O que é a experiência do cliente e como otimizá-la?
Como você já deve saber, a experiência do cliente tem sido um assunto cada vez mais relevante e discutido nas empresas, não é verdade? No ramo de motéis, o tema ganha contornos ainda mais significativos, afinal, cada detalhe deve ser pensado para proporcionar vivências únicas.
Oferecer uma ótima experiência dá trabalho, porém é essencial para o encantamento e a retenção do consumidor. Quando realmente satisfeitos, os clientes do motel não se preocupam em buscar a concorrência e não se importam em pagar um pouco a mais pelo serviço disponibilizado.
Por causa disso, é preciso otimizar a experiência do cliente, tornando-a realmente agradável. Para saber mais, acompanhe o post e confira algumas dicas essenciais que separamos sobre o assunto. Boa leitura!
Para atender bem, mantenha o Front Office qualificado
Em termos gerais, o Front Office consiste no conjunto dos funcionários — independentemente das suas áreas ou funções no motel — que possuem contato com o cliente. Entre eles estão a recepcionista, a camareira, o barman, e assim por diante.
Todos esses profissionais precisam estar qualificados para oferecer um atendimento singular, que realmente cative. A qualidade da interação que o cliente tem com esses profissionais, desde os primeiros instantes, é decisiva para uma experiência realmente aprazível.
Elimine, ao máximo, os erros operacionais diários
Imagine não ter uma suíte disponível para o cliente que teve sua reserva confirmada, ou ter problemas com a suíte e com a internet. São erros que afetam negativamente a experiência do cliente. Por isso, com frequência, deve-se revisar as suítes, os processos e os serviços no intuito de aperfeiçoá-los, garantindo que erros já cometidos não voltem a surgir.
Ofereça algo único ao cliente do motel
O que você oferece aos seus clientes e como isso o diferencia da concorrência? É preciso refletir um pouco sobre essa questão, afinal, ela é determinante para melhorar a experiência do cliente. Se você oferecer algo único, diferentemente dos outros motéis, certamente será lembrado por ele.
Para tanto, nem sempre é necessário algo tangível — um brinde, por exemplo. Porém, é fundamental entregar valores intangíveis, tais como qualidade, rapidez e discrição. Avalie o que mais importa para o seu cliente e seja o melhor especificamente nisso. Assim, com certeza, você vai entregar algo único!
Use o marketing sensorial para despertar emoções
Para encantar os clientes, o marketing sensorial se preocupa em explorar os 5 sentidos deles, tornando a experiência singular e memorável. Em um motel, isso é crucial. Explore a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar dos visitantes para que eles queiram sempre voltar.
Isso pode ser feito de diversas maneiras. Ponha uma música ambiente agradável, deixe as suítes perfumadas com aromas exóticos, ofereça comidas e bebidas, tenha peças de artes com formas que agucem a visão, entre várias outras alternativas.
Solicite feedback aos clientes para melhoria
Por fim, mas não menos importante, ouvir o próprio cliente, entender suas principais queixas e seus elogios sobre o motel é bastante relevante. Dessa forma, é possível modificar pontos específicos e iniciar programas de aperfeiçoamento contínuo. Dar atenção ao cliente também é uma forma de demonstrar que se preocupa com seu bem-estar e que trabalha para melhorar sempre.
Como se pode observar, a adequada experiência do cliente depende da gestão de diversos recursos do motel. Para que tudo isso seja feito, é primordial contar com um sistema de gestão que aprimore os processos diários e automatize práticas repetitivas. Assim, tudo poderá ser feito com prontidão, qualidade e eficácia.
Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo e leia nosso artigo sobre como selecionar e estabelecer parcerias estratégicas para o seu motel.