• Home
  • Blog
  • Descubra como reduzir custos e aumentar a lucratividade do seu motel

Descubra como reduzir custos e aumentar a lucratividade do seu motel

Descubra como reduzir custos e aumentar a lucratividade do seu motel

Infelizmente, o atual momento econômico brasileiro atingiu todos os negócios, independentemente da área. Isso inclui os motéis, que têm enfrentado constantes quedas na busca por quartos. Dessa forma, os empreendedores precisam aprender como potencializar os ganhos e como reduzir os custos.

Diminuir as despesas é uma das melhores opções para os proprietários de motéis que desejam garantir resultados satisfatórios, pois vai ser possível manter a clientela que já possuem e, consequentemente, os lucros.

Quer aprender como reduzir custos e como aumentar a lucratividade do seu motel? Então continue a leitura!

Faça uma análise periódica dos gastos do motel

Em momentos de oscilação na demanda por quartos ou perda de clientes, é muito comum os proprietários realizarem cortes sem que seja feita uma análise da situação do empreendimento. Num primeiro momento, isso pode trazer a falsa impressão de que os resultados estão melhores, mas com o tempo o negócio pode vir a ser prejudicado.

Para evitar situações como essa, você deve estudar periodicamente os custos para manter o motel em operação. Dessa forma, é possível economizar continuamente realizando cortes de forma assertiva.

Invista no autoatendimento

O autoatendimento é uma tendência mundial nos mais diversos setores, permitindo várias operações. Para os proprietários de motéis que desejam reduzir os custos, é uma ótima dica. Introduzir, nos quartos, tablets e outros dispositivos para que os clientes façam pedidos, permite que você trabalhe com um quadro de funcionários menor, diminuindo as despesas.

Além disso, o autoatendimento é uma forma de proporcionar aos clientes uma experiência melhor em relação ao estabelecimento e com isso incentivá-los a retornarem e até mesmo a tornarem-se clientes fiéis.

Aposte na otimização do trabalho das camareiras

Outra forma de reduzir os custos de um motel é criar uma escala de trabalho e um roteiro a ser seguido pelas camareiras. Desse modo, as tarefas podem ser realizadas em menor tempo e com menos desperdício de material, em geral. É possível, até mesmo, reduzir o número de camareiras com a utilização de tablets para liberação de suítes. O resultado disso é uma considerável diminuição nos custos operacionais do estabelecimento.

Proporcione treinamento aos funcionários

Uma das melhores formas de reduzir os custos é diminuindo o desperdício e aperfeiçoando as tarefas e procedimentos do motel. Sendo assim, é imprescindível investir no treinamento dos seus funcionários. Como empreendedor, tenha em mente que um time bem orientado trabalha de forma mais eficiente, resultando em qualidade e lucratividade.

Utilize um sistema de gestão e automação de motéis

Por último, para reduzir os custos e aumentar os lucros do motel é fundamental que você utilize um sistema de gestão. Para isso, existem plataformas, como o Sismotel. Elas permitem que os proprietários automatizem o estabelecimento, implementem o autoatendimento, controlem as contas e gerenciem o estoque, entre outras funções.

Por meio do sistema de automação é possível concentrar todo o controle do motel em um único local, evitando erros nas contas, garantindo aos clientes uma excelente experiência, reduzindo os custos e otimizando os lucros.

Gostou do nosso post? Quer saber mais sobre o assunto? Então veja como reduzir os custos do motel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento