ideal.

Cuide da segurança das suas informações e patrimônio

É essencial garantir que as informações centrais do seu negócio permaneçam em sigilo e em segurança. Portanto, evite deixar documentos e discutir pontos centrais do funcionamento do seu motel em locais públicos. Além disso, cuide da segurança do seu patrimônio físico e financeiro, evitando deixar grandes quantias de dinheiro no seu estabelecimento.

Conheça os colaboradores

Conhecer bem os seus colaboradores não evita totalmente as fraudes, porém pode diminuir o risco. Pesquise sobre empregos anteriores e busque referências antes de contratar um novo funcionário. Além disso, busque conhecer o perfil e a personalidade dos colaboradores que trabalham com você.

Utilize um software de gestão

Um software de gestão pode reduzir consideravelmente as fraudes no seu motel. Ele permite que você insira todas as informações sobre o seu negócio, de maneira segura, em um mesmo lugar. Isso evita que você deixe documentos e informações sigilosas à mostra no seu estabelecimento.

Conte com a automação

Como apontamos, um dos tipos de fraudes que podem afetar o seu motel é o uso incorreto de recursos. Uma das formas de conseguir prevenir esse tipo de situação é com a automação elétrica. Esse recurso monitora continuamente o uso de energia de cada suíte, evitando que a eletricidade seja utilizada inadequadamente por funcionários ou clientes.

Fraudes podem ser um problema para qualquer negócio. Elas reduzem lucros, prejudicam a credibilidade da marca e impactam nos seus projetos. Portanto, ter uma política focada em prevenção de fraudes é crucial.

Agora que você já sabe como evitar fraudes em seu motel, coloque as nossas dicas em prática e garanta a segurança do seu empreendimento. Evite problemas financeiros e invista no futuro do seu negócio em longo prazo.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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