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4 erros de gestão de motel que você não pode cometer

4 erros de gestão de motel que você não pode cometer

Gerenciar qualquer negócio exige muito conhecimento, dedicação e comprometimento de todos os gestores. E, quando se fala em motel, um estabelecimento que funciona 24 horas por dia e não para nunca, esse processo pode ser ainda mais desafiador.

Isso pode fazer com que você cometa alguns erros — até mesmo sem perceber. Portanto, leia este artigo e entenda agora quais são os 4 principais erros de gestão de motel e como eliminá-los.

1. Perder o controle das contas do negócio

Atrasar o pagamento de contas, funcionários e fornecedores e não ter um registro preciso de todo o dinheiro que entra e sai do seu motel: esse é um dos principais erros de gestão de motel. Isso porque, quando você perde o controle das contas, corre o risco de comprometer a saúde financeira do seu motel e, com isso, prejudicar todo o funcionamento do estabelecimento.

Por isso, acompanhe de perto as finanças do seu motel e registre tudo que entra e sai do negócio, com muito cuidado. Registre também todas as contas a serem pagas, assim como a data de vencimento de cada uma, priorizando o pagamento adiantado.

Além disso, criar um planejamento financeiro com base nos seus objetivos estratégicos e nos registros passados do seu motel também pode ser uma ótima estratégia para manter a saúde financeira em dia.

2. Não gerenciar o estoque

Diversos tipos de produtos entram e saem do seu motel diariamente. Você precisa repor mercadorias da sua cozinha e do frigobar das suítes, além de produtos de limpeza e roupa de cama, por exemplo.

Então, para uma gestão eficiente, é essencial que você mantenha o controle sobre todos os produtos estocados no seu motel. Para isso, registre todas as suas mercadorias em uma planilha ou software de gestão. Além disso, atualize esses dados sempre que um novo produto sair ou entrar do seu estoque.

Busque também metodologias eficientes de gestão de estoque, que permitam o acompanhamento dos materiais armazenados de forma organizada e eficiente. Com isso, além de saber exatamente todos os produtos do estoque, você ainda evita perda de mercadorias devido ao prazo de vencimento ou aos possíveis danos.

3. Deixar de investir em inovação

Com a chegada da Era Digital, a sociedade está em constante mudança, sendo que as tecnologias avançam rapidamente em todos os sentidos. E o seu motel não pode ficar de fora dessa tendência, sendo essencial que você fique atento às novidades do mercado e busque investir constantemente em inovação no seu estabelecimento.

Assim, busque inovar tanto na decoração das suítes quanto nos equipamentos e nas ferramentas de gestão utilizadas. Dessa forma, você aumenta a qualidade da sua gestão e dos serviços oferecidos aos clientes, criando um diferencial que gera vantagem competitiva para o seu motel.

4. Não controlar os indicadores

Muitos gestores não têm consciência da situação atual do negócio, do desempenho ao longo do tempo e dos objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo. Agindo assim, eles correm o risco de se perder em meio aos processos operacionais do motel, deixando passar problemas sérios que podem comprometer todo o funcionamento do negócio.

Portanto, para uma gestão eficiente e de qualidade, é essencial que você controle o desempenho do negócio por meio de indicadores estratégicos, realizando análises periódicas da performance do motel. Com esse cuidado, você é capaz de identificar problemas rapidamente e entender com clareza quais são os pontos fortes e fracos do estabelecimento, atuando na melhoria e crescimento contínuo.

Todo gestor está sujeito a cometer erros durante a gestão do negócio. Porém, agora que você entende quais são os erros de gestão de motel que você não pode cometer, pode atuar na melhoria da administração do negócio, elevando as suas taxas de crescimento e lucro. Para potencializar esse processo, conte com ferramentas e software de gestão moteleira e descubra como eles podem se tornar os maiores aliados da administração do seu negócio!

Aproveite e leia também o nosso próximo artigo! Nele você vai descobrir como melhorar a gestão de pessoas do seu motel agora mesmo!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

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