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Comportamento do consumidor: como adaptar seu motel na era digital?

O progresso da tecnologia despertou a difusão da internet e dos dispositivos móveis. Atualmente, o uso dessas inovações é diário, e a falta delas causa ansiedade para muitas pessoas.

Essa aproximação com o mundo online fez com que os nossos hábitos mudassem, principalmente os de consumo. A partir disso, todos os setores do mercado tiveram que se adaptar ao novo cenário, inclusive o setor moteleiro.

Diante disso, mostraremos com mais detalhes, neste post, as mudanças da era digital no comportamento do consumidor, e ao que o empresário do ramo de motéis deve atentar no seu empreendimento para se adaptar à era digital. Confira!

As mudanças do comportamento do consumidor

O consumidor da atualidade é inegavelmente diferente daquele de 20 anos atrás, quando a internet era escassa e praticamente inexistente. A tecnologia possibilitou uma variedade de opções de produtos e serviços, além de deixar o cliente mais exigente.

Com o intuito de se relacionar com essa exigência, o marketing digital surgiu como ferramenta para andar ao lado desses consumidores, já que cria novas ações de consumo a todo momento. Alguns sites, como TripAdvisor, Guia de Motéis e Reclame Aqui, são exemplos de plataformas que criaram um relevante peso na decisão de compra.

As redes sociais também são exemplos de mudanças significativas nos padrões de consumo, já que fazem parte da rotina de todas as pessoas. Ler notícias, curtir fotos, comentários, interagir com empresas e pessoas, comprar produtos online etc — todas essas características são observadas diariamente pelos usuários de redes sociais.

O consumo de vídeos online também está elevado. Estima-se que tenha crescido 135% nos últimos anos, segundo pesquisas. Tudo isso ocorre, principalmente, pelo fácil acesso a smartphones e tablets poderosos, bem como em razão dos pacotes de internet cada vez mais rápidos.

A adaptação a essas inovações no seu motel

Sabendo da importância que essas mudanças tecnológicas têm, passamos a destacar estratégias feitas no segmento de motéis, o que trouxe muitos benefícios para os gerentes e, principalmente, para os clientes.

Recentemente, o Guia de Motéis desenvolveu um aplicativo completo de reserva de motéis chamado Guia de Motéis Go. O produto, disponível na App Store e no Google Play, oferece a possibilidade de fazer a reserva de suítes de motéis de forma extremamente simples e rápida.

Além disso, oferecem descontos o Bons de Cama e o Guia de Motéis. Portanto, é uma excelente opção ter o seu motel cadastrado em produtos como esses, já que amplia a clientela e a fidelidade.

Investir em anúncios de publicidade em aplicativos de celular também é uma alternativa para alavancar o seu negócio no ramo moteleiro. O uso do Facebook Ads, por exemplo, é uma das medidas mais relevantes para destacar o seu serviço.

Por fim, invista nas suas redes sociais, utilizando estratégias de marketing digital, com a criação de conteúdos relevantes, estudando o seu público-alvo, definindo objetivos e metas e elaborando um planejamento. O Facebook e o YouTube são as redes sociais mais usadas no Brasil, portanto, leve isso em consideração ao divulgar o seu motel.

Se você quiser se informar ainda mais sobre as estratégias e inovações para desenvolver o seu motel e entender o comportamento do consumidor, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre como fazer um plano de marketing.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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