• Home
  • Blog
  • Como fazer parcerias com concorrentes e quais os impactos no marketing?

Como fazer parcerias com concorrentes e quais os impactos no marketing?

Como fazer parcerias com concorrentes e quais os impactos no marketing?

O seu motel possui alguns concorrentes no mercado. Porém, existem aqueles estabelecimentos que, apesar de oferecem os mesmos serviços que você, atingem um público totalmente diferente, não se caracterizando como um concorrente direto. É aí que entram as parcerias como uma ótima forma de unir forças para garantir o sucesso de ambos os negócios.

Porém, apesar de estratégicas, as parcerias com concorrentes precisam ser planejadas com muito cuidado. Afinal, você corre alguns riscos nessa situação, como o de perder clientes e colocar o seu motel em uma situação complicada.

Quer saber mais sobre como fazer parcerias com concorrentes, seus riscos e os impactos dessa estratégia no marketing do seu motel? Então, continue a leitura e descubra!

As parcerias com concorrentes que podem ser implementadas

Quando se fala em parcerias com concorrentes, é preciso que você entenda que nem tudo é possível nesse território. Dessa forma, entenda um pouco mais sobre algumas das parcerias que podem ser implementadas e como elas funcionam na prática:

  • mercado: se você identifica um nicho de mercado, mas não é capaz de atingi-lo sozinho, pode unir forças com um concorrente para criar uma estratégia eficiente e conquistá-lo junto com ele;
  • vendas: é possível oferecer promoções e produtos do seu motel juntamente com outro estabelecimento. Isso é ainda mais vantajoso quando cada um possui um público-alvo diferente, uma vez que abre portas para que ambos conquistem novos clientes;
  • benchmarking: o termo em inglês se refere à troca de experiências entre pessoas que realizam atividades semelhantes. Portanto, você pode se tornar um parceiro de outro moteleiro, compartilhando desafios e dificuldades, assim como soluções.

As desvantagens e riscos dessa estratégia

As parcerias com concorrentes podem oferecer alguns desafios e riscos para o seu motel. Descubra agora quais são eles para planejar uma forma de proteger o negócio nesse momento:

  • você pode perder clientes para a concorrência;
  • roubo de informações sigilosas e uso de forma indevida pelo outro estabelecimento;
  • falta de transparência por parte do concorrente;
  • prejuízos para o seu motel;
  • maior investimento da sua parte, porém com pouco retorno.

Os impactos da parceria com concorrentes no marketing

A parceria com o concorrente pode impactar, principalmente, o marketing da sua empresa. Em primeiro lugar, ao unir forças com outros motéis, você é capaz de adquirir conhecimentos sobre estratégias eficientes para atrair e reter clientes para melhorar as ações desse setor. Além disso, você ainda potencializa a divulgação do seu estabelecimento entre um nicho de clientes diferente.

Por fim, parcerias com a concorrência fazem bem para a imagem do seu motel como um todo. Elas mostram maturidade do negócio, tanto perante outros moteleiros quanto entre os seus clientes. Dessa forma, essa estratégia pode se tornar um diferencial competitivo para o seu motel.

Como você pode perceber, é possível e, inclusive, vantajoso investir em parcerias com os seus concorrentes. Porém, assim como qualquer outra parceria, é necessário que você esteja ciente dos riscos e, dessa forma, planeje todo o processo com muito cuidado. Com isso, é possível que você estabeleça uma relação de confiança, do tipo ganha-ganha com outros moteleiros como você!

Gostou do artigo? Então, aproveite para seguir a Sismotel nas redes sociais: Facebook, YouTube, Twitter, Linkedin e Instagram.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento