Desvende 6 principais mitos sobre motéis
Há alguns anos, os motéis brasileiros vêm passando por um processo de modernização com inspiração no setor hoteleiro e visando atingir a alta qualidade dos serviços. Mas, mesmo com essa mudança de conceito, ainda há clientes que veem os motéis de forma mais tradicional, acreditando em mitos sobre esses locais que estão mais relacionados ao seu modelo anterior.
Os principais mitos sobre motéis que deixam dúvidas para os clientes estão relacionados à piscina, hidros, enxovais e cozinhas. Entender quais são esses questionamentos e como solucioná-los é essencial na hora de conquistar clientes, melhorar os serviços oferecidos e evoluir o motel para a Nova Motelaria.
Quer saber quais são esses principais mitos? Então continue a leitura e desvende cada um deles!
1. Piscinas de motéis não são seguras
Alguns clientes ainda acreditam que as piscinas dos motéis não são seguras ou limpas o suficiente para serem utilizadas. Dessa forma, acabam por não aproveitar essa comodidade, optando por quartos mais simples e sem desfrutar de tudo que o seu motel tem para oferecer.
Vale lembrar que as piscinas são seguras, já que recebem o mesmo tratamento de piscinas de clubes, hotéis, SPAs, academias e condomínios. Deixe claro para os clientes que a água é tratada regularmente, com uso cloro e outros produtos adequados para a limpeza, seguindo o que é determinado pela legislação específica vigente.
Também é importante salientar que os filtros ficam ligados 24 horas por dia, todos os dias da semana. Vale destacar ainda que, no caso dos motéis, a rotatividade na piscina é menor, se comparada a outros locais, que têm as suas piscinas utilizadas por um grande número de banhistas.
2. É necessário despejar a água antes de usar a hidro
Outro mito que ronda os motéis está relacionado às hidros. Muitos clientes acreditam que, antes de utilizá-las, é necessário despejar água, jogando-a fora. Dessa forma, além criarem um transtorno para si mesmos, os clientes ainda desperdiçam água, aumentando os custos operacionais do estabelecimento.
Para desfazer esse mito, é importante deixar claro que as hidros são sempre higienizadas e esterilizadas em dois processos. A primeira etapa é a higienização da tubulação com um produto a base de cloro. Em um segundo momento, é feita a esterilização de toda a superfície da banheira, utilizando os mesmos padrões empregados nas hidros de hotéis, pousadas e SPAs.
3. Motel tem conotação exclusivamente sexual
Se, por muito tempo, os motéis eram considerados espaços com conotação exclusivamente sexual, hoje esse conceito está sendo substituído pelo Private Urban Resort. Isso significa que os letreiros de néon, paredes vermelhas em tons chamativos, carpetes e camas redondas e decoração erótica estão sendo substituídas por uma decoração mais clean, com diversas outras opções de lazer dentro do estabelecimento.
Os motéis estão se posicionando como espaços para fugir da realidade das grandes cidades, destinados a quem quer se sentir de férias sem precisar sair da região na qual reside. Há motéis que oferecem, por exemplo, passeios de helicóptero e de carros de luxo como opção de lazer. Outros disponibilizam cinema 4D em suas suítes e é possível, inclusive, realizar festas no estabelecimento.
Dessa forma, o motel perde a sua identidade de local próprio apenas ao sexo e vai se aproximando do setor hoteleiro, identificando-se como um local destinado à fuga da rotina, mesmo que por apenas algumas horas.
4. Não se pode fazer uma boa refeição no motel
No mesmo movimento de modernização que faz com que os motéis comecem a oferecer experiências diferentes para os seus clientes, a cozinha também vem mudando de cara, quebrando o mito de que você não consegue fazer uma boa refeição em um motel. Na verdade, alguns dos melhores motéis do Brasil contrataram chefes de renome para criar os seus cardápios, dispondo de estruturas profissionais equiparadas a grandes restaurantes.
Dessa forma, vale lembrar que é possível, sim, oferecer refeições de qualidade no motel. Os seus clientes podem desfrutar de menus completos e bem elaborados, com pratos deliciosos. Além disso, é importante ressaltar que a cozinha do motel funciona 24 horas e apresenta opções variadas de lanches e refeições completas — bem como sobremesas, opções de drinks e cartas de vinhos.
5. A higienização do quarto não é adequada
Muitos clientes têm resistência com o motel por acreditar que a higienização das suítes não é apropriada. Esse é um grande mito sobre motéis, principalmente na atualidade, quando há diversos equipamentos capazes de esterilizar todos os objetos e mobílias das suítes com eficiência e agilidade.
Vale explicar para os clientes que os enxovais são totalmente substituídos após o checkout. Na maioria dos casos, são higienizados em lavanderias especializadas, podendo também serem lavados no próprio estabelecimento — o que ocorre apenas quando há estrutura adequada, que garanta a total higienização e limpeza do enxoval.
Além disso, os quartos são totalmente esterilizados com produtos apropriados e, até mesmo, máquinas indicadas para isso. Sempre há a verificação de limpeza, garantindo que o cliente encontrará a suíte em perfeito estado.
6. Não é possível garantir a privacidade
Mesmo sabendo que as suítes são totalmente sigilosas e que a privacidade é um ponto de atenção importante no setor moteleiro, muitos clientes se sentem constrangidos ao frequentar esses estabelecimentos, principalmente devido ao contato com a recepcionista. Esse é um outro mito que deve ser quebrado!
Afinal, hoje existem softwares capazes de garantir que não haverá nenhuma interação entre funcionários e clientes do motel. É possível automatizar todos os processos, desde a escolha da suíte até a saída e verificação do cliente, de forma a garantir total sigilo e privacidade. Utilizar essa tecnologia e divulgá-la para os clientes permite que eles se sintam mais à vontade e confortáveis para frequentar o estabelecimento.
Como você pôde perceber, existem diversos mitos que rondam o setor moteleiro. Combatê-los é essencial para que os clientes tenham mais clareza sobre como funciona o motel, bem como desfrutem de segurança, privacidade e conforto ao frequentar esse estabelecimento. Portanto, aproveite para desfazer esses mitos sobre motéis e receber mais clientes no seu negócio!
Gostou do artigo? Quer ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos? Então siga a Sismotel nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube, Twitter, Linkedin e Instagram.