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Cozinha de motel: Qual sua importância e como organizá-la?

Cozinha de motel: Qual sua importância e como organizá-la?

Motéis são uma excelente oportunidade de negócios em nosso país. São estabelecimentos cuja clientela está disposta a pagar preços mais elevados por serviços de qualidade. É por essa razão que um dos lugares que devem ser mais preservados pelo administrador é a cozinha de motel.

Essas empresas não são fáceis de controlar, pois há diversos fatores como alto fluxo de funcionários, clientes, terceirizados, gerentes e outros indivíduos. Porém, uma boa gestão fidelizará seus visitantes, maximizando a projeção de lucros a longo prazo.

O desempenho da cozinha é primordial para garantir esse objetivo, quer saber os fundamentos dessa afirmação? Acompanhe a leitura deste artigo, aqui você encontrará como esse setor é relevante, qual a importância de organizá-lo e quais sãos as melhores estratégias para maximizar sua performance.

Como a cozinha de motel é relevante?

Segundo o diretor da Zeax Motéis, Vinícius Roveda, 40% das pessoas que frequentam motéis são casais estáveis, e não apenas amantes, mas também casados.

Devido a esse fato, os motéis que investem em serviços diferenciados e ambientes sofisticados obtêm um crescimento de até 15% ao ano. A alimentação representa cerca de 15% do faturamento bruto desses estabelecimentos, ou seja, a qualidade da cozinha impacta diretamente na lucratividade do negócio.

Qual a importância de organizá-la?

Quanto se trata de cozinha, a organização é um dos principais elementos que resultarão em seu bom desempenho. Organizá-la é importante para garantir sua constante limpeza, não atrasar pedidos, não entregar pratos para o cliente errado, elevar a qualidade dos alimentos, entre outros fatores similares.

Tudo isso é relevante para tornar a experiência do consumidor mais agradável e, consequentemente, conquistar a sua fidelidade.

Quais as principais dicas para garantir seu bom desempenho?

Veja as principais dicas para a obtenção dos melhores resultados desse importante setor.

1. Mantenha um controle de estoques

controle de estoques é dinâmico e complexo, e é preciso que sempre haja à disposição todos os ingredientes necessários para cada prato, logo, eles devem ser repostos a todo momento. Porém, eles não podem ocupar muito espaço do ambiente.

Você pode tentar organizá-lo frequentemente ou optar por um sistema que realiza todo o trabalho automaticamente. O software gerencia produtos entre filiais, realiza controle de múltiplos estoques, faz reposição otimizada de turnos, controla a validade de lotes de mercadorias, entre outras funcionalidades.

2. Tenha um bom sistema para realizar os pedidos

Anotar manualmente os pedidos dos consumidores pode trazer vários problemas, como perda do papel, confusão ou falta de informações nos pedidos e dispêndio de tempo desnecessário com anotações.

Um sistema que controla automaticamente os pedidos é fundamental para manter pleno desempenho até mesmo quando o estabelecimento está em superlotação. Isso reduz a impressão com comandas e aumenta a agilidade dos atendimentos.

3. Garanta a higiene do local

É fundamental que a cozinha esteja conforme a legislação da Vigilância Sanitária, que consiste na Resolução RDC n.º 216/04 da Anvisa. Essa norma trata sobre a limpeza, manutenção, forma de disposição dos lixos etc.

O seu descumprimento pode gerar multas pelo fisco ou, até mesmo, a sua interdição. Por isso, também é importante elaborar uma rotina de limpeza para atender a lei.

A falta de higiene também pode contaminar os alimentos alterando suas qualidades e gostos, o que comprometerá a experiência do consumidor — sem falar no risco à saúde.

4. Disponha um cardápio amplo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel, mais de um terço dos brasileiros adotam hábitos alimentares mais saudáveis — 36% dos entrevistados consomem alimentos saudáveis com algumas opções mais calóricas.

Faz-se relevante manter à disposição amplas opções para os clientes, garantindo que sua cozinha agrade a maior quantidade possível de consumidores. Isso torna ainda mais complexo o controle de estoque, mas não será um problema se você utilizar um sistema automático para controlá-lo.

A cozinha de motel é um dos principais lugares para a fidelização de clientes e age diretamente nos lucros percebidos pela empresa, eis a importância de organizá-la. Contudo, após a leitura deste artigo, você sabe exatamente qual a ferramenta que permitirá seu bom desempenho.

Entre em contato conosco e conheça o SisMotel, a solução tecnológica que atenderá a todas as necessidades do seu estabelecimento!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

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