• Home
  • Blog
  • Como o dashboard gerencial pode ajudar na gestão do seu motel?

Como o dashboard gerencial pode ajudar na gestão do seu motel?

Você já sabe que, para garantir a competitividade e sucesso do seu motel, é essencial investir no planejamento estratégico do negócio e em boas práticas de gestão. Nesse aspecto, o investimento em ferramentas de gestão pode ser um dos grandes aliados do seu negócio.

Isso porque, ao investir em automação, é possível assegurar que todos os processos serão feitos com segurança e confiança, muitas vezes sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, de forma totalmente automática. Com isso, você ganha segurança e agilidade, economizando em diversas formas, como fraudes, erros humanos e tempo investido nos processos de gestão.

O dashboard gerencial é uma das ferramentas de automação que podem ser utilizadas no seu motel. Descubra agora como ele funciona e quais os seus benefícios no planejamento estratégico moteleiro!

O Sismotel Analytics e o seu dashboard gerencial

O Sismotel Analytics é um dos módulos que compõem o Sismotel, o software de gestão desenvolvido exclusivamente para o setor moteleiro pela Microtecs. Entre suas várias funcionalidades, está o dashboard gerencial.

Começando pelo princípio, o Sismotel Analytics é um módulo no qual você é capaz de analisar todos os dados do seu motel e, até mesmo, da sua rede, tudo de forma rápida e segura, facilitando o seu trabalho. Ele é composto por uma série de gráficos e relatórios que possuem informações indispensáveis para a tomada de decisão.

O dashboard gerencial é, portanto, esse painel com todos os dados do seu negócio. Ele mostra, por exemplo, quais são as principais informações do turno atual e os resultados acumulados ao longo do dia. Também possui gráficos diários, semanais e mensais sobre o faturamento, quantidade de entrada e saída por categorias das suítes, horários de entrada e saída de clientes, mapa de calor, painel de suítes em tempo real, entre outros.

Tudo isso é apresentado de forma bastante visual. Ou seja, você bate o olho no dashboard e já consegue ter uma visão ampla do funcionamento do motel e dos seus resultados ao longo do dia, semana ou mês.

As vantagens que o dashboard gerencial oferece para o seu motel

Como você já deve imaginar, os benefícios de implementar o dashboard gerencial no seu motel são muitos. O principal deles é a economia, tanto de tempo quanto de recursos. Afinal, o sistema realiza uma série de processos de gestão essenciais para o funcionamento do negócio de forma automática, sem a necessidade de qualquer intervenção humana.

Isso é o que acontece com o cálculo do faturamento e do fluxo de caixa, por exemplo. Um processo que você precisaria investir tempo e energia pode ser feito diretamente pelo Sismotel, o que permite que você acompanhe indicadores importantes e registre todas essas informações sem a necessidade de gastar tempo para realizar os cálculos necessários.

Porém, os benefícios não param por aí! O sistema oferece maior segurança e qualidade dos processos, uma vez que você está menos sujeito a erro humano na hora de registrar informações ou calcular indicadores.

Segundo Giusan e Fabrício, da equipe Microtecs:

Todas as funcionalidades têm o objetivo de trazer segurança, redução de custos, aumento de produtividade e praticidade. O Sismotel é um software que está em constante evolução para atender às novas demandas do mercado moteleiro.”

Os diferenciais do dashboard gerencial do Sismotel

A Microtecs, desenvolvedora do Sismotel, se destaca no mercado moteleiro há alguns anos por diversos motivos. Isso porque a empresa oferece um ótimo atendimento para os clientes e suporte eficiente no que se refere a questões relacionadas ao uso do software. Além disso, o Sismotel é pioneiro em reservas online e está recheado de produtos inovadores para facilitar a sua vida como moteleiro!

Alguns dos diferenciais do Sismotel são:

  • é um software e fácil instalação e manutenção;
  • o dashboard é bastante visual, o que facilita na hora de gerar relatórios e buscar indicadores;
  • possibilidade de acesso pelo celular, o que dá mobilidade. Afinal, você consegue controlar as operações do seu motel à qualquer hora, de qualquer lugar;
  • fácil de ser utilizado pelos colaboradores e gestores.

Como o dashboard gerencial pode ajudar no planejamento estratégico do seu motel

Diante de tantas vantagens do uso do Sismotel e, principalmente, do dashboard gerencial do Sismotel Analytics, é hora de descobrir como ele pode ajudar no planejamento estratégico do seu estabelecimento.

O primeiro benefício nesse aspecto é o fato de que o dashboard oferece uma série de informações importantes para a tomada de decisão sobre o futuro do negócio. Você pode consultar, por exemplo, a evolução do faturamento do seu motel, os top 10 produtos mais vendidos, as suas despesas totais e, até mesmo, comparar cada um dos motéis com os outros estabelecimentos da sua rede.

Com esses dados em mãos, você consegue identificar quais são os pontos fortes do negócio, problemas, gastos desnecessários e obstáculos para o seu crescimento. É capaz de entender o que está impedindo o seu motel de alcançar novos patamares e, com isso, traçar uma estratégia adequada à realidade do estabelecimento.

Um exemplo é a gestão das promoções. Ao observar o dashboard gerencial você é capaz de identificar, por meio do mapa de calor, que existem horários e dias de baixo fluxo de clientes. Nesses momentos, o seu motel está gerando despesa, com energia elétrica e funcionários, mas não está obtendo receitas. Portanto, você pode aproveitar essa informação para tomar a decisão de oferecer promoções para esses dias e horários e, com isso, aumentar o fluxo de clientes.

Como você pôde perceber, o dashboard de gestão é uma funcionalidade do Sismotel Analytics que pode ser seu grande aliado na hora de tomar decisões e, até mesmo, gerenciar o planejamento estratégico do seu motel. Além disso, ele ainda ajuda na economia de tempo e recursos do motel e é capaz de ajudar a melhorar o controle de processo e evitar fraudes.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça mais funcionalidade do Sismotel!

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

Quero enviar um depoimento