• Home
  • Blog
  • Aprenda como fazer o fechamento de caixa diário corretamente

Aprenda como fazer o fechamento de caixa diário corretamente

Aprenda como fazer o fechamento de caixa diário corretamente

O fechamento de caixa diário é uma tarefa contábil importantíssima para a saúde financeira de uma empresa. Ele é o cálculo de todas as entradas de dinheiro, depois de subtraídas as despesas. Portanto, é o indicador que aponta se o saldo final após um dia corrido foi negativo ou positivo.

Com ele, você pode acompanhar diariamente como está o desempenho do negócio e tomar medidas para corrigir os rumos caso os resultados não estejam de encontro à sua estratégia. Por isso, preparamos um post especialmente para que você saiba como calculá-lo. Confira!

Saiba qual seu saldo inicial

O primeiro passo é definir em qual momento você vai aferir o caixa diário. A maioria dos estabelecimentos o fazem após o término do funcionamento. No entanto, há aqueles que ficam abertos 24h, como farmácias e motéis, que precisam estabelecer um horário arbitrário.

Nesses casos, o ideal é que realizem o fechamento às 0h, pois esse procedimento o ajudará nas análises financeiras, já que os sistemas de cartão de crédito, TEF e ECF utilizam resultados diários.

O saldo em caixa no momento da abertura é o ponto 0, ou seja, ele é registrado, mas só para ter uma referência e não significa que o balanço começou positivo. A cada transação de entrada e saída de dinheiro, o saldo do caixa mudará.

Registre todas as entradas e saídas

É preciso ter um processo bem definido para ter sucesso no fechamento de caixa. Tudo começa com a implementação de uma cultura de registro no caixa de quaisquer transações, mesmo que de pequeno valor.

Além disso, é importante lançá-las de forma correta. Por exemplo, não cometer o erro de registrar um pagamento realizado com dinheiro da conta-corrente da empresa como se tivesse sido paga em espécie, retirada do caixa. Ou seja, não basta registrar o valor, também é preciso informar o meio de pagamento.

Especialmente em transações eletrônicas, é preciso conferir se determinado boleto foi realmente debitado naquele dia ou se houve somente um agendamento. Da mesma forma, se o cliente pagou em cheque, o valor só deve entrar efetivamente no caixa quando ele for compensado.

Faça a conferência do saldo de fechamento

A correção dos dados é essencial para manter um bom fechamento de caixa diário. Por isso, é preciso fazer uma conferência do valor exato do saldo ao final de um dia corrido e verificar se ele corresponde aos comprovantes de todas as transações realizadas. Isso permitirá que você saiba se está havendo algum desvio de dinheiro sem que tenha acumulado muito prejuízo.

Utilize um software de gestão financeira

Com a utilização de um programa de computador, todas as etapas do fechamento de caixa diário ficarão mais simples, já que haverá a automatização de muitas tarefas. Por exemplo, um bom software é capaz de se integrar com os sistemas de registro de pagamento e, assim que um funcionário registrar uma entrada ou saída de capital, o fluxo de caixa é instantaneamente atualizado. Ou seja, você só precisará de um colaborador para realizar a conferência dos dados.

Ao seguir todas essas instruções, você provavelmente obterá um fechamento de caixa diário correto e, consequentemente, poderá acompanhar de perto a saúde financeira da sua empresa. Uma gestão precisa é fundamental para obter resultados satisfatórios e a tecnologia está aí para ajudar nessa missão.

Quer conhecer um software especializado em motéis para arrasar com a concorrência? Então, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar você!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

Quero enviar um depoimento