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Desvende 6 principais mitos sobre motéis

Há alguns anos, os motéis brasileiros vêm passando por um processo de modernização com inspiração no setor hoteleiro e visando atingir a alta qualidade dos serviços. Mas, mesmo com essa mudança de conceito, ainda há clientes que veem os motéis de forma mais tradicional, acreditando em mitos sobre esses locais que estão mais relacionados ao seu modelo anterior.

Os principais mitos sobre motéis que deixam dúvidas para os clientes estão relacionados à piscina, hidros, enxovais e cozinhas. Entender quais são esses questionamentos e como solucioná-los é essencial na hora de conquistar clientes, melhorar os serviços oferecidos e evoluir o motel para a Nova Motelaria.

Quer saber quais são esses principais mitos? Então continue a leitura e desvende cada um deles!

1. Piscinas de motéis não são seguras

Alguns clientes ainda acreditam que as piscinas dos motéis não são seguras ou limpas o suficiente para serem utilizadas. Dessa forma, acabam por não aproveitar essa comodidade, optando por quartos mais simples e sem desfrutar de tudo que o seu motel tem para oferecer.

Vale lembrar que as piscinas são seguras, já que recebem o mesmo tratamento de piscinas de clubes, hotéis, SPAs, academias e condomínios. Deixe claro para os clientes que a água é tratada regularmente, com uso cloro e outros produtos adequados para a limpeza, seguindo o que é determinado pela legislação específica vigente.

Também é importante salientar que os filtros ficam ligados 24 horas por dia, todos os dias da semana. Vale destacar ainda que, no caso dos motéis, a rotatividade na piscina é menor, se comparada a outros locais, que têm as suas piscinas utilizadas por um grande número de banhistas.

2. É necessário despejar a água antes de usar a hidro

Outro mito que ronda os motéis está relacionado às hidros. Muitos clientes acreditam que, antes de utilizá-las, é necessário despejar água, jogando-a fora. Dessa forma, além criarem um transtorno para si mesmos, os clientes ainda desperdiçam água, aumentando os custos operacionais do estabelecimento.

Para desfazer esse mito, é importante deixar claro que as hidros são sempre higienizadas e esterilizadas em dois processos. A primeira etapa é a higienização da tubulação com um produto a base de cloro. Em um segundo momento, é feita a esterilização de toda a superfície da banheira, utilizando os mesmos padrões empregados nas hidros de hotéis, pousadas e SPAs.

3. Motel tem conotação exclusivamente sexual

Se, por muito tempo, os motéis eram considerados espaços com conotação exclusivamente sexual, hoje esse conceito está sendo substituído pelo Private Urban Resort. Isso significa que os letreiros de néon, paredes vermelhas em tons chamativos, carpetes e camas redondas e decoração erótica estão sendo substituídas por uma decoração mais clean, com diversas outras opções de lazer dentro do estabelecimento.

Os motéis estão se posicionando como espaços para fugir da realidade das grandes cidades, destinados a quem quer se sentir de férias sem precisar sair da região na qual reside. Há motéis que oferecem, por exemplo, passeios de helicóptero e de carros de luxo como opção de lazer. Outros disponibilizam cinema 4D em suas suítes e é possível, inclusive, realizar festas no estabelecimento.

Dessa forma, o motel perde a sua identidade de local próprio apenas ao sexo e vai se aproximando do setor hoteleiro, identificando-se como um local destinado à fuga da rotina, mesmo que por apenas algumas horas.

4. Não se pode fazer uma boa refeição no motel

No mesmo movimento de modernização que faz com que os motéis comecem a oferecer experiências diferentes para os seus clientes, a cozinha também vem mudando de cara, quebrando o mito de que você não consegue fazer uma boa refeição em um motel. Na verdade, alguns dos melhores motéis do Brasil contrataram chefes de renome para criar os seus cardápios, dispondo de estruturas profissionais equiparadas a grandes restaurantes.

Dessa forma, vale lembrar que é possível, sim, oferecer refeições de qualidade no motel. Os seus clientes podem desfrutar de menus completos e bem elaborados, com pratos deliciosos. Além disso, é importante ressaltar que a cozinha do motel funciona 24 horas e apresenta opções variadas de lanches e refeições completas — bem como sobremesas, opções de drinks e cartas de vinhos.

5. A higienização do quarto não é adequada

Muitos clientes têm resistência com o motel por acreditar que a higienização das suítes não é apropriada. Esse é um grande mito sobre motéis, principalmente na atualidade, quando há diversos equipamentos capazes de esterilizar todos os objetos e mobílias das suítes com eficiência e agilidade.

Vale explicar para os clientes que os enxovais são totalmente substituídos após o checkout. Na maioria dos casos, são higienizados em lavanderias especializadas, podendo também serem lavados no próprio estabelecimento — o que ocorre apenas quando há estrutura adequada, que garanta a total higienização e limpeza do enxoval.

Além disso, os quartos são totalmente esterilizados com produtos apropriados e, até mesmo, máquinas indicadas para isso. Sempre há a verificação de limpeza, garantindo que o cliente encontrará a suíte em perfeito estado.

6. Não é possível garantir a privacidade

Mesmo sabendo que as suítes são totalmente sigilosas e que a privacidade é um ponto de atenção importante no setor moteleiro, muitos clientes se sentem constrangidos ao frequentar esses estabelecimentos, principalmente devido ao contato com a recepcionista. Esse é um outro mito que deve ser quebrado!

Afinal, hoje existem softwares capazes de garantir que não haverá nenhuma interação entre funcionários e clientes do motel. É possível automatizar todos os processos, desde a escolha da suíte até a saída e verificação do cliente, de forma a garantir total sigilo e privacidade. Utilizar essa tecnologia e divulgá-la para os clientes permite que eles se sintam mais à vontade e confortáveis para frequentar o estabelecimento.

Como você pôde perceber, existem diversos mitos que rondam o setor moteleiro. Combatê-los é essencial para que os clientes tenham mais clareza sobre como funciona o motel, bem como desfrutem de segurança, privacidade e conforto ao frequentar esse estabelecimento. Portanto, aproveite para desfazer esses mitos sobre motéis e receber mais clientes no seu negócio!

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

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