• Home
  • Blog
  • Como reduzir os custos do meu motel e aumentar a lucratividade?

Como reduzir os custos do meu motel e aumentar a lucratividade?

Como reduzir os custos do meu motel e aumentar a lucratividade?

O gerenciamento de motéis exige soluções que descompliquem a vida dos gestores. Atuar em múltiplas frentes pode gerar gastos excessivos. Portanto, reduzir custos deve ser o foco de ações integradas.

Como organizar, por exemplo, o trabalho dos profissionais de copa e cozinha e, ao mesmo tempo, conferir se as cobranças estão sendo feitas corretamente? Paralelo a todas essas demandas, ainda há a constante necessidade de melhorar a qualidade dos serviços.

Parece brincadeira, mas já existe até a profissão de testador de motel, tamanha é a competitividade do setor. Por isso, focar em diminuir custos deve ser parte de uma estratégia de sucesso. Veja a seguir alguns segredos que ajudarão a diminuir os gastos do seu empreendimento.

Reduza custos por meio do autoatendimento

Motéis operam 24 horas por dia. Sendo assim, para garantir o atendimento de todos os clientes, não importa o horário que cheguem, o que se espera é que haja atendentes sempre a postos na entrada do estabelecimento.

Uma das formas de reduzir custos é justamente enxugando essas equipes, com a implementação de um sistema de gestão que possibilite o autoatendimento. Isso significa mais agilidade para o cliente e menos profissionais dedicados apenas à recepção, que poderão ser realocados em outras funções.

Otimize o trabalho das camareiras

Um ponto que pode ser tornar crítico na gestão moteleira é a ociosidade das camareiras. Isso acontece principalmente se a taxa de ocupação estiver baixa, mas em períodos de maior movimento, as profissionais precisam estar sempre em atividade.

Dessa forma, saber quanto tempo uma camareira esteve ociosa ao longo de um período pode ser uma forma de diminuir as despesas. Isso pode ser feito com a geração de relatórios gerenciais que informam o tempo trabalhado.

Assim, a jornada de trabalho pode ser ajustada de acordo com as reais demandas, sem desperdício de tempo e de recursos.

Reduza gastos fazendo a automação elétrica de suítes

O uso consciente da energia elétrica é fundamental até para pessoas físicas. Nas empresas, então, já é ponto pacífico que o consumo energético é questão de sobrevivência.

Um software de gestão que permita o controle eficaz da automação elétrica pode ser uma poderosa ferramenta para reduzir custos. Entre diversas possibilidades, isso pode ser feito pelo acionamento e desligamento automático de luzes e portões — dispositivos bastante utilizados na maioria das suítes.

Faça um controle melhor dos estoques

Monitorar os estoques de mercadorias é outro ponto crítico na gestão moteleira. Conhecer o básico sobre controle de estoques já ajuda, mas chega um ponto em que se torna complicado demais gerenciar o fluxo sem apoio de sistemas de informação.

O assunto exige a maior atenção, já que a falta de supervisão adequada faz com que as perdas aumentem, seja por má gestão, desvios ou mesmo por negligenciar o prazo de validade de itens perecíveis, principalmente alimentos.

Invista em arquitetura que ajude a poupar energia

A tecnologia é uma aliada para gestores de motéis pouparem despesas, mas existem outras formas de economia conhecidas e tão eficientes quanto a implementação de softwares.

A arquitetura é uma delas, afinal, com um projeto que contemple o uso otimizado da luz natural, certamente serão poupadas horas de consumo de eletricidade e muitos kilowatts deixarão de ser contabilizados. Se por um lado há o gasto inicial com a contratação de um profissional, por outro será possível se beneficiar de contas de energia mais módicas ao longo do tempo.

Trabalhe o relacionamento com clientes recorrentes

Investir em ações de marketing para conquistar novos clientes acaba sendo mais custoso do que fidelizar quem já frequenta o seu motel. Por esse motivo, vale a pena investir no relacionamento com os visitantes recorrentes, para que eles continuem preferindo o seu estabelecimento.

Uma das maneiras de conseguir isso é cadastrando-os em uma lista de e-mails. Assim, você mantém o contato depois de eles usarem os seus serviços, podendo enviar novidades e até mesmo promoções e descontos especiais para quem já é cliente.

Controle a contratação e rotatividade dos funcionários

Ser capaz de manter a baixa rotatividade de funcionários também é uma forma eficaz de redução de despesas. À medida que você consegue manter um time competente e alinhado aos valores da empresa, é possível evitar gastos com demissão, seleção e treinamento de colaboradores.

Logo, além de remunerar o seu time com um salário justo, é importante dar atenção às contratações para não cometer erros. Garanta que os profissionais que vão trabalhar no seu motel tenham o perfil que você espera e, principalmente, um histórico de responsabilidade e dedicação em empregos que tiveram anteriormente.

Promova campanhas de racionamento de água

Para uma campanha de racionamento de água eficiente, é fundamental que o motel dê o exemplo e não deixe a responsabilidade apenas com os clientes. Para isso, treine seus colaboradores a evitar desperdícios e a reutilizar a água onde for possível (usar a água da lavanderia para limpar o pavimento, por exemplo).

Assim, você pode deixar folhetos explicando a preocupação ecológica do estabelecimento com esse recurso e incentivando os visitantes a fazerem o mesmo.

Negocie preço com os fornecedores

Contar com um parceiro de confiança é essencial para qualquer negócio, mas, por melhor que ele seja, não podemos deixar de comparar preços. É preciso ter em mente que a relação entre empresário e fornecedor deve ser de ganha-ganha.

Então, se achar que há espaço para renegociar as condições, converse honestamente com seu fornecedor. Pode ser que ele ofereça uma contraproposta, como facilidades de pagamento ou descontos proporcionais ao tamanho dos pedidos, então analise bem se isso traz benefícios para ambos os lados.

Caso não seja possível chegar a um acordo, provavelmente o melhor será fazer uma nova seleção de fornecedores.

Realize um controle financeiro adequado

Para saber se todos esses esforços estão gerando o efeito esperado, é crucial dispor de um software de gestão para administrar as finanças. Assim você terá um controle do fluxo de caixa, folha de pagamento, despesas a vencer e muito mais.

Com a ajuda da tecnologia, você terá uma visão geral das informações que mais importam e, com isso, tomará decisões mais acertadas e alinhadas com os seus objetivos de reduzir custos. E mais — ao adotar uma solução completa, você ainda terá funcionalidades voltadas às obrigações fiscais, deixando o seu trabalho mais ágil e atuando na prevenção de erros.

O que achou do artigo? Percebeu como é viável diminuir as despesas e aumentar a lucratividade do seu motel? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e mostre conhecimento sobre gestão moteleira!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

Quero enviar um depoimento