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Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, o que não fazer?

Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, o que não fazer?

Um verdadeiro líder é capaz de colocar a empresa no caminho certo, contribuindo para o desenvolvimento da equipe e estimulando-a à ação. Por isso, é importante conhecer algumas dicas de liderança e entender o que se deve e, principalmente, o que não se deve fazer.

Pensando nisso, criamos este post com 6 dicas de liderança incríveis! Continue a leitura e confira!

Afinal, o que faz um verdadeiro líder?

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que nem todo chefe é um líder, assim como o contrário também é válido. Existem líderes que não ocupam um cargo de comando dentro da empresa, mas possuem seguidores ávidos. Para ser considerado um líder, mais do que poder de comando, é preciso competência para influenciar outras pessoas.

Essa influência é construída ao se tornar um referencial no que faz, alguém exemplar e que inspira resultados exponenciais. Por isso, a primeira lição é simples: seja o exemplo que deseja ver. O sucesso da liderança pode ser construído a partir desse ponto.

As 3 principais atitudes positivas

Quais são as características dos líderes mais bem-sucedidos? Certamente são muitas. É possível falar sobre a capacidade de se comunicar adequadamente e de ter clareza no que diz respeito ao seu propósito de atuação. Veja, agora, 3 atitudes positivas muito importantes:

  1. Atuar como um protagonista: é preciso desenvolver a competência de assumir responsabilidades, de se posicionar à frente do grupo e abraçar o que deve ser feito. Todo líder é um protagonista, observado e respeitado pelos outros à sua volta.
  2. Possuir habilidades interpessoais: um bom líder sabe conectar pessoas, fazendo com que elas atuem de forma conjunta para alcançar metas. Além disso, consegue lidar com conflitos, contribuindo para que sua equipe seja mais unida.
  3. Transpirar ousadia e insatisfação: todo líder de alta performance não deve se acomodar, pois sabe que pode (e deve) alcançar resultados ainda maiores. Para tanto, é preciso abraçar inovações, tecnologias e ferramentas que possam auxiliá-lo.

As 3 principais atitudes negativas

Algumas situações precisam ser evitadas no dia a dia dos líderes, como a baixa autoestima ou o medo de correr riscos calculados. Muitas vezes, as fraquezas de um líder se refletem na equipe, por isso é indispensável eliminá-las. Veja as principais atitudes negativas:

  1. Falta de disciplina: todo líder deve saber gerenciar adequadamente o seu tempo, focando no que é importante. Para tanto, precisa ter disciplina. O líder deve ser o primeiro a chegar e o último a sair da empresa.
  2. Pouca ou nenhuma empatia: não saber se colocar no lugar dos outros e ouvir seus problemas é um grande erro. Hoje, o líder também desempenha o papel de mentor, ouvindo a equipe e dando bons conselhos.
  3. Baixa inteligência contextual: essa característica refere-se à capacidade de fazer escolhas analisando tudo a sua volta. Na ausência dela, um líder não consegue adotar uma postura adequada à situação em que se encontra num determinado momento.

Ao fazer uso das dicas citadas em seu dia a dia, você vai poder atuar de forma mais estratégica, assertiva e produtiva. Logo, será um líder de destaque!

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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