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Como funciona um motel? Conheça a operação e os pontos críticos!

Como funciona um motel? Conheça a operação e os pontos críticos!

A reputação dos motéis como lugares de prazer e diversão já é bem consolidada. Porém, o que a maioria dos clientes não sabe — mas você provavelmente já percebeu — é a complexidade e seriedade de como funciona um motel.

Administrar esse tipo de estabelecimento não é tão diferente de gerir qualquer outra empresa. Sua maior particularidade está relacionada à velocidade com a qual tudo precisa ocorrer.

Afinal, a partir do momento em que o cliente realiza o check-out, é importante que tudo seja organizado em poucos minutos. Por isso, é tão importante conhecer todos os pontos críticos da gestão de motéis e aprender a lidar com eles com eficiência e agilidade.

Continue a leitura para descobrir como funciona um motel, além de aprender sobre os pontos essenciais para guiar o seu trabalho e melhorar a organização interna do seu negócio.

Equipe ampla e diversa

Um motel concentra serviços semelhantes aos de um restaurante e, dependendo do estabelecimento, de um sex shop. Tudo isso em um só lugar e com a particularidade da alta rotatividade de clientes todos os dias.

Além disso, você precisa contar com uma equipe de gestão para garantir que o acompanhamento dos processos internos, o controle financeiro e o cumprimento das obrigações legais do negócio sejam realizados com eficiência.

Portanto, sua equipe deve ser formada por uma grande variedade de perfis: camareiras, recepcionistas, profissionais de marketing, chefs e colaboradores do setor administrativo. Cada um carrega atribuições e responsabilidades específicas, mas devem atuar em conjunto para que tudo funcione perfeitamente.

Gerenciar e liderar todos esses funcionários, promovendo um ambiente de trabalho agradável e integrado, pode ser desafiador para qualquer proprietário. Portanto, é essencial que você encontre estratégias de acompanhamento dos resultados da equipe.

A dica é utilizar uma plataforma integrada, na qual todas as informações sobre as atividades realizadas no seu motel fiquem disponíveis para os gestores em tempo real.

Capacitação específica dos colaboradores

Acompanhar as mudanças nos procedimentos de suporte e recepção no setor moteleiro é fundamental para evitar que os colaboradores cometam erros no trabalho. Treinar a equipe é uma excelente opção e pode ocorrer por meio de consultorias de empresas especialistas em estratégias gerenciais de pessoas.

Dar feedbacks para os seus funcionários também é uma estratégia para capacitar os profissionais e gerar resultados. Reuniões individuais e coletivas com o staff, explicitando os erros cometidos e valorizando as qualidades, é um ótimo recurso para aprimorar as relações profissionais internas do motel.

A postura adequada do gestor também deve ser observada, já que representa a liderança da equipe. Um chefe que falta em compromissos profissionais, é desorganizado, desrespeita os clientes e tem atitudes ruins na rotina de trabalho não oferece segurança para os colaboradores.

Por isso, é necessário desenvolver uma boa postura de trabalho por parte de todos os envolvidos nos serviços do estabelecimento. Isso inclui o gestor, afinal, não basta que saiba como funciona um motel, é preciso participar e acompanhar as atividades.

Otimização de processos

Diferentemente de pousadas e outros concorrentes, um motel funciona em um ritmo mais acelerado. Uma mesma suíte pode ser requisitada duas a três vezes por dia, dependendo da época do ano.

Logo, qualquer atraso no check-in e no check-out dos clientes, assim como na limpeza e na organização do local, pode gerar perdas financeiras e insatisfação por parte dos frequentadores.

Sendo assim, usar seu tempo de forma eficiente para aumentar a produtividade e agilizar processos é fundamental. Para solucionar esse problema você pode criar um canal de comunicação que permita aos profissionais envolvidos se manterem conectados. Isso permite que a equipe de limpeza comece a trabalhar imediatamente após o fim das reservas, informando à recepção que a suíte está vaga, logo em seguida.

Além disso, automatizar processos operacionais, como obrigações contábeis e emissão de notas fiscais, pode ser outra estratégia para garantir agilidade e otimizar atividades do seu negócio. Você também pode investir na automação das suítes, permitindo que os clientes solicitem serviços de forma digital, agilizando a comunicação com a equipe.

Planejamento estratégico de longo prazo

Para garantir a longevidade e o crescimento do seu motel, é essencial que você crie um planejamento estratégico de longo prazo. Dessa forma, consegue adquirir mais clareza sobre os objetivos do negócio e os resultados a serem alcançados.

Porém, em um mercado instável, pode ficar difícil criar diretrizes e prever resultados futuros, assim como ações que devem ser colocadas em prática para atingi-los. Uma forma de solucionar esse problema é registrar todos os resultados e indicadores do seu negócio em uma plataforma destinada especificamente para isso.

Dessa forma, você é capaz de realizar análises sobre a situação atual e, a partir desses dados, identificar ações que impulsionem o crescimento e o desenvolvimento do negócio. Além disso, consegue visualizar os resultados das estratégias implantadas e necessidades de adaptações e melhorias.

Cta Whattsapp

Padronização de processos internos

Os seus clientes querem receber um atendimento de qualidade todas as vezes que frequentarem o seu estabelecimento. Isso significa que, apesar de contar com um time de colaboradores diverso, é necessário padronizar os processos internos do seu motel para garantir a qualidade da experiência do cliente.

Com tantos colaboradores e funcionamento 24 horas por dia, essa tarefa pode ser desafiadora, mas não impossível. Comece mapeando todos os seus processos, registrando responsáveis, os resultados esperados e a melhor forma de executar cada uma das etapas.

Aproveite esses dados para identificar pontos de melhoria e gargalos nas atividades e crie planos de ação para resolver problemas. A partir disso, capacite os seus colaboradores para que todas as atividades obedeçam a um padrão de qualidade preestabelecido. Também acompanhe os processos de perto para verificar se estão sendo realizados da forma desejada.

Diversificação dos canais de atendimento

Compreender qual é o público-alvo é o primeiro passo para diversificar os canais de atendimento do seu empreendimento. Assim, fica viável reconhecer se o cliente utiliza mensagens de celular, ligações de telefone ou formulários na internet.

A partir disso, você pode implementar alterações necessárias ou incorporar novas estratégias de comunicação com a sua clientela em potencial. Pesquisas com os usuários do serviço são muito importantes para atingir esses objetivos.

Constantemente, são apresentadas pesquisas com perspectivas distintas do comportamento dos consumidores no contexto da sociedade. Realize um filtro naqueles dados que mais beneficiam o seu negócio, a partir de uma análise detalhada.

Também é preciso reconhecer o potencial de cada canal de atendimento. Os meios tradicionais (telefone e correspondências, por exemplo) não podem ser descartados porque oferecem uma relação mais direta com o consumidor.

Diante dos avanços da internet, é obvio que os negócios moteleiros precisam se adaptar à tecnologia. Os mensageiros instantâneos, principalmente aqueles personalizados para empresas e negócios, se mostram de extrema relevância na interação com os clientes, automatizando e organizando mensagens rapidamente.

O e-mail também não pode ser esquecido, já que é um canal de atendimento rentável e com a capacidade de absorver informações notáveis na busca pelo entendimento do comportamento dos clientes em potencial.

Desejos e necessidades específicas de clientes

Os seus clientes têm um perfil específico, com necessidades e desejos próprios. Atender a essa demanda é essencial para garantir a satisfação e a fidelização deles, bem como para potencializar resultados.

Além disso, entender quem é o seu público-alvo e qual é a melhor forma de chamar a atenção dos clientes com a sua estratégia de marketing é essencial para despertar desejo e curiosidade pelos seus serviços.

Para resolver esse problema, você pode investir em uma pesquisa de mercado bem estruturada com os seus clientes e potenciais clientes. Também utilize tecnologias como o Big Data para analisar dados disponíveis na internet sobre o comportamento de consumo do seu público e, com isso, criar uma experiência marcante para os frequentadores do seu motel.

Evolução da Gastronomia

Os serviços de cozinha de motéis são cada vez mais utilizados pelos clientes, por isso, é muito importante prestar atenção a esse setor. O cardápio é a vitrine de um restaurante, então, a elaboração e o design do material devem ser desenvolvidos com qualidade.

Aposte em informações simples, porém relevantes e que destaquem as melhores opções de bebidas e de refeições. O uso de fotografias também deve ser levado em consideração.

Se atentar aos padrões de qualidade é outro tópico pertinente, já que as 24h de funcionamento exigem que os preparos das refeições sejam bem elaborados. Procure formar uma boa apresentação dos pratos, pois a visão inicial é fundamental para garantir que o cliente tenha uma experiência satisfatória com o produto que o motel oferece.

Gerenciamento a distância

O seu motel funciona 24 horas por dia e, obviamente, você não consegue estar presente o tempo todo no estabelecimento. Portanto, é essencial que você encontre formas de acompanhar os processos internos e os resultados, mesmo a distância.

Um grande aliado nesse aspecto é o software de gestão de motéis. Nele você encontra informações sobre entrada e saída dos clientes atualizadas em tempo real, assim como indicadores de desempenho da equipe e do negócio como um todo. Dessa forma, mesmo sem estar presente fisicamente no estabelecimento, você é capaz de acompanhar todos os processos e administrá-los.

Com essas informações, você consegue entender melhor como funciona um motel e tem condições de realizar uma gestão de qualidade no seu negócio.

Quer continuar acompanhando as nossas dicas? Então, não deixe de se informar sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre faturamento de motéis agora mesmo!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

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