Entenda finalmente o que é a contabilidade online

A contabilidade online é um efeito da revolução da tecnologia e do mundo digital em que vivemos hoje. Porém, muitos empresários desconhecem essa nova forma de serviço e perdem a oportunidade de garantir os benefícios que isso pode trazer para o seu negócio.

Diante disso, mostraremos neste post o que é a contabilidade online, as suas funcionalidades e se vale a pena você investir nesse serviço. Confira o nosso conteúdo a seguir!

O que é contabilidade online?

O termo contabilidade online pode ser conceituado a partir da junção de três palavras: contabilidade, internet e tecnologia. Ou seja, é o serviço contábil de empresas realizado com ferramentas e bases inovadoras, como softwares e programas avançados. Dessa maneira, o trabalho pode ser realizado com segurança, eficiência e transparência.

A contabilidade é atividade fundamental para a prática empresarial, pois garante uma boa gestão dos recursos e movimentações financeiras, além de proteger a companhia de prejuízos tributários. Sabendo dessa importância, a evolução desse serviço no formato online trouxe muitas mudanças positivas para todos que precisam dessa atividade.

Como funciona a contabilidade online?

A contabilidade online funciona a partir de plataformas completas e intuitivas de computador. Nesses sistemas, o cliente e o contador podem se comunicar e enviar documentos relevantes apenas pela conexão via internet.

Além disso, o software é capaz de realizar cálculos de forma automática, emitir notais fiscais, enviar documentos e analisar dados. Outra funcionalidade importante é a capacidade de organizar e proteger diversos tipos de informações.

O empresário pode acompanhar em tempo real todas as atualizações contábeis realizadas em seu negócio, podendo filtrar e personalizar as especificações de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Essa modalidade está amparada pelo Conselho Regional de Contabilidade, seguindo todos os critérios técnicos e profissionais de uma instituição contábil tradicional.

Quais são as vantagens de investir em uma contabilidade online?

Um dos grandes benefícios desse tipo de serviço é a rentabilidade e economia garantida, já que reduz de maneira significante os custos de contratação de uma assessoria contábil tradicional. Isso é explicado por uma estrutura operacional muito menor do que nos serviços tradicionais, já que tudo é automatizado.

A praticidade também é observada, já que os relatórios financeiros, contábeis e administrativos são feitos em qualquer momento e de forma centralizada em uma plataforma, totalmente organizada e simples.

A eficiência é garantida com o uso da contabilidade online, pois gera notificações e cumprimento de tarefas automatizadas por meio de uma ferramenta de controle inteligente e inovador. Com a eficiência, o tempo dedicado para desenvolver e ampliar o negócio evolui consideravelmente.

Um dos pontos mais notados pelos empresários que contratam serviços de contabilidade está relacionado à segurança das informações. Com uma plataforma online, uma eventual ocultação de balancetes ou relatórios financeiros, por exemplo, são impossíveis de ocorrer, já que há transparência de tudo que está sendo feito.

Portanto, fica claro que a contabilidade online veio para ficar de vez no mercado, e já está atraindo vários empresários e pessoas que necessitam de um serviço mais rápido e eficiente.

Se você curtiu as nossas dicas sobre essa tecnologia nos serviços de contabilidade, deixe o seu comentário no nosso post!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

Quero enviar um depoimento