• Home
  • Blog
  • Controle de estoque no motel: saiba o que um sistema especializado pode fazer pelo seu negócio

Controle de estoque no motel: saiba o que um sistema especializado pode fazer pelo seu negócio

Controle de estoque no motel: saiba como um sistema pode te ajudar

Se você busca por uma solução definitiva para controlar o estoque de seu motel de maneira eficaz e simplificada, pare de se preocupar agora mesmo!

Neste artigo, vamos entender como um sistema especializado pode ajudar você na gestão de estoque. E, assim, será possível evitar perdas e aumentar a lucratividade de seu negócio.

Interessou-se? Continue a leitura e confira como um sistema especializado pode ser útil para o controle de estoque no motel!

Por que é importante investir no controle de estoque?

O estoque de seu motel envolve todos aqueles produtos que ficam armazenados para serem vendidos diretamente aos clientes ou utilizados na realização de serviços. Trata-se de parte do capital de giro do negócio, uma vez que foram investidos recursos financeiros na compra dessas mercadorias que mantêm seu estabelecimento em funcionamento.

Uma má gestão de estoque gera perdas financeiras, uma vez que produtos perecíveis podem passar do prazo de validade antes de serem utilizados, exigindo o descarte de materiais. Além disso, você pode se deparar com a falta de mercadorias, o que prejudica o atendimento prestado aos clientes.

Também pode acontecer de você comprar produtos em excesso, o que causa estagnação do capital de giro e aumenta os custos de armazenagem. De maneira análoga, a falta de controle do estoque abre a possibilidade de fraudes e desvios de produtos por parte de seus funcionários sem que você perceba, aumentando ainda mais o prejuízo.

Por isso, é essencial controlar a quantidade, a data de validade e a necessidade de reposição do estoque com cuidado. Esse processo pode ser o diferencial que garante a saúde financeira do motel e aumenta sua lucratividade.

Porém, ele não é tão simples quanto parece e, muitas vezes, sofre negligência ou é realizado de maneira incorreta. Existem algumas dificuldades mais comuns enfrentadas por gestores no controle do estoque de motéis. Entenda, a seguir, quais são elas e como resolver esses problemas.

Quais as maiores dificuldades de realizar tal atividade?

Pense em como funciona o estoque de seu motel: você provavelmente adquire produtos com fornecedores todas as semanas — ou até mais de uma vez por semana. Portanto, esses materiais chegam em datas diferentes, com valores de compra distintos e em grande quantidade.

Eles também podem ser de tipos diferentes, como alimentos para reposição nas suítes, matéria-prima para a cozinha, materiais de limpeza e roupa de cama. Para complicar ainda mais a situação, você pode contar com dois tipos de estoque no motel: o estoque central e o almoxarifado.

Geralmente, nesse segmento, tudo que é vendido nas suítes é controlado no almoxarifado, enquanto a reposição ocorre por meio do estoque central. Ou seja: um deles armazena os fardos de cerveja que são comprados no mês e o outro, a unidade de cerveja que é consumida em cada suíte.

Tudo isso dificulta o acompanhamento preciso da quantidade disponível de cada material em estoque, da data de validade das mercadorias e do fluxo de entrada e saída de produtos (o chamado de giro do estoque).

Tal tarefa ainda pode ser passada para funcionários que não são capacitados para a função. Isso compromete a realização de uma gestão de estoque eficiente e prejudica o registro e o repasse dos dados de seu estoque para o setor de compras e a gestão como um todo.

Para superar essas dificuldades, é essencial contar com técnicas e ferramentas específicas, que facilitem e agilizem o processo de controle de estoque do motel. Entre elas, estão os sistemas especializados nessa tarefa, como é o caso da funcionalidade de Controle de Estoque do software Sismotel.

Como um sistema especializado ajuda a gestão de estoque no motel?

Ter um sistema automatizado, com funcionalidades específicas para a gestão de estoque, pode ser um grande aliado de seu motel. Isso porque você consegue registrar todas as informações referentes aos produtos armazenados de maneira rápida e simplificada, sem a necessidade de contar os materiais com frequência.

Além disso, o sistema é visual e intuitivo, permitindo a utilização de maneira adequada por qualquer um dos colaboradores. Isso traz agilidade para o processo de gestão de estoque e aumenta a produtividade da equipe, uma vez que diminui o tempo investido pelos colaboradores nessa tarefa.

No caso da funcionalidade Controle de Estoque no Sismotel, você também consegue acompanhar a validade dos produtos perecíveis com eficácia, recebendo informações daquelas mercadorias cuja validade está próxima do vencimento.

Isso otimiza o uso dos itens, diminuindo a perda e o desperdício de materiais. E o melhor é que não há a necessidade de olhar a embalagem de cada um dos produtos em estoque para tanto.

Esse sistema também permite gerar um relatório de sugestão de compra, para que não ocorra a falta de produtos. Você pode definir qual a quantidade mínima de determinada mercadoria no estoque, para que o software envie um lembrete antes mesmo que ela acabe.

Dessa forma, se você não quer que seu motel fique sem água com gás, por exemplo, pode determinar que, quando o estoque chegar a x produtos, o sistema envie uma notificação. Assim, é possível comprar tais itens com antecedência.

A funcionalidade de Gestão de Estoque do Sismotel conta, ainda, com duas outras ferramentas: o Controle de Múltiplos Estoques e a Otimização de Reposição de Turno. Veja mais detalhes sobre elas a seguir.

Controle de Múltiplos Estoques

Cada motel trabalha de uma determinada forma, mas o que geralmente acontece é a presença de dois estoques diferentes (como já dito anteriormente). Se seu motel também funciona dessa maneira, o Controle de Múltiplos Estoques é um grande aliado da gestão do negócio.

Ele permite que você controle ambos — estoque central e almoxarifado — ao mesmo tempo. Isso ajuda na organização diária do estoque, permitindo um acompanhamento integrado e centralizado de todas as informações importantes relacionadas à sua gestão.

Otimização de Reposição de Turno

Tal módulo permite que seus colaboradores atualizem as informações referentes ao estoque com apenas um toque. Sem essa ferramenta, a alimentação do sistema ocorre manualmente, o que significa que todas as informações precisam ser colocadas de maneira individual.

Dessa forma, há uma enorme economia de tempo no processo de gestão de estoque de seu motel. Além disso, tal funcionalidade melhora a comunicação entre os colaboradores que precisam acessar dados sobre os itens estocados.

Suponha que mais de um funcionário seja responsável por atualizar as informações do estoque, sendo uma pessoa de segunda a sexta e outra no final de semana, por exemplo. Quem assume a função no fim de semana conseguirá saber como está o estoque e fazer o controle de forma independente.

Investir no controle de estoque no motel é essencial para garantir sua saúde financeira e o bom funcionamento dos serviços prestados. E, como vimos, um sistema especializado pode ser o maior aliado dessa tarefa.

Portanto, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como o Sismotel pode trazer soluções inteligentes para seu negócio!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

Quero enviar um depoimento