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Boas práticas sobre como organizar pedidos na cozinha de motel!

Boas práticas sobre como organizar pedidos na cozinha de motel

O setor moteleiro mudou muito nos últimos anos e isso pode ser observado em diversos aspectos, o que inclui a cozinha. O que, antes, era uma área complementar, hoje, ganha centralidade no que se refere à experiência do cliente no motel. Oferecer um cardápio completo, de qualidade e rápido de ser preparado e entregue para os clientes é essencial para que o seu estabelecimento tenha sucesso no contexto atual.

No entanto, qual é a forma mais eficiente de compreender como organizar pedidos na cozinha? De que maneira garantir uma boa comunicação com o cliente, recebendo o pedido e preparando-o rapidamente, mais, ainda assim, garantindo a privacidade? Se você também tem essas dúvidas, é hora de ler este artigo!

Descubra agora a importância de uma cozinha de motel eficiente para o sucesso do empreendimento e veja como organizar os pedidos da melhor forma possível!

A cozinha e a experiência do cliente

O perfil dos frequentadores de um motel mudou nos últimos anos. Na atualidade, a experiência do cliente é um elemento bastante valorizado, que interfere diretamente no sucesso do seu estabelecimento.

Para conquistá-lo, é preciso pensar em todos os momentos de interação entre o cliente e o seu motel, desde o seu checkin, passando pela estadia no local, abrangendo as condições e a decoração da suíte, da recepção, entre outros, até o checkout. Nesse contexto, a cozinha surge como uma das protagonistas.

É preciso oferecer um serviço de qualidade, com um cardápio variado e adequado ao perfil dos seus clientes. Além disso, os pedidos precisam ser feitos de forma simples e rápida, garantindo a agilidade também na entrega dos produtos.

Quanto mais organizados forem os seus pedidos, maior será a agilidade da cozinha e, dessa forma, melhor será também a experiência do cliente com o seu estabelecimento como um todo.

As boas práticas para organizar os pedidos na cozinha

Agora é a hora de entender quais são as melhores práticas para organizar os pedidos na cozinha do seu motel e, com isso, garantir um serviço de qualidade para os clientes. Descubra as nossas dicas!

Organize os pedidos por ordem de chegada

O primeiro ponto para organizar os pedidos na cozinha é colocá-los por ordem de chegada para serem preparados. Afinal, o pedido que chegou primeiro precisa ser entregue antes do que chegou depois, de forma que o cliente espere o mínimo de tempo possível.

Portanto, crie um sistema de organização a fim de que todos saibam a ordem de chegada dos pedidos para, dessa maneira, concentrarem-se naqueles que chegaram primeiro. Isso pode ser feito por meio da organização de comandas de papel, pendurando-as segundo a ordem de chegada, ou com um monitor, por exemplo, no qual são indicados os pedidos em ordem.

Controle o tempo de produção

É importante também ficar atento ao tempo que os colaboradores demoram para preparar cada um dos pedidos. Portanto, o primeiro passo aqui é controlar, monitorando esse indicador e marcando o tempo de preparação de cada prato.

Se, com esse monitoramento, você perceber que o período de produção é muito alto, é possível investir em estratégias para o aumento da produtividade. Você pode, por exemplo, buscar capacitações para que o seu time adquira habilidades importantes para a cozinha. Outra estratégia é investir em uma redistribuição das tarefas, de forma que a linha de produção seja mais fluida e produtiva.

Economize recursos eliminando a impressão

A impressão da comanda, além de aumentar os gastos operacionais do seu motel e os resíduos gerados, ainda pode prejudicar a produtividade do setor. Afinal, os colaboradores precisam esperar a impressão, ter um lugar específico para pendurá-la e consultá-la sempre que necessário.

Portanto, uma forma de otimizar a produção é eliminando essa impressão, utilizando ferramentas mais tecnológicas. Uma das opções, como já dito, é ter um monitor no qual são mostrados todos os pedidos. Dessa forma, ninguém precisa imprimir e organizar as comandas, afinal, elas já ficam registradas nos sistemas e são apresentadas na tela por ordem de chegada, com todas as especificações de cada um dos pedidos.

Fotografe os pedidos finalizados

Cada criação culinária é mais do que um prazer passageiro – é uma obra de arte cuidadosamente registrada. Cada foto do prato deve ser registrada, permitindo que nossos gestores mantenham um olhar atento sobre o padrão e a qualidade da montagem, desde o momento da finalização na cozinha até a sua chegada à suíte. Uma nova dimensão de controle e excelência, para garantir que cada experiência seja verdadeiramente única e memorável para os clientes.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, é importante lembrar que a tecnologia pode ser a sua maior aliada na hora de potencializar a cozinha do seu motel. Isso porque existem sistemas e softwares capazes de organizar todos os pedidos de forma automatizada e simples.

O mais eficiente é o chamado KDS (Kitchen Display System). Ele é um sistema que funciona por meio de um monitor, no qual são mostrados todos os pedidos por ordem de chegada, com data e hora de solicitação por parte do cliente. Além disso, ainda ficam disponíveis informações importantes para os seus colaboradores, como os ingredientes, as variações e o modo de preparo.

O módulo KDS do Sismotel

Como você pôde perceber, o KDS pode ser uma ótima forma de otimizar os pedidos do seu motel. Afinal, nele, é possível organizá-los por ordem de chegada, sem a necessidade de imprimir comandas.

Além disso, os ingredientes e as especificações de cada um ficam visíveis no monitor, auxiliando a equipe de produção. Por fim, vale lembrar que esse sistema também é capaz de monitorar o tempo de produção, uma vez que registra o momento no qual o pedido foi realizado e quando foi entregue para o cliente.

O Sismotel, software desenvolvido exclusivamente para a gestão no setor moteleiro, tem um módulo KDS. Esse módulo conta com todas as funcionalidades de um KDS comum, utilizado em restaurantes. Porém, traz alguns diferenciais, como:

  • aviso áudio visual indicando novo pedido, tempo decorrido de produção e tempo limite;
  • imagens do produto, assim como o modo de preparo, ingredientes e variações;
  • geração de indicadores de tempo de produção e entrega do pedido na suíte;
  • layout amigável pensado na experiência do usuário;
  • armazenamento das fotos dos pedidos finalizados.

Além disso, você conta com um módulo integrado a todo o sistema de gestão do motel, que é desenvolvido para oferecer segurança, redução de custos, aumento de produtividade e praticidade para todas as áreas do estabelecimento. O Sismotel é um software que está em constante evolução para atender às novas demandas do mercado moteleiro.

A equipe Sismotel está disponível para oferecer suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Dessa forma, sempre que necessário, é possível entrar em contato com o time e solucionar qualquer problema rapidamente, sem prejudicar a sua produção.

Como você pôde perceber com este artigo, a cozinha é uma área central para a experiência positiva dos seus clientes. Dessa forma, entender como organizar pedidos na cozinha de modo eficiente é essencial para o bom funcionamento do setor. Isso é possível com o módulo KDS do Sismotel, uma funcionalidade capaz de revolucionar esse espaço do seu estabelecimento.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra mais sobre as soluções do Sismotel para o seu negócio!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

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