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A evolução tecnológica nos motéis

A evolução tecnológica nos motéis

Entender e acompanhar a evolução tecnológica nos motéis é um fator preponderante para se manter relevante no setor moteleiro. Afinal, nos últimos anos, essa área de negócios tem recebido o auxílio de tecnologias específicas para as suas atividades, o que contribui desde para aumentar a eficiência dos processos operacionais até para melhorar os resultados da gestão como um todo.

A adoção de ferramentas tecnológicas permite um atendimento diferenciado, o que agrega na experiência do cliente. A partir de um painel de cabeceira, por exemplo, o hóspede pode personalizar a suíte com a iluminação que mais o agrada. Novidades, aparentemente simples, dão um toque especial ao ambiente, além de modernizá-lo.

 

Quer evitar a defasagem do seu motel? Neste post, nós conversamos com Wagner Dantas, Diretor Comercial da MEC Telecom, Rômulo Simões, CEO da Microtecs, e Fabrício Mozer, Consultor Comercial da Microtecs, sobre a importância da tecnologia para motéis. Confira!

Por que a tecnologia é tão importante para motéis?

Diante da alta concorrência no ramo moteleiro, a tecnologia se tornou uma aliada indispensável para aprimorar a entrega dos serviços oferecidos, uma vez que ela otimiza as tarefas internas, melhorando a eficiência, a produtividade e a qualidade do estabelecimento.

De acordo com Wagner Dantas, há uma necessidade crescente de controle absoluto das receitas e despesas da empresa. Para isso, faz-se necessária uma ferramenta de gestão robusta e que tenha contínua atualização para suprir as demandas atuais e novas que estão por vir.
‘’A jornada de compra, assim como a forma como os clientes frequentam o motel, mudou muito. Há poucos anos, o motel dependia totalmente de propaganda “boca a boca” ou de mídias tradicionais. Hoje em dia, os motéis são altamente dependentes das mídias sociais, Google Ads e avaliações no Google (isso conta muito).
Propagandas em outdoor, apesar de ainda gerarem resultados, não são mais prioridade. A prioridade é estar nas plataformas de reservas online (GuiaGo, Motel X) e mesmo nas principais OTA’s (Booking, por exemplo)’’, acrescenta Rômulo Simões.
Assim sendo, além de agilizarem os processos operacionais, as ferramentas tecnológicas também são meios essenciais para aumentar o alcance da marca, fazendo com que ela atinja cada vez mais pessoas de forma positiva, o que atrai e fideliza clientes.

Quais as principais tendências para a gestão de motéis?

Para o CEO da Microtecs, a principal tendência para esse setor é a interação entre cliente x tecnologia x motel. Na atualidade, os motéis tendem a ser cada vez mais tecnológicos, proporcionando uma interação que está diretamente relacionada ao uso do celular do hóspede. Veja quais são as tendências mais comuns na gestão de motéis a seguir.

Autoatendimento

Por meio do autoatendimento, o cliente pode visualizar fotos e escolher a sua suíte sem ter contato com a recepção. Essa inovação torna o atendimento muito mais rápido e moderno, e ainda garante total privacidade para que o cliente aproveite o seu momento sem interrupções.

Nesse contexto, podemos citar os Painéis Autonav, que se destacam no segmento moteleiro como uma ferramenta que gera valor e experiências únicas para os hóspedes. “A bem-sucedida integração dos Painéis Autonav ao Software Sismotel faz com que os sistemas se completem, assegurando ao empreendedor economia, segurança e controle operacional’’, afirma Rômulo.

Ferramenta gerencial

Quanto mais controle o gestor tiver sobre as operações do motel, mais facilidade ele terá para fazer ajustes ou se antecipar a possíveis riscos, por exemplo. Nesse sentido, a ferramenta gerencial ganha força por oferecer acesso aos demonstrativos de resultados, à tarifação de suítes, às auditorias de eventos, às ociosidades dos funcionários, aos produtos mais consumidos, ao ranking de clientes e aos indicadores de resultados.

Dessa forma, é possível ter uma visão ampla sobre todos os departamentos do empreendimento, o que possibilita ao gestor saber com maior precisão o que está funcionando conforme o planejado e o que deve ser revisto para alavancar a performance do motel.

Experiência do cliente

Outra grande evolução da tecnologia em motéis diz respeito ao aperfeiçoamento da experiência do cliente, que caminha para ser mais ágil e personalizada. Para tanto, os motéis estão apostando em ferramentas que atendem às necessidades do seu público e, ao mesmo tempo, otimizam as atividades do estabelecimento, como o uso de QRCode para que o cliente faça os seus pedidos, que são recebidos diretamente pela equipe de atendimento e registrados automaticamente no software de gestão.

Com sistemas integrados em que o software de gestão entregará aos hóspedes serviços diferenciados, como cardápio e comanda digital, controle absoluto dos dispositivos existentes na suíte de forma intuitiva, serviços de acesso à internet e TV por assinatura, o motel pode aprimorar a experiência do cliente, ressalta Wagner.

O CEO da MEC Telecom também aponta que a infraestrutura tecnológica que vem sendo empregada nos motéis está cada vez mais próxima da que é utilizada na hotelaria, sem que isso implique a perda do DNA da motelaria. ‘’Atualmente, as necessidades das pessoas são imediatas. A revolução digital faz com que os motéis ofereçam serviços digitais com velocidade e qualidade para suprir demandas praticamente no mesmo instante em que solicitam’’, completa.

Os estabelecimentos que se recusarem a abrir os olhos para as inovações tecnológicas e reconhecer o quanto são benéficas para essa modalidade de negócio estão fadados à estagnação.

“Motéis que não evoluem param no tempo. Se esse motel está sozinho em uma pequena cidade, pode até sobreviver, mas fica totalmente suscetível a uma ação destrutiva de um concorrente que ofereça serviços com mais tecnologia e melhor experiência do cliente’’, diz Rômulo.

Como o sistema de gestão para motéis faz parte da evolução tecnológica?

O segmento moteleiro é muito específico, caracterizando-se por rotinas operacionais cujo foco está na agilidade da operação do usuário combinadas com a automação e a auditoria de processos. Na maioria das vezes, os motéis operam um volume maior em dinheiro, o que pode despertar o interesse de alguns colaboradores em burlar o sistema para obter vantagens financeiras, entre outros problemas e fraudes facilitados pela administração tradicional e sem controle amplo.

Assim, surgiu a necessidade de contar com um software que contemplasse as rotinas de entrada e saída dos clientes de maneira ‘’amarrada’’, para que um departamento contribua para o bom funcionamento do outro.

 

Uma das ferramentas de maior relevância nessa área é o Sismotel, que abrange as necessidades de todos os motéis, independentemente do seu porte, e se diferencia pelas suas rotinas de segurança nas operações.

‘’A grande vantagem de o sistema atender a demandas específicas é, justamente, o fato de possibilitar a adequação do sistema de acordo com a rotina da empresa. Composto por vários módulos, o Sismotel permite ao moteleiro personalizar o sistema conforme os seus processos, garantindo maior agilidade nas atividades gerenciais e operacionais’’, diz Fabrício Mozer.

A capacidade de integração do software de gestão eleva o empreendimento a novos patamares. ‘’Isso porque a ferramenta facilita muito os processos relacionados ao GuiaGO, Bukly (Chanel Manager) e Peixe Urbano. E, com a ajuda dos apps (App Sismotel Mobile para rotinas operacionais e App Sismotel Analytics para rotinas gerenciais em nuvem), o moteleiro consegue gerir o motel de forma muito mais simples, rápida e eficiente’’, salienta Rômulo.

Como você viu, a implementação da tecnologia nessa modalidade de serviço é extremamente vantajosa, haja vista que impacta positivamente a gestão da operação, de despesas, de estoque e de pessoas, reduz custos e melhora processos. Em resumo, a evolução tecnológica nos motéis é crucial para a sustentabilidade do negócio, fazendo com que se desenvolva continuamente e garanta experiências únicas aos seus clientes.

Quer modernizar os seus processos? Entre em contato conosco e descubra como melhoramos os resultados do seu motel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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