• Home
  • Blog
  • Como planejar a sucessão familiar do seu negócio? Veja 6 passos

Como planejar a sucessão familiar do seu negócio? Veja 6 passos

Como planejar a sucessão familiar do seu negócio? Veja 6 passos

Uma empresa pode ser prejudicada por diversos fatores. Entre eles, a falta de um planejamento estratégico, o fato de não estabelecer metas condizentes com as necessidades do negócio, assim como a contratação de funcionários que não estejam alinhados com os objetivos da organização. Em um motel, a realidade é bem parecida. Aliada a todos esses fatores, é preciso também elaborar um plano de sucessão familiar.

É a partir dele que o gestor terá a certeza de que a sua empresa poderá ser bem administrada nas próximas gerações, de acordo com o modelo mais adequado e que traga os resultados esperados. Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda como planejar a sucessão familiar de seu motel em alguns passos práticos. Boa leitura!

1. Faça um plano flexível

Inicialmente, é preciso que o gestor estude a sua empresa para elaborar um planejamento eficiente. É necessário entender a fundo sobre os resultados e ações elaboradas ao longo dos anos, com o objetivo de traçar um plano flexível e de fácil entendimento.

Sendo assim, analise quais são os meses que mais trazem um bom retorno, quais são os períodos de alta frequência de clientes, assim como aqueles que merecem mais atenção do gestor para traçar ideias e atrair mais o seu público.

Dessa forma, é possível traçar um plano flexível que pode ser facilmente adaptado de acordo com as demandas do negócio. Imagine só a seguinte situação: o planejamento foi elaborado em um período cujas tendências em motéis eram completamente diferentes — suítes temáticas atraem significativamente o público e promoções são as melhores alternativas para atrair clientes em períodos com baixa adesão.

No entanto, daqui há alguns anos, essa realidade pode ser transformada. Ou seja, o futuro gestor terá que se adaptar de acordo com a realidade atual, necessitando de novos modelos de negócio.

2. Envolva os familiares durante os processos

Para que os familiares estejam preparados para a sucessão, é necessário que eles se envolvam durante os processos do empreendimento. Assim, é possível que eles tomem o entendimento das principais decisões a serem tomadas, da mesma maneira que adquirem a experiência necessária para assumir a administração sempre que preciso.

Seu motel faz reuniões no início de cada ano visando estabelecer um plano para as ações a serem executadas? Esse, por exemplo, é um ótimo momento para que os familiares estejam envolvidos, contribuem com ideias e construam juntos as estratégias para atrair melhores resultados.

Assim como é necessário que eles participem do fechamento de caixa, da análise do retorno que o motel traz, assim como em todos os outros processos mais estratégicos do seu empreendimento.

3. Faça treinamentos com os seus sucessores

De nada adianta eles participarem das principais medidas a serem realizadas se eles não estão treinados para executarem uma boa gestão, concorda? Os treinamentos são bastante efetivos, tanto para os seus sucessores quanto para os colaboradores.

Eles permitem um maior engajamento de todos em relação aos projetos do motel, além de cada um entender de maneira mais clara qual é o seu papel dentro daquela administração.

Quanto aos colaboradores, isso contribui para diminuir a rotatividade — o que é muito vantajoso em sucessões, pois funcionários mais experientes vão entender o real fluxo de atividades do motel. Em relação aos familiares, treinamentos vão prepará-los para as mais diversas situações, aumentando as chances de eles renderem um bom trabalho quando forem de fato cuidar dessa gestão.

4. Cuide da cultura de sua empresa

A cultura organizacional é extremamente importante para a definição de políticas internas e externas, assim como a possibilidade de permitir a reunião de comportamentos e hábitos por parte dos profissionais que fazem parte de sua equipe.

Um motel que também se preocupa com essa questão faz com que os seus funcionários estejam engajados em prol de um mesmo objetivo: permitir com que a empresa atinja os resultados esperados e bata as metas estipuladas.

Um plano de sucessão familiar que seja de fato eficiente vai se preocupar em estabelecer uma cultura para o empreendimento. Esse quesito, inclusive, está diretamente ligado com o tópico anterior, uma vez que colaboradores mais motivados tendem a ficar por mais tempo na empresa. Isto é, quando a sucessão de fato ocorrer, funcionários mais antigos auxiliarão a equipe para que os resultados continuem em constante crescimento.

5. Faça reuniões periódicas para garantir a sucessão

Conforme abordado, é preciso que os familiares estejam inteirados sobre as decisões tomadas no negócio, sobre o planejamento a ser executado e quais as principais ações do motel. No entanto, é necessário que eles estejam por dentro de que existe um plano de sucessão, bem como entendam como é o processo de administração diário.

Questões pontuais, como as estratégias a serem executadas ao longo do ano, são importantes para o motel. Contudo, a rotina de gestão deve ser priorizada para que os familiares estejam alinhados com os processos. O fluxo de caixa, por exemplo, é uma atividade essencial para que a equipe saiba avaliar como está o retorno dos investimentos.

Análise de relatórios, consumo de energia, desempenho dos colaboradores, todas essas questões são prioridades para um gestor desse tipo de empreendimento. Caso o sucessor não esteja adaptado com essa rotina, as chances de que ele deixe situações importantes passarem despercebidas são grandes. Por essa razão, as reuniões periódicas devem ser levadas em consideração.

6. Forme um comitê consultivo

Por fim, é essencial que a equipe forme um comitê consultivo. Ao elaborar o plano de sucessão para o seu motel, selecione um conjunto de pessoas que terão como objetivo avaliar como as ações estão sendo executadas e como está o processo de transição. Dessa forma, haverá garantias de que todas as estratégias pensadas inicialmente serão efetuadas de acordo como o plano elaborado, garantindo o sucesso dessa troca de administração.

Ao ler este conteúdo, você pôde perceber sobre a importância de um plano de sucessão familiar e como elaborá-lo de maneira efetiva. Uma empresa precisa de planos concretos para que possa durar no mercado durante algumas gerações com a mesma força competitiva, com colaboradores engajados e uma gestão que prioriza seus resultados sem deixar de lado a satisfação dos clientes. É essencial seguir essas dicas para que o seu motel possa atingir esse objetivo.

Já está elaborando um plano em seu negócio? Faz alguma prática que não mencionamos ao longo do post? Deixe seu comentário e compartilhe as suas experiências!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento