• Home
  • Blog
  • Desinfecção e esterilização: quais são as diferenças?

Desinfecção e esterilização: quais são as diferenças?

Desinfecção e esterilização quais são as diferenças

Quando o assunto é desinfecção e esterilização, muitas pessoas confundem os dois processos por não saberem que, embora os termos sejam parecidos e tenham a ver com o ato de higienizar, existem grandes diferenças entre eles.

No contexto da gestão de um motel, que é um tipo de estabelecimento que necessita de procedimentos de higienização rigorosos para garantir a segurança de seus clientes e evitar problemas com a vigilância sanitária, é fundamental entender precisamente sobre o assunto.

Pensando nisso, elaboramos este post com uma série de informações importantes que você precisa saber sobre desinfecção e esterilização, como são realizadas e por que são tão necessárias para um motel. Confira agora!

Quais as diferenças entre desinfecção e esterilização?

Os cuidados com a limpeza dos objetos do motel, como lençóis, camas, colchões, banheiros e tudo mais que há nos cômodos, são essenciais para evitar contaminações e problemas sérios com a legislação. Por isso, a desinfecção e esterilização são processos fundamentais que devem ser realizados rigorosamente no estabelecimento. Entretanto, será que você conhece a diferença entre cada um?

Desinfecção

É um procedimento de higienização capaz de eliminar uma grande parcela dos microrganismos presentes nos objetos e superfícies, se comparado a uma limpeza comum. Os principais elementos utilizados para realizá-la são o álcool e o cloro, em especial por conta da toxidade dos vírus e bactérias.

A desinfecção é recomendada em ambientes e objetos nos quais ocorre maior acúmulo de bactérias, como vasos sanitários, pias de cozinha, toalhas de banho, lençóis, entre outros.

Esterilização

Sem dúvida, muito mais eficiente e completa para eliminar microrganismos, a esterilização pode ser realizada por diferentes métodos. Um deles é por meio da alta temperatura (lavagem a seco), no qual é preciso que o tempo de exposição ao calor seja maior para que se alcance o objetivo.

Esse tipo de higienização também é comumente realizada em hospitais e salões de beleza, ou seja, ambientes que exigem uma limpeza de materiais que terão contato direto com a pele das pessoas.

Em um motel, é altamente indicado pelo fato de eliminar todas as formas de vida — fungos, esporos, vírus e bactérias — presentes nos objetos dos cômodos e itens utilizados para preparar as refeições servidas aos hóspedes.

Como os procedimentos devem ser realizados?

Para evitar quaisquer problemas com a vigilância sanitária, é imprescindível que os processos de desinfecção e esterilização sejam realizados com o acompanhamento de um especialista que indicará a maneira correta sobre os índices de tempo e temperatura para uma limpeza segura.

Por exemplo, objetos e superfícies que não têm problemas com umidade, a esterilização a vapor poder ser feita, pois é uma forma barata e eficiente para higienizar diversos tipos de materiais que se encontram em um motel.

Por que é importante saber realizar esses processos na higienização de um motel?

Porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é altamente rigorosa com a qualidade da higiene no setor de motelaria. Para que você tenha uma ideia, a própria agência fornece um documento orientando os gestores desse tipo de estabelecimento sobre como os processos de desinfecção e esterilização devem ser realizados para eliminar vírus e bactérias e, é claro, problemas com a legislação sejam evitados.

As informações abordadas neste conteúdo foram úteis para você? Então, provavelmente você se interessará também por nosso artigo com os pontos mais importantes sobre legislação de motel!

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

Quero enviar um depoimento