Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, o que não fazer?
Um verdadeiro líder é capaz de colocar a empresa no caminho certo, contribuindo para o desenvolvimento da equipe e estimulando-a à ação. Por isso, é importante conhecer algumas dicas de liderança e entender o que se deve e, principalmente, o que não se deve fazer.
Pensando nisso, criamos este post com 6 dicas de liderança incríveis! Continue a leitura e confira!
Afinal, o que faz um verdadeiro líder?
Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que nem todo chefe é um líder, assim como o contrário também é válido. Existem líderes que não ocupam um cargo de comando dentro da empresa, mas possuem seguidores ávidos. Para ser considerado um líder, mais do que poder de comando, é preciso competência para influenciar outras pessoas.
Essa influência é construída ao se tornar um referencial no que faz, alguém exemplar e que inspira resultados exponenciais. Por isso, a primeira lição é simples: seja o exemplo que deseja ver. O sucesso da liderança pode ser construído a partir desse ponto.
As 3 principais atitudes positivas
Quais são as características dos líderes mais bem-sucedidos? Certamente são muitas. É possível falar sobre a capacidade de se comunicar adequadamente e de ter clareza no que diz respeito ao seu propósito de atuação. Veja, agora, 3 atitudes positivas muito importantes:
- Atuar como um protagonista: é preciso desenvolver a competência de assumir responsabilidades, de se posicionar à frente do grupo e abraçar o que deve ser feito. Todo líder é um protagonista, observado e respeitado pelos outros à sua volta.
- Possuir habilidades interpessoais: um bom líder sabe conectar pessoas, fazendo com que elas atuem de forma conjunta para alcançar metas. Além disso, consegue lidar com conflitos, contribuindo para que sua equipe seja mais unida.
- Transpirar ousadia e insatisfação: todo líder de alta performance não deve se acomodar, pois sabe que pode (e deve) alcançar resultados ainda maiores. Para tanto, é preciso abraçar inovações, tecnologias e ferramentas que possam auxiliá-lo.
As 3 principais atitudes negativas
Algumas situações precisam ser evitadas no dia a dia dos líderes, como a baixa autoestima ou o medo de correr riscos calculados. Muitas vezes, as fraquezas de um líder se refletem na equipe, por isso é indispensável eliminá-las. Veja as principais atitudes negativas:
- Falta de disciplina: todo líder deve saber gerenciar adequadamente o seu tempo, focando no que é importante. Para tanto, precisa ter disciplina. O líder deve ser o primeiro a chegar e o último a sair da empresa.
- Pouca ou nenhuma empatia: não saber se colocar no lugar dos outros e ouvir seus problemas é um grande erro. Hoje, o líder também desempenha o papel de mentor, ouvindo a equipe e dando bons conselhos.
- Baixa inteligência contextual: essa característica refere-se à capacidade de fazer escolhas analisando tudo a sua volta. Na ausência dela, um líder não consegue adotar uma postura adequada à situação em que se encontra num determinado momento.
Ao fazer uso das dicas citadas em seu dia a dia, você vai poder atuar de forma mais estratégica, assertiva e produtiva. Logo, será um líder de destaque!
Gostou do nosso conteúdo sobre dicas de liderança? Então nos siga no Facebook e no Twitter e fique por dentro de outros assuntos como esse!