Comportamento do consumidor: como adaptar seu motel na era digital?
O progresso da tecnologia despertou a difusão da internet e dos dispositivos móveis. Atualmente, o uso dessas inovações é diário, e a falta delas causa ansiedade para muitas pessoas.
Essa aproximação com o mundo online fez com que os nossos hábitos mudassem, principalmente os de consumo. A partir disso, todos os setores do mercado tiveram que se adaptar ao novo cenário, inclusive o setor moteleiro.
Diante disso, mostraremos com mais detalhes, neste post, as mudanças da era digital no comportamento do consumidor, e ao que o empresário do ramo de motéis deve atentar no seu empreendimento para se adaptar à era digital. Confira!
As mudanças do comportamento do consumidor
O consumidor da atualidade é inegavelmente diferente daquele de 20 anos atrás, quando a internet era escassa e praticamente inexistente. A tecnologia possibilitou uma variedade de opções de produtos e serviços, além de deixar o cliente mais exigente.
Com o intuito de se relacionar com essa exigência, o marketing digital surgiu como ferramenta para andar ao lado desses consumidores, já que cria novas ações de consumo a todo momento. Alguns sites, como TripAdvisor, Guia de Motéis e Reclame Aqui, são exemplos de plataformas que criaram um relevante peso na decisão de compra.
As redes sociais também são exemplos de mudanças significativas nos padrões de consumo, já que fazem parte da rotina de todas as pessoas. Ler notícias, curtir fotos, comentários, interagir com empresas e pessoas, comprar produtos online etc — todas essas características são observadas diariamente pelos usuários de redes sociais.
O consumo de vídeos online também está elevado. Estima-se que tenha crescido 135% nos últimos anos, segundo pesquisas. Tudo isso ocorre, principalmente, pelo fácil acesso a smartphones e tablets poderosos, bem como em razão dos pacotes de internet cada vez mais rápidos.
A adaptação a essas inovações no seu motel
Sabendo da importância que essas mudanças tecnológicas têm, passamos a destacar estratégias feitas no segmento de motéis, o que trouxe muitos benefícios para os gerentes e, principalmente, para os clientes.
Recentemente, o Guia de Motéis desenvolveu um aplicativo completo de reserva de motéis chamado Guia de Motéis Go. O produto, disponível na App Store e no Google Play, oferece a possibilidade de fazer a reserva de suítes de motéis de forma extremamente simples e rápida.
Além disso, oferecem descontos o Bons de Cama e o Guia de Motéis. Portanto, é uma excelente opção ter o seu motel cadastrado em produtos como esses, já que amplia a clientela e a fidelidade.
Investir em anúncios de publicidade em aplicativos de celular também é uma alternativa para alavancar o seu negócio no ramo moteleiro. O uso do Facebook Ads, por exemplo, é uma das medidas mais relevantes para destacar o seu serviço.
Por fim, invista nas suas redes sociais, utilizando estratégias de marketing digital, com a criação de conteúdos relevantes, estudando o seu público-alvo, definindo objetivos e metas e elaborando um planejamento. O Facebook e o YouTube são as redes sociais mais usadas no Brasil, portanto, leve isso em consideração ao divulgar o seu motel.
Se você quiser se informar ainda mais sobre as estratégias e inovações para desenvolver o seu motel e entender o comportamento do consumidor, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre como fazer um plano de marketing.