• Home
  • Blog
  • 9 dicas para diminuir gastos com energia em motéis

9 dicas para diminuir gastos com energia em motéis

9 dicas para diminuir gastos com energia em motéis

Diminuir a conta de luz em um motel é uma ótima estratégia para economizar custos e potencializar os lucros do seu negócio. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, em um ambiente onde o entretenimento dos clientes é o foco principal, a redução de energia sempre fica em segundo plano. No entanto, existem alguns segredos que podem ajudar a proporcionar o mesmo conforto e descontração sem comprometer suas finanças.

Felizmente, a energia elétrica pode ser reduzida de diferentes formas dentro de um motel, a começar pela troca de alguns equipamentos mais eficientes, como as lâmpadas tradicionais pelas de LED, por exemplo. Ainda que seja necessário um novo investimento, os resultados com a conta do final do mês podem ser surpreendentes do ponto de vista econômico.

Quer descobrir quais são as soluções para reduzir os gastos com energia? Então, acompanhe as nossas dicas!

1. Troque as lâmpadas convencionais por LED

Para quem está interessado em economizar energia, a troca de lâmpadas convencionais por LED é o primeiro passo para reduzir os gastos. Por conter mercúrio em sua composição, essas versões incandescentes consomem uma quantidade menor de força, ao contrário das comuns.

Ainda que as LED sejam mais caras, o investimento vale a pena para a economia no seu motel, uma vez que podem gerar uma redução de até 70% do consumo geral de energia elétrica.

Portanto, comece fazendo essa substituição para diminuir os gastos com energia do seu motel.

2. Utilize claraboias

Já pensou em economizar energia com o uso de claraboias nos corredores e suítes do seu motel? Pois saiba que essa é uma ótima opção. Além de ventilar o local, essa solução chega a iluminar até 8 vezes mais do que uma janela convencional. Com isso, você aproveita a luz solar e evita o desperdício com lâmpadas acesas durante o dia.

Nesse caso, a sugestão é pesquisar lugares estratégicos, como os corredores de serviço, por exemplo, a fim de aproveitar bem esse benefício. Além disso, incorporar claraboias nas suítes pode ser uma ótima forma de investir na decoração ao mesmo tempo em que economiza energia elétrica.

3. Opte por aquecedores de água

O chuveiro é o grande vilão quando se trata de consumo de energia elétrica. Contudo, instalar aquecedores de água, como um boiler, é uma saída interessante, principalmente para os motéis que têm muitas suítes e, consequente, chuveiros.

Porém, lembre-se de instalar sempre o aparelho próximo dos pontos de consumo e pesquisar modelos que estejam de acordo com necessidade.

4. Automatize os aparelhos

Você já pensou em automatizar uma série de equipamentos e aparelhos do seu motel? Esse processo pode ajudar a lidar com clientes e colaboradores que desperdiçam energia elétrica com frequência, com isso você é capaz de reduzir custos.

Para implementar essa estratégia, você pode contar com a ajuda de softwares para inserir temporizadores, permitindo que cada aparelho funcione mediante determinado tempo. Além disso, existem programas mais sofisticados que controlam toda a energia elétrica da suíte, bloqueando-a quando estiver vazia. Ou seja, a eletricidade só consegue ser ativada quando a entrada da suíte é registrada no sistema.

Outra sugestão é instalar sensores de presença nos corredores. Com isso você reduz o consumo de energia, já que as lâmpadas só serão ativadas automaticamente quando alguém transitar pelo local.

5. Cuide do ar-condicionado das suítes

Além de automatizar o aparelho, desligando quando não tiver hóspedes na suíte, é necessário tomar alguns cuidados com relação à manutenção do ar-condicionado. Isso porque, quando o equipamento não está em bom estado de uso, consome muito mais energia elétrica.

Para evitar essa situação você precisa limpar sempre os filtros, já que a sujeira pode impedir a circulação do ar. Além disso, avalie a condição periodicamente por meio de manutenções profissionais, para identificar problemas e evitar que o equipamento consuma mais eletricidade.

6. Oriente os clientes

Os seus clientes podem, sem perceber, aumentar o consumo de energia do seu estabelecimento sem necessidade. Isso acontece quando deixam luzes acesas, televisão ligada, chuveiro funcionando sem ninguém dentro, entre outros comportamentos.

Para resolver esse problema, você pode investir na orientação dos clientes. Crie panfletos com dicas sobre como evitar o desperdício de energia. Aproveite para dar outras instruções sobre formas de preservar o meio ambiente, tanto dentro quanto fora do motel.

7. Revise a parte elétrica do estabelecimento

Um dos vilões do gasto com energia em motéis está oculto, atrás das paredes das suas suítes, na estrutura elétrica do estabelecimento. Caixas mal posicionadas, fios desencapados e outros problemas não só aumentam o consumo, mas também apresentam riscos para o seu estabelecimento como um todo.

Para resolver esse problema, é necessário fazer uma revisão completa no estabelecimento. Contrate um profissional de confiança e solicite que ele diagnostique a estrutura elétrica do seu motel, identificando e solucionando problemas de forma a economizar energia e evitar acidentes.

8. Capacite os colaboradores

Os seus colaboradores podem ser os maiores aliados na economia de energia elétrica do seu motel. Isso porque eles utilizam uma grande parte dos equipamentos e estrutura do estabelecimento diariamente e, dessa forma, pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença.

Portanto, conscientize a equipe para o uso consciente de energia. Solicite que apaguem as luzes quando deixarem os cômodos e evitem ligar aparelhos (como o ar-condicionado de suítes) sem necessidade. Além disso, é importante também capacitar a equipe sobre a melhor forma de utilizar cada um dos equipamentos, principalmente de limpeza, de forma a agilizar o trabalho e evitar desperdício de energia por sobrecarga.

9. Controle os processos

Uma boa gestão é fundamental para diminuir os gastos com energia em motéis. Isso porque, quando mais produtiva for a equipe, maior é o aproveitamento da eletricidade utilizada em cada um deles. E é exatamente uma boa gestão que possibilita que tudo isso aconteça.

Portanto, mapeie e controle os processos do seu motel. Além disso, alie a gestão de processos ao setor financeiro do negócio buscando identificar quais são aqueles que mais gastam energia elétrica e qual a melhor forma de reduzir esse consumo.

A energia elétrica é um dos maiores gastos de uma empresa desse segmento. Porém, existem várias maneiras de diminuir os custos, desde que você tome decisões estratégicas para o negócio. Com essas dicas, você está pronto para economizar e, além de tornar o seu motel mais sustentável, potencializar os lucros e o crescimento do estabelecimento!

Gostou do nosso artigo sobre como diminuir a conta de luz no seu motel? Então aproveite para descobrir uma tecnologia que pode revolucionar esse aspecto do seu empreendimento com o nosso próximo artigo.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento