Entrada e saída de clientes no motel: como controlar?
Como você controla a entrada e saída de clientes no seu motel? Você sabe quais são os horários e dias de mais e menos movimento? E como reduzir o número de fraudes por causa de locações indevidas no seu empreendimento?
Controlar de perto a entrada e saída de clientes no motel é importante tanto para a sua gestão financeira quanto para evitar fraudes cometidas pelos seus colaboradores. Porém, em um negócio que funciona 24 horas por dia, esse processo pode ser desafiador.
Quer saber como realizar essa tarefa com eficiência? Leia agora mesmo este artigo até o fim e descubra qual é a importância de monitorar o fluxo de clientes no seu negócio e saiba como fazer isso. Confira!
Por que controlar a entrada e saída de clientes?
O controle da entrada e saída de clientes no motel impacta diretamente na gestão do seu negócio como um todo, uma vez que esse processo ajuda você a entender quais são os dias e horários com mais movimento no estabelecimento. Dessa forma, você pode preparar a sua equipe com antecedência para atender todos os seus hóspedes da melhor forma possível.
Além disso, você consegue planejar o horário de almoço, dias de folga e período de férias dos seus colaboradores, evitando a falta de funcionários nos momentos em que você mais precisa.
Você também é capaz de realizar um controle financeiro mais preciso no seu negócio. Isso porque você tem acesso a informações detalhadas sobre quantos clientes deram entrada no seu motel ao longo do dia, além do período de uso das suítes. Dessa forma, seu fluxo de caixa se torna mais eficiente.
Como o controle de entrada e saída de clientes diminui as fraudes?
Porém, as vantagens do controle da entrada e saída de clientes no motel não param por aí. Um outro grande benefício dessa prática é a diminuição do número de fraudes no seu motel, que pode estar relacionada ao não registro de hóspedes por parte dos seus funcionários. Quando isso ocorre, os colaboradores embolsam todo o dinheiro da suíte alugada, não registrando nenhum gasto em caixa.
Essa prática gera uma série de prejuízos para os motéis, uma vez que as instalações e serviços são utilizados — o que gera gastos —, porém é como se o cliente não pagasse por isso. Dessa forma, você sofre impacto tanto no seu faturamento quanto na margem de lucro do negócio.
O controle eficaz da entrada e saída de clientes no motel evita que esse tipo de fraude ocorra, uma vez que você fecha as brechas dessa prática. Assim, você é capaz de eliminar o prejuízo e ainda aumentar a lucratividade do negócio.
Como controlar a entrada e saída de clientes no motel?
Você já percebeu que controlar o fluxo de clientes no seu motel é essencial para o bom funcionamento do negócio, mas sabe como fazer isso? Continue a leitura e descubra agora algumas das práticas mais comuns para o controle da entrada e saída de hóspedes no motel.
Anotação manual
Uma das formas mais antigas e tradicionais de controlar o fluxo de clientes, é por meio da anotação manual. Para isso, você pode utilizar um livro de registro e, dessa forma, ter o controle de entrada e saída de cada hóspede do empreendimento.
Nessa ferramenta, são as recepcionistas do motel que anotam a entrada e saída de clientes no motel em um livro específico. Elas também são as responsáveis por registrar todas as informações relacionadas à locação da suíte, como data, hora, quarto disponibilizado e consumo do hóspede.
A anotação manual é uma ferramenta funcional e simples, uma vez que permite o acompanhamento do fluxo de clientes. Porém, dependendo do porte do seu negócio, ela pode ser inviável, já que demanda mais tempo da recepcionista, o que pode aumentar o tempo de espera da clientela em horário de pico
Além disso, os seus funcionários podem se esquecer de registrar alguma informação importante, comprometendo os seus dados. Essa ferramenta também deixa brechas para fraudes, uma vez que é possível realizar locações indevidas.
Planilha
A planilha é outra ferramenta que pode ser utilizada para o controle de entrada e saída de clientes no motel. Nela, você pode cadastrar as suas suítes anteriormente e lançar o horário de entrada e saída dos hóspedes em um computador. Além disso, você consegue visualizar a disponibilidade dos quartos de maneira simplificada, utilizando legenda de cores.
Essa ferramenta apresenta vantagens em relação à anotação manual, uma vez que é mais automatizada. Dessa forma, o registro é mais rápido, diminuindo o problema com filas e tempo de espera dos clientes, principalmente em horários de pico.
Porém, assim como o método anterior, ela também está sujeita a erros e fraudes, já que o funcionário pode escolher não registrar a entrada do cliente ou digitar alguma informação errada.
Software
Outra maneira de controlar o fluxo de clientes do seu motel é pela utilização de softwares especializados em gestão de motéis. Essa ferramenta é extremamente automatizada e, dessa forma, integra uma série de atividades do seu motel.
Com isso, ela reduz o tempo no atendimento ao cliente, melhorando os serviços do seu negócio. Além disso, ele reduz o índice de erro humano, uma vez que o sistema identifica muitas falhas de digitação cometidas pelos colaboradores.
Uma das funções disponíveis em um software para motéis é o autoatendimento. Para isso, você disponibiliza uma tela touchscreen na qual os seus clientes visualizam fotos, descrições e preços das suítes, podendo escolher a de sua preferência de forma segura e com privacidade garantida.
Além disso, você também dispensa a necessidade de uma recepcionista — lembrando que essa é uma das opções do software, não sendo obrigatória a utilização dessa função.
É possível, também, automatizar a liberação de energia e de portões das suas suítes com o uso de um software de gestão, reduzindo a probabilidade de fraudes, uma vez que não é possível realizar locações indevidas sem o registro no sistema. Você também pode implementar a autoliberação das suas suítes para ter mais controle da saída dos seus clientes.
Foi exatamente assim que a rede Tropical de motéis resolveu o problema de fraude no estabelecimento. Com a implementação do software, além de diversos outros benefícios, os donos conseguiram eliminar as fraudes e reduzir uma série de erros no registro dos clientes.
Dessa maneira, o software permite que você controle a entrada e saída de clientes de forma automatizada e segura. Além disso, você consegue visualizar os horários e dias de mais movimento do seu estabelecimento por meio de mapas de calor.
Portanto, para melhorar a gestão do seu motel como um todo, reduzir fraudes e investir em um atendimento de qualidade para os clientes, é essencial que você controle a entrada e saída de hóspedes no motel. Diante das particularidades de funcionamento desse tipo de negócio, contar com uma ferramenta segura e de qualidade pode ser o diferencial que você precisava para potencializar os seus resultados.
Portanto, que tal entrar em contato agora mesmo com a gente e realizar um teste gratuito de 30 dias do Sismotel? Assim, você pode vivenciar na prática todos os benefícios que essa solução traz para o seu negócio e ter o controle de entrada e saída de clientes no motel na sua mão!