5 estratégias de Marketing Digital para implementar no seu motel
As redes sociais são um fenômeno já não tão recente e ocupam a vida de milhões de brasileiros — de todas as idades e classes sociais. Certamente, ao se pensar em estratégias de marketing digital, elas são as primeiras plataformas a serem lembradas.
Este texto tem o objetivo de mostrar que elas são só o começo, ou nem isso, já que é preciso investir tempo e dinheiro no estudo do seu público antes mesmo de abrir uma conta no Facebook. O que mais o marketing digital pode fazer pelo seu motel? Como tirar o máximo proveito do Google e aumentar suas vendas? Acompanhe a leitura e descubra.
1. Conheça seu público
Você deve estar se perguntando por que conhecer o público é algo relevante para a elaboração de estratégias de marketing digital. Antes de mais nada, vale dizer que o Brasil é o país da América Latina que mais usa redes sociais. O Facebook é o queridinho da maior parte da população, mas existem outras possibilidades. Se você não conhece seu público, como saber em que canais encontrá-lo?
Para isso, a definição de personas pode ser algo interessante ao seu negócio. Por meio delas, é possível estabelecer um ou alguns perfis que representem o hábito de consumo dos seus clientes. As pessoas responsáveis pela decisão de frequentar seu motel são principalmente homens ou mulheres? Têm que faixa etária? A profissão que exercem é relevante ao optarem pelo seu motel e não o do concorrente?
2. Reforce a presença online em redes sociais
Depois de conhecer seu público e saber quais são as redes sociais mais relevantes para eles, reforce sua presença nesses canais. Trabalhe conteúdos que tenham afinidade com o seu público e o serviço que você oferece. Dicas de jogos picantes, lingeries que podem apimentar a relação e outros conteúdos com potencial de viralização são sempre uma boa aposta.
Lembre-se também que a experiência que você fornece no próprio motel precisa ser replicada nas plataformas online: se você oferece um atendimento excelente nas redes sociais, mas seus colaboradores são pouco treinados ou mal-educados, quais as chances de o cliente voltar?
3. Invista em mídia paga
A mídia paga, especialmente no Facebook e no Google, é o que vai fazer com que seu motel seja encontrado pelos seus clientes. Essas ferramentas permitem a segmentação do público e isso está cada dia mais otimizado e aperfeiçoado. Essa dica pode ser básica, mas lembre-se de sempre direcionar os conteúdos mais apimentados para o público acima de 18 anos.
Assim, é possível entregar o conteúdo produzido a pessoas com interesses relacionados ao seu negócio (quem curtiu outras páginas de motéis no Facebook, por exemplo) e pessoas com hábitos de consumo semelhantes (quem pesquisou por motéis próximos à sua localidade no Google).
4. Tenha metas e métricas bem definidas
Seguindo o raciocínio, você já conhece seus clientes, sabe quais as redes sociais mais prováveis de eles estarem e investiu e segmentou a mídia para alcançá-los. Mas e agora? O que fazer com todas essas informações?
A presença nas redes sociais, assim como a maioria das estratégias de marketing digital, devem estar voltadas à aquisição de novos clientes para o seu motel. Quantos? Em quanto tempo? O que você consideraria um sucesso, depois de investir seis meses no Google? É importante ter metas e métricas claras para ter parâmetros que permitam avaliar a qualidade do seu investimento.
5. Saiba como calcular o ROI
O ROI é uma sigla em inglês que significa retorno sobre investimento. De forma resumida, é um cálculo que possibilita saber se você está recebendo mais ou menos de acordo com o que gasta em ações de marketing.
Essa é a meta mais importante a ser acompanhada ao avaliar seus resultados. É importante monitorá-lo de perto para sugerir e promover alterações ainda durante as campanhas — uma segmentação pode ser otimizada, um conteúdo pode receber pequenas alterações e o sucesso pode ser alcançado.
Pensar em estratégias de marketing digital é fundamental para você ter sucesso e desenvolver um relacionamento com os clientes do seu motel. É preciso estar preparado para essas tendências. Curta nossa página no Facebook para acompanhar mais novidades sobre o mercado de motéis e não ficar para trás!