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6 cuidados na limpeza de seu motel para garantir um bom atendimento

6 cuidados na limpeza de seu motel para garantir um bom atendimento

Você já deve ter ouvido falar que muitos clientes desconfiam da limpeza de motel, certo? Eles acreditam que os seus colaboradores não têm tempo suficiente para realizar uma limpeza adequada, e isso acaba prejudicando toda a experiência do cliente no seu estabelecimento.

Por isso, garantir a limpeza adequada é essencial para combater essa visão equivocada e criar uma experiência incrível para os clientes, garantindo a satisfação e fidelização deles. Leia agora as nossas dicas e descubra como realizar essa tarefa com excelência!

Quais os cuidados de limpeza de motel para garantir um bom atendimento?

1. Esterilize as suítes

Após a saída do cliente das suas suítes, é essencial que a sua equipe esterilize tudo utilizando os produtos adequados. Todos os móveis e equipamentos devem ser limpos como qualquer outro local de uso público, para evitar a contaminação do próximo cliente.

2. Cuide da água de banheiras e piscinas

As banheiras e piscinas de motéis são um grande atrativo para os clientes, mas também um foco de preocupação. É preciso, portanto, ter atenção especial com essas áreas, para garantir a higiene adequada do seu estabelecimento.

Controle a qualidade da água das suas piscinas e banheiras utilizando os produtos adequados e, sempre que um cliente deixar uma suíte, garanta que a purificação da água seja realizada com excelência.

Além disso, algumas pessoas se preocupam com a água que pode ficar no encanamento das banheiras de hidromassagem, que pode voltar durante o uso do equipamento. Para evitar esse problema, invista em motores auto-drenantes e higienize também a tubulação.

3. Tenha uma lavanderia própria

As toalhas e lençóis do seu motel são outro foco de preocupação dos clientes, devido à possibilidade de contaminação. Nesse caso, investir em uma lavanderia própria, com máquinas modernas e produtos adequados para a completa higienização desses materiais, pode ser a melhor estratégia para o seu estabelecimento.

Além disso, embale cada uma dessas peças de maneira separada e confira a higienização delas antes de levá-las até a suíte. Dessa forma, você evita problemas e constrangimentos com os seus clientes, garantindo maior satisfação das pessoas que frequentam seu estabelecimento (reduzindo riscos de haver problemas em redes sociais, por exemplo).

4. Tenha um checklist e realize vistorias

Crie um checklist de limpeza de motel para a sua equipe de colaboradores, e capacite as camareiras para segui-lo e executar a higienização das suítes com excelência. Depois disso, solicite que um colaborador sempre faça a conferência da limpeza da suíte antes da liberação para o próximo cliente.

5. Planeje o ambiente para facilitar a limpeza

Cortinas, rodapés e tapetes podem ser um grande foco de acúmulo de sujeira e contaminação da sua suíte. Sem contar que eles podem poluir visualmente o ambiente, deixando-o pesado e antiquado.

Portanto, na hora de projetar as suas suítes, busque alternativas a essas e outras mobílias. Desse modo, além de evitar o acúmulo de sujeira, você ainda cria um ambiente mais clean e agradável!

6. Tenha atenção redobrada com o banheiro

O banheiro merece uma atenção redobrada de sua equipe. Alguns cuidados importantes devem ser repassados para funcionários (não utilizar o pano do vaso sanitário na pia é um desses exemplos). Além disso, caso tenha qualquer material para que o cliente utilize, é preciso que eles sejam trocados sempre que houver saída da pessoa do local, mesmo se os itens estiverem intactos.

No vaso sanitário, indicamos lavá-lo e colocar desinfetante. Nos espelhos, para evitar manchas (que deixaria com uma aparência suja, mesmo com toda a limpeza feita), é importante que utilize produtos específicos, como limpador de vidro.

Sistema para motel

E durante a pandemia, quais os cuidados é preciso ter com a limpeza de motel?

Desde março de 2020, estabelecimentos comerciais precisaram adequar seus atendimentos para atender aos protocolos municipais e estaduais para combater a proliferação do novo coronavírus. Quanto à limpeza de motéis, não é diferente. A seguir, trouxemos alguns cuidados importantes que devem ser levados em consideração nesse momento. Confira!

Aumentar a frequência de higienização

Em um contexto como o atual, é importante aumentar a frequência de higienização dos ambientes. Aqui, não nos referimos apenas às suítes, como também aos espaços comuns, principalmente aqueles que as pessoas têm mais contato.

Durante o atendimento presencial, por exemplo, é importante que todo o espaço da recepção seja esterilizado assim que o cliente realizar o pagamento. Além disso, é indicado que os corredores também passem por uma limpeza com mais frequência, uma vez que proporcionará maior segurança aos clientes e credibilidade para o seu negócio.

Reduza itens de decoração

Nas suítes, todas as superfícies devem ser limpas e esterilizadas assim que um cliente sair. Por essa razão, para facilitar o trabalho da equipe e reduzir os riscos de contágio, indicamos que reduza os itens de decoração, justamente para facilitar esse processo.

Adote o uso obrigatório de álcool em gel 70%

Desde o início da pandemia, tornou-se obrigatório o uso de álcool em gel 70% para evitar a proliferação do vírus. Para a limpeza de motel, não deve ser diferente. Além de ser um produto com baixo custo, é incolor, não deixa resíduo nas superfícies e é fácil de manipular.

É importante que, além de todos os ambientes serem higienizados com esse item, que ele também esteja presente nas suítes e nas áreas comuns que os clientes têm acesso.

Adote um protocolo de limpeza

Por fim, recomendamos que a gestão do motel faça um estudo sobre as principais recomendações dos órgãos de saúde. Por meio delas, existe a possibilidade de definir algumas regras importantes para a limpeza do motel, tenha um cronograma pré-estabelecido, além de toda a equipe estar orientada sobre os procedimentos que precisa adotar.

Nesse sentido, não deixe de fazer uma reunião com todos os funcionários (seguindo o distanciamento entre eles), explique a importância de aumentar os cuidados durante esse período e tire as dúvidas que possivelmente possam surgir.

Adote a ozonização de suíte

Como o próprio nome já diz, a ozonização de suítes é feita por meio de ozônio, um importante oxidante que não deixa resíduos, elimina bactérias, além de desodorizar ambientes. Dessa forma, vai garantir maior satisfação de seus clientes, além de mais segurança para o local, uma vez que ozônio age significativamente mais rápido do que outros produtos, como o cloro.

Enfim, garantir uma limpeza de motel de qualidade não é apenas uma recomendação, mas a sua obrigação como proprietário do estabelecimento. Contudo, como vimos aqui, essa não é uma tarefa impossível! Portanto, siga as nossas dicas e invista no fornecimento da melhor experiência para os seus clientes.

Agora, se gostou deste post e tem alguma outra sugestão de limpeza, deixe seu comentário e compartilhe com a gente. Assim, outras pessoas terão a oportunidade de conferir mais dicas para garantir a limpeza de motel.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

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