Entenda como fazer o pós-venda no motel em 4 dicas!
Muitos gestores acreditam que a interação com o cliente termina no momento em que ele deixa o motel. Porém, essa é uma crença que faz com que você perca uma grande oportunidade de fidelizar e conhecer os seus clientes. É sobre isso que diz o processo de pós-vendas.
O pós-vendas é o contato com o cliente após a venda do produto ou serviço. Ele é o momento no qual você pergunta o quão satisfeito o cliente está com o serviço do seu motel e quais os pontos de melhoria. Também é o momento de manter o contato com esse consumidor, oferecer dicas e benefícios e tentar fidelizá-lo.
Quer saber quais são os benefícios e como fazer o pós-venda do seu motel? Então, continue a leitura e descubra!
Os benefícios do pós-venda para o seu motel
O processo de pós-venda traz uma série de benefícios para qualquer negócio e, no setor moteleiro, a situação não é diferente. Entenda agora quais são eles:
- mantém o contato com o cliente;
- ajuda a fidelizar o consumidor;
- gera dados para melhorias no atendimento;
- atrai novos clientes;
- melhora a reputação do seu motel.
4 dicas para fazer o pós-venda no motel
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de investir em um pós-venda, descubra algumas dicas de ouro para estruturá-lo agora mesmo. Veja!
1. Entenda quais são seus objetivos
O primeiro passo para fazer o pós-venda no motel é entender quais são seus objetivos. Isso porque o pós-venda pode servir para que você conheça melhor o cliente e capte dados sobre o perfil desse consumidor. Porém, pode ser que o seu principal objetivo seja mensurar o NPS do motel e oferecer promoções para fidelizar o cliente.
Portanto, comece se questionando qual o principal objetivo e as finalidades secundárias. A partir daí, estruture o processo.
2. Pense na plataforma de pós-venda
A tecnologia pode ser a sua maior aliada na hora de realizar o pós-venda. Afinal, você pode utilizar sites e plataformas para manter essa relação com os clientes.
Portanto, faça uma pesquisa e entenda quais são os softwares, sites e plataformas por meios dos quais você pode realizar o processo. A partir disso, escolha aquela que melhor se adequa aos seus objetivos e necessidades.
3. Ofereça promoções personalizadas
Uma ótima forma de conversar com os clientes e manter a relação mesmo após a venda é oferecer promoções personalizadas. Portanto, aproveite o pós-venda para oferecer desconto em produtos, períodos ou até mesmo diárias para uma nova visita ou, talvez, algum brinde para o cliente. Dessa forma, você aproxima ainda mais o consumidor da sua marca.
4. Saiba como lidar com os dados
O pós-venda é um processo que gera dados importantes para melhorias no seu motel. Portanto, saiba como tratar essas informações de forma a transformá-las em insumos que embasem a tomada de decisão no futuro.
Para isso, invista em um sistema de armazenamento e tratamento de dados. Aproveite as informações para gerar relatórios, entender quais são os pontos positivos do motel e quais são as principais reclamações dos clientes. Transforme isso em planos de ação estruturados para melhorar o atendimento e atrair ainda mais clientes.
Como você pode perceber, esse processo traz uma série de benefícios para qualquer negócio. Portanto, agora que você já sabe como fazer pós-venda, comece a estruturar um questionário e defina promoções e vantagens que você pode oferecer aos seus clientes. Não se esqueça de tratar os dados e investir na melhoria constante dos seus serviços!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como melhorar o atendimento para os seus clientes? Então, aproveite e leia o nosso conteúdo sobre hospitalidade no setor moteleiro!