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​Como criar uma estrutura de custos em um motel? Confira 5 dicas!

​Como criar uma estrutura de custos em um motel? Confira 5 dicas!

Para onde vão os recursos do seu motel? Quais os principais custos e quais são aqueles gastos que podem ser cortados? Se você não sabe como responder a essas perguntas, está na hora de descobrir por meio da realização de uma estrutura de custos.

Se o objetivo é garantir o bom funcionamento do seu motel e a manutenção da saúde financeira do negócio, é essencial que você saiba como controlar e empregar bem os recursos. Para isso, entenda agora como colocar em prática o conceito de estrutura de custos no seu motel!

1. Estude as suas despesas 

Você já possui documentos sobre as suas despesas atuais: são os recibos de pagamento, contas, entre outros. A partir deles, é possível criar um estudo completo do seu motel. Portanto, separe todos os documentos e crie uma forma eficiente de listar as despesas atuais, incluindo a finalidade do gasto, valor e data de pagamento.

2. Classifique as despesas por centros de custos

O seu motel apresenta diversas áreas, como a limpeza e arrumação das suítes, setor de estoque e compras, recepção, manutenção entre outros. Cada um detém responsabilidades específicas, assim como gastos. É daí que vem o conceito de centro de custos.

Centro de custos são áreas de gastos da empresa. A fim de criar uma estrutura de custos para o seu motel, é preciso separar esses centros de acordo com as despesas que você listou.

A partir disso, é possível realizar um planejamento financeiro independente para cada centro de custos e identificar quais são aqueles gastos que podem ser reduzidos. Também é importante estipular um teto de gastos para cada centro.

3. Defina prioridade para as análises 

Com os centros de custos definidos e as despesas separadas, é hora de analisar cada um deles de acordo com as suas prioridades.

Você pode, por exemplo, começar por aquelas despesas que geram mais gastos para o motel, como conta de luz e de lavanderia. Também é possível priorizar aquelas que podem ser renegociadas, como os produtos adquiridos com fornecedores. Portanto, defina as prioridades e inicie as suas análises.

4. Documente as informações em um sistema 

É essencial que você tenha controle do processo ao longo do tempo a fim de criar uma estrutura de custos para o motel. Assim, escolha um sistema para realizar a documentação de tudo.

Aqui vale analisar as suas necessidades para escolher o melhor sistema. Apesar de pouco indicado, muitas pessoas documentam essas informações em cadernos direcionados especificamente para isso. Também é possível realizar esse processo utilizando planilhas e, até mesmo, softwares desenvolvidos para o setor moteleiro.

5. Repita as análises periodicamente

Não adianta criar uma estrutura de custos sem a revisão periódica das suas despesas. Portanto, determine uma frequência específica para realizar o processo novamente e revise os seus documentos ao longo do tempo.

Entender quais são os gastos e despesas do seu motel é essencial para manter a saúde financeira do negócio. Para isso, a estrutura de custos é a sua maior aliada. Aproveite para investir nesse processo agora mesmo e lembre-se de que um software pode ser a melhor opção, uma vez que ele automatiza o processo de controle de despesas, garantindo organização e evitando falhas humanas.

E uma dica importante: Jamais misture as despesas do motel com os gastos pessoais. Esse é um erro comum de muitos gestores e que pode colocar a saúde financeira da empresa em risco.

Ficou com alguma dúvida? Então, aproveite para deixar um comentário abaixo!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

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