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Entenda como melhorar a gestão do seu motel

Entenda como melhorar a gestão do seu motel

O seu motel tem uma série de particularidades quando se trata do funcionamento interno, devido às características desse tipo de estabelecimento. Contudo, apesar dessas especificidades, como em qualquer negócio, é essencial saber como administrar um motel para que o potencial da empresa seja maximizado.

Porém, como isso deve ser feito? Já entende qual é o seu papel para aumentar a eficiência da gestão? Sabe quais são as boas práticas que podem potencializar os resultados do seu negócio?

Então, este artigo é para você! Nele, você vai descobrir algumas dicas para melhorar a gestão do seu motel hoje mesmo. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra!

Mensure os seus resultados

Seu motel gera uma série de informações sobre o funcionamento e desempenho do negócio diariamente. Para saber se a empresa está no caminho do sucesso, é preciso implementar métodos de avaliação dos resultados, indo muito além da análise do faturamento do estabelecimento.

Portanto, estude o funcionamento do seu motel e defina quais são os indicadores de desempenho que fazem mais sentido para o negócio. Você pode avaliar a taxa de ocupação, tíquete médio, horários de pico, entre outras métricas que julgar relevante.

A partir disso, defina métricas para cada uma das áreas e metas para os indicadores escolhidos. Acompanhe periodicamente cada um deles e compare com as metas estabelecidas, de forma a identificar o que está ou não funcionando no seu motel.

Identifique gargalos nos processos internos

Toda empresa conta com uma grande quantidade de processos internos. Eles impactam diretamente na qualidade do serviço oferecido para os seus clientes e podem prejudicar o andamento do negócio.

Avaliar o funcionamento de cada uma dessas atividades para identificar problemas e gargalos é essencial para que você tenha uma boa gestão no seu motel.

Sendo assim, mapeie todas as atividades realizadas no seu estabelecimento, assim como os responsáveis por cada uma delas. Com isso, busque identificar quais são os problemas que estão prejudicando o funcionamento do negócio e defina planos de ação para resolvê-los.

Pode ser que a longa fila de carros na entrada do seu motel esteja acontecendo devido ao fato de só ter uma pessoa na recepção. Além disso, a sua equipe de limpeza pode estar demorando mais tempo do que o ideal para realizar a higienização das suítes, por exemplo.

Nesses casos, ações como reforçar o time da recepção, informatizar e automatizar parte do trabalho ou utilizar luzes de LED para sinalizar o status da suíte podem resolver problemas e aumentar a lucratividade do negócio.

Separe finanças pessoais e empresariais

Muitos gestores misturam as finanças pessoas com as da empresa. Isso ocorre quando pagam contas da casa com o dinheiro do negócio, utilizam o que há no caixa para fazer compras do supermercado, entre outras atividades desse tipo.

Isso prejudica a gestão financeira do motel, uma vez que você não consegue identificar o que é gasto do negócio e o que é gasto pessoal. Além disso, fica difícil separar o lucro bruto e líquido da empresa e criar uma reserva financeira para o caso de emergências.

Portanto, separe as finanças pessoais das empresariais. Para isso, é importante que você estabeleça um percentual do lucro que será destinado à você, se mantendo fiel ao que foi definido. Além disso, evite pegar dinheiro da empresa para gastos pessoais e evite também pagar contas da casa com o dinheiro da empresa.

Controle o fluxo de caixa

As movimentações financeiras no seu motel são intensas, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Afinal, são clientes entrando e saindo do estabelecimento, fornecedores a serem pagos, contas, entre outras transações importantes.

Dessa forma, controlar o dinheiro que entra e sai do seu motel diariamente é essencial para garantir uma boa gestão. É isso que vai garantir a saúde financeira do seu negócio e permitir uma visão mais ampla da sua lucratividade e rentabilidade. E isso está diretamente relacionado ao controle de fluxo de caixa.

Dessa forma, comece anotando todas as transações financeiras com detalhes e em uma plataforma centralizada — você pode utilizar um caderno, software ou planilha para isso. Também utilize indicadores financeiros para comparar os resultados ao longo dos meses, assim como o retorno sobre os investimentos que você realiza.

Faça um planejamento financeiro eficaz

Por falar em finanças, o planejamento financeiro é uma outra estratégia fundamental para melhorar a gestão do seu motel. Afinal, são muitas áreas diferentes, que exigem demandas distintas relacionadas aos recursos do seu estabelecimento.

Portanto, estude o histórico de gastos e entradas do seu estabelecimento. Entenda quais são os meses e dias de maior entrada de dinheiro, qual o faturamento mensal do motel e o retorno sobre os investimentos realizados ao longo do tempo. Também busque informações sobre os gastos de cada área e com cada tipo de fornecedor e busque identificar padrões.

A partir dessas informações, você é capaz de realizar um planejamento financeiro eficiente com base nos investimentos e objetivos a longo prazo do seu motel. Ou seja, você pode destinar uma certa quantidade de recursos para cada área a planejar investimentos futuros com base nos dados históricos do estabelecimento.

Implemente uma gestão de estoque eficiente

O seu motel precisa estocar materiais de limpeza, alimentos para reposição nas suítes, matéria-prima para a cozinha e diversas peças de roupa de cama devidamente higienizadas. Esses produtos são essenciais para o bom funcionamento do negócio, o que mostra a importância do controle de estoque para uma boa gestão da empresa.

Sendo assim, invista em metodologias para otimizar essa armazenagem de materiais na sua empresa. Para isso, controle a quantidade de cada um dos produtos para evitar a perda de prazos de validade ou falta de itens para os clientes.

Também invista na organização do estoque para facilitar o trabalho dos colaboradores que precisam encontrar produtos para realizar as suas atividades. Além de economizar gastos, o bom controle de estoque auxilia você a monitorar o funcionamento do seu estabelecimento de maneira eficaz.

Registre tudo

Outra ação essencial para melhorar a gestão do seu motel é o registro de informações referentes ao funcionamento do seu negócio. Ou seja, é importante contar com um sistema específico para registrar todos os dados relacionados aos colaboradores, processos, finanças e clientes do estabelecimento.

Para isso, mantenha um controle de tudo que acontece no estabelecimento. É importante controlar a entrada e saída de clientes, valor gasto na suíte, consumo, entre outras informações. Também registre informações sobre os processos internos, como compra de mercadorias, investimentos realizados, atividades dos colaboradores, limpeza das suítes, entre outras.

Com esses dados em mãos, faça análises periódicas, principalmente relacionadas às finanças do negócio, e gere relatórios completos que sejam capazes de embasar a tomada de decisão no estabelecimento.

Melhore a comunicação interna

Como gestor, você também assume o papel de líder da sua equipe. Dessa forma, além de controlar as atividades realizadas pelos seus colaboradores, é importante que você saiba como transmitir as devidas informações com clareza, motivando e engajando o time no trabalho.

Invista, portanto, em formas de melhorar a comunicação interna do seu motel. Esse processo leva transparência para a gestão, o que faz com que os colaboradores tenham consciência sobre o papel de cada um no funcionamento do negócio como um todo, aumentando assim os seus níveis de engajamento.

Além disso, essa prática ajuda a solucionar problemas de maneira rápida e eficaz, uma vez que eles são comunicados assim que ocorrem. Dessa forma, as dificuldades que surgem não impactam na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, aumentando a satisfação desses com o seu negócio.

Utilize a tecnologia a seu favor

Um bom software de gestão pode mudar toda a dinâmica de funcionamento do seu negócio para melhor. Você é capaz de automatizar algumas tarefas operacionais e burocráticas, agilizando o trabalho dos seus colaboradores e aumentando a produtividade da sua equipe.

Além disso, você é capaz de centralizar todas as informações geradas pelo motel, facilitando a gestão e o acompanhamento de resultados da empresa. Os softwares também podem aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e, com isso, garantir um diferencial competitivo para o seu empreendimento.

Por fim, a melhor notícia é que já existem soluções personalizadas para o setor de motéis. Esses softwares integram em um único programa o sistema de reservas online, estoque, atendimento e até módulos fiscais para o pagamento de tributos.

Capacite a sua equipe

Ter uma equipe pronta para executar as atividades designadas com qualidade e capaz de atender às demandas dos clientes com excelência é essencial para o seu motel. Sendo assim, comece agora mesmo a investir no desenvolvimento dos seus colaboradores para que eles potencializam os resultados do seu negócio.

Invista, então, em cursos e treinamentos de acordo com as necessidades específicas da sua empresa e do cargo ocupado por cada um dos funcionários. Além de melhorar a qualidade do serviço, você aumenta a motivação e o engajamento do seu time com as suas atividades, uma vez que os colaboradores valorizam o investimento realizado neles.

Agora que você já sabe como administrar um motel de forma eficiente, o que está esperando para colocar as nossas dicas em prática? Comece hoje mesmo a investir no seu negócio e ganhe vantagem competitiva no mercado, aumentando a procura pelos seus serviços e a lucratividade da empresa.

Aproveite para baixar agora mesmo o nosso e-book e entenda o que é a gestão 4.0 de motéis e como implementá-la agora mesmo!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

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