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5 dicas ideais para conquistar a eficiência operacional do seu motel

5 dicas ideais para conquistar a eficiência operacional do seu motel

Quando falamos em eficiência operacional nos referimos ao aprimoramento dos processos da empresa para que ela possa alcançar seus objetivos. Ou seja, ela indicará a capacidade que o seu motel tem de oferecer seus serviços aos clientes com a máxima economia sem que a qualidade seja prejudicada.

Ao implementar a eficiência operacional será possível conhecer melhor os processos do seu motel, podendo identificar problemas rapidamente e, ao mesmo tempo, encontrar soluções ágeis para melhorar os resultados do seu negócio.

A seguir, apresentamos 5 dicas muito importantes para você conquistar a eficiência operacional do seu motel sem acarretar prejuízos.

1. Tenha um bom planejamento financeiro

Como a eficiência operacional exige a redução de custos é muito importante que o seu motel tenha um bom planejamento financeiro para não prejudicar seu fluxo de caixa, do contrário, você poderá “cortar” recursos importantes que auxiliam no crescimento do seu negócio.

Opte sempre por orçamentos enxutos e, se possível, renove-os todos os meses. Observe até mesmo as pequenas variações para entender se existem gargalos que precisam ser eliminados.

2. Padronize os processos

A padronização de processos permite que o seu motel reduza custos e, ao mesmo tempo, minimize erros que comprometem a imagem do negócio no mercado. Com as mesmas orientações a serem seguidas, seu time consegue cumprir diretrizes enxutas e que dão excelentes resultados.

Nesse caso, a produtividade de seus colaboradores também é beneficiada, uma vez que eles não precisarão interromper suas tarefas para entender o que deve ser feito, já que as etapas de cada processo estarão definidas.

3. Identifique gargalos nos processos internos

Avaliar o desempenho de cada processo interno do seu motel ajudará a identificar gargalos que comprometem uma boa gestão e, consequentemente, a eficiência operacional. Portanto, é necessário mapear todas as atividades e, inclusive, os responsáveis por cada uma delas.

Ao identificar o problema, você consegue elaborar planos de ação eficazes para melhorar seu desempenho e entregar um serviço de qualidade aos seus clientes.

4. Otimize os custos

Esse é um ponto indispensável da eficiência operacional: a otimização de custos. Nesse momento, é importante olhar atentamente para o processo operacional do seu motel; analise como se dá o uso de materiais e como é possível automatizar o atendimento para torná-lo mais viável financeiramente sem interferir na experiência do cliente final.

Por fim, solicite um feedback aos seus funcionários para entender as condições de trabalho para que as mudanças realizadas não prejudiquem a sua produtividade.

5. Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia ajudará a aprimorar o gerenciamento do seu motel. No entanto, na hora de escolher qual software será implementado no seu negócio, analise as necessidades da sua empresa e verifique se essa tecnologia oferecerá as soluções que você precisa para melhorar a eficiência operacional do motel. Isso é fundamental para ajudar você a reduzir custos sem perder a qualidade no atendimento ao cliente.

Deixar de lado a eficiência operacional do seu motel pode ocasionar em diversos prejuízos para o seu negócio, os quais podem afetar desde o seu fluxo de caixa até a experiência do seu cliente final, fazendo com que o seu negócio perca espaço para a concorrência.

Gostou das nossas dicas? Que tal aprender mais com um artigo relacionado ao assunto? Entenda agora como melhorar a gestão do seu motel com alguns passos simples. Boa leitura!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

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