• Home
  • Blog
  • Como fazer um controle de pagamento e evitar cobranças em seu motel?

Como fazer um controle de pagamento e evitar cobranças em seu motel?

Como fazer um controle de pagamento e evitar cobranças em seu motel?

Atrasar contas e pagamentos pode trazer enormes prejuízos para o seu motel. Além de prejudicar o controle financeiro do seu negócio, os atrasos geram juros e, com isso, gastos ainda maiores para o seu estabelecimento. Por isso, é extremamente importante realizar um bom planejamento financeiro e realizar um controle de pagamento eficaz para o seu negócio.

O planejamento financeiro é essencial para garantir a saúde e longevidade do seu empreendimento. Isso porque ele permite que você acompanhe com precisão o seu fluxo de caixa, faça previsão de gastos e acompanhe a lucratividade do seu empreendimento.

Como um dos aspectos centrais de um bom planejamento financeiro é o controle de pagamento, entenda agora como realizar esse processo com qualidade!

Organize as suas contas

O primeiro passo é registrar e organizar todas as suas contas passadas e também as futuras. É muito importante incluir nesse registro o valor e o prazo de pagamento. Não deixe nada de lado – inclusive o pagamento de fornecedores, funcionários, conta de água, luz e qualquer outro gasto.

Escolha uma ferramenta de acompanhamento

Você pode optar por registrar as suas contas em um caderno ou uma planilha no computador. Porém, apesar de auxiliar no controle financeiro, essas ferramentas estão sujeitas a erros e não são muito eficazes no controle de pagamento.

Para aprimorar o seu planejamento, você pode optar por utilizar um software de gestão. Dessa forma, você integra todas as informações referentes ao seu motel em uma mesma ferramenta de forma automatizada e dinâmica. Isso melhora a qualidade do seu controle e facilita para que você não perca prazos.

Seja disciplinado

Acompanhe as suas contas com disciplina. Verifique diariamente os vencimentos próximos e já separe o capital necessário para o pagamento dessas despesas. Além disso, registre o pagamento na ferramenta de acompanhamento escolhida por você e guarde os comprovantes de maneira segura e organizada.

Priorize e negocie prazos

Caso esteja passando por um momento de dificuldade financeira e não consiga pagar todas as suas contas na data prevista, priorize aquelas que acarretam em juros maiores para o seu estabelecimento. Além disso, entre em contato com os fornecedores para negociar prazos de forma que você consiga arcar com todas as suas despesas.

Separe contas pessoais

Não inclua as suas contas pessoais no planejamento financeiro do seu negócio. Isso pode causar confusão e prejudicar a sua gestão. Tente separar esses gastos e criar um planejamento financeiro pessoal e um diferente para o seu motel.

Planeje a longo prazo

É essencial acompanhar as suas contas diariamente. Porém, para manter a saúde financeira do seu motel você também precisa planejar a longo prazo. Use os registros antigos para tentar prever gastos e lucros para os próximos meses. Tente criar ações para diminuir os seus custos e aumentar a lucratividade do seu motel.

Com essas dicas, você está pronto para fazer um controle de pagamento eficiente no seu motel. Dessa forma, você garante a sua saúde financeira e longevidade a longo prazo. Além disso, consegue acompanhar de forma mais precisa o seu fluxo de caixa e os lucros do seu estabelecimento.

Para melhorar ainda mais o seu planejamento financeiro e a gestão do seu motel, entre em contato conosco! Somos especialistas no desenvolvimento de softwares para gestão e automação de motéis e temos as melhores soluções para o seu negócio.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

Quero enviar um depoimento