• Home
  • Blog
  • Essas informações te ajudarão a controlar operações do motel!

Essas informações te ajudarão a controlar operações do motel!

Essas informações te ajudarão a controlar operações do motel!

Dar conta de todos os processos de um motel, mesmo que pequeno, é uma tarefa quase impossível nos dias atuais. O tempo é curto, as tarefas são muitas e as demandas exigem dedicação e atenção. Por vezes, os gestores podem nem perceber quando perdem o controle sobre determinada operação. Como consequência, a empresa pode sofrer prejuízos financeiros e não apresentar o melhor atendimento ao cliente.

Uma solução eficaz para controlar operações do motel é a adoção de um software de gestão integrada. Neste post, você poderá entender como a tecnologia contribui para o gerenciamento do motel, além de conferir as vantagens que o sistema pode oferecer. Boa leitura!

Entenda como um software de gestão pode ajudar a controlar operações do motel

A automação oferecida por um software de gestão pode otimizar a rotina de funcionários e gestores. O tempo, que antes era gasto com tarefas burocráticas e repetitivas, pode ser redirecionado para atividades importantes que exijam mais atenção.

Além disso, o sistema de gestão ainda oferece mais controle sobre as mais variadas operações, como você poderá conferir a seguir.

Gestão financeira

As operações financeiras de um motel são de natureza diversa. Há as despesas, como o pagamento de fornecedores e folha de funcionários, e a receita, captada por meio do pagamento dos clientes.

Para controlar todas essas operações, a ferramenta é capaz de compilar um grande volume de dados que, posteriormente, podem ser transformados em relatórios e gráficos.

Possibilidade de aumento nos lucros

Outra vantagem para o setor financeiro é a possibilidade de aumento nos lucros. As transações financeiras, incluindo descontos dados aos clientes, são notificadas por e-mail ao dono ou gerente do estabelecimento.

Com esse sistema, os funcionários não têm autonomia para alterar valores ou qualquer outra situação que corresponde ao fluxo financeiro e ações semelhantes. Somente o gestor tem acesso. Dessa forma, desvios e erros se tornam menos prováveis, otimizando a captação de receita.

Estoque

O controle do estoque de um motel é complexo pela diversidade de itens, como:

  • material de limpeza;
  • roupa de cama e banho;
  • alimentos;
  • bebidas;
  • preservativos e outros itens.

A automação simplifica o processo, pois aponta quando algum item precisa de reposição e também evita o desperdício de materiais, que podem perder o prazo de validade. Além disso, os funcionários não precisam fazer a contagem diariamente após a jornada de trabalho.

Economia de energia

O Sismotel faz com que a energia seja poupada, quando as suítes não estão ocupadas. Quando o cliente sai do ambiente, há o corte total de energia. Os aparelhos eletrônicos são desligados, somente a luz de serviço é mantida acesa para que ocorra a limpeza.

O tempo de saída de um cliente, até o momento em que acontece a limpeza, pode ser demorado e, por consequência, há um alto gasto de energia. Considerando que esse intervalo seja de 10 minutos, em um motel com 50 suítes que funciona diariamente, a economia é considerável.

Fraudes

Uma das principais preocupações dos gestores com relação ao negócio é referente às fraudes. O ato ocorre quando um colaborador encontra uma forma de desviar valores do fluxo financeiro do motel.

Por vezes, os funcionários podem liberar a entrada de clientes sem realizar o registro. Dessa forma, o colaborador consegue desviar o dinheiro do pagamento. Essas ações são mais comuns quando o gestor do empreendimento não está no local.

O Sismotel automatiza os processos, de forma a evitar e, até mesmo, extinguir as fraudes. Há clientes que utilizam o Sismotel, que relatam que o faturamento aumentou 30%, ao inserir o sistema em seu motel.

Para isso, o sistema é instalado na entrada do motel para que o cliente escolha a suíte desejada. Após o local ser selecionado, o portão é liberado, bem como o acesso à suíte. Para ir embora, o cliente liga para solicitar a conta a ser paga. Um ticket de liberação é fornecido para ser apresentado no portão de saída.

É importante destacar que portão é movido pelo sistema, não há uma botoneira manual. Ele só abre se a ferramenta constatar que se trata de um cliente ou um fornecedor. Sendo assim, todo o atendimento é automatizado, não sendo necessária a participação de um funcionário.

Confira outros benefícios que o Sismotel pode oferecer

Além do controle das operações citadas, implantar o Sismotel pode fazer com que surjam melhorias em outras áreas do seu negócio. Veja mais alguns benefícios que o software de gestão e automação pode oferecer.

Melhor experiência do cliente

Por automatizar todos os processos, a ferramenta evita que o cliente tenha contato com funcionários do motel, o que possibilita que ele tenha mais privacidade e se sinta mais à vontade no local. Essa particularidade pode fazer com que o visitante tenha uma melhor experiência no estabelecimento.

Acesso remoto às informações

Com o Sismotel, os gestores não precisam mais se deslocar até o motel para conferir informações. É possível acessar as funcionalidades do sistema de gestão por aplicativo e consultar a informação desejada. No caso do Sismotel, há o módulo Analytics incorporado ao sistema. Esse recurso possibilita atualização dos dados do motel de minuto a minuto, facilitando a compreensão das operações e oferecendo mais segurança nas tomadas de decisão.

Otimização da tomada de decisão

Com os relatórios, oriundos dos dados recolhidos, o gestor consegue tomar decisões mais acertadas, que beneficiarão o negócio em um prazo menor. Além disso, a organização das informações pode otimizar toda a estrutura organizacional.

Utilizar um software de gestão e automação, como o Sismotel, garante ao gestor a segurança de que os processos sejam realizados da maneira correta. Além disso, a saúde financeira do negócio, bem como a prevenção do desperdício de recursos e um melhor fluxo de todas as informações estão garantidos!

Controlar operações do motel é essencial para que o negócio consiga crescer e se solidificar no mercado. Portanto, o investimento em ferramentas de gestão deve ser considerado, para que as metas traçadas sejam alcançadas com assertividade!

Quer saber mais sobre as funcionalidades e vantagens que o Sismotel oferece? Entre em contato conosco e agende uma demonstração!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

Quero enviar um depoimento