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O que é a experiência do cliente e como otimizá-la?

O que é a experiência do cliente e como otimizá-la?

Como você já deve saber, a experiência do cliente tem sido um assunto cada vez mais relevante e discutido nas empresas, não é verdade? No ramo de motéis, o tema ganha contornos ainda mais significativos, afinal, cada detalhe deve ser pensado para proporcionar vivências únicas.

Oferecer uma ótima experiência dá trabalho, porém é essencial para o encantamento e a retenção do consumidor. Quando realmente satisfeitos, os clientes do motel não se preocupam em buscar a concorrência e não se importam em pagar um pouco a mais pelo serviço disponibilizado.

Por causa disso, é preciso otimizar a experiência do cliente, tornando-a realmente agradável. Para saber mais, acompanhe o post e confira algumas dicas essenciais que separamos sobre o assunto. Boa leitura!

Para atender bem, mantenha o Front Office qualificado

Em termos gerais, o Front Office consiste no conjunto dos funcionários — independentemente das suas áreas ou funções no motel — que possuem contato com o cliente. Entre eles estão a recepcionista, a camareira, o barman, e assim por diante.

Todos esses profissionais precisam estar qualificados para oferecer um atendimento singular, que realmente cative. A qualidade da interação que o cliente tem com esses profissionais, desde os primeiros instantes, é decisiva para uma experiência realmente aprazível.

Elimine, ao máximo, os erros operacionais diários

Imagine não ter uma suíte disponível para o cliente que teve sua reserva confirmada, ou ter problemas com a suíte e com a internet. São erros que afetam negativamente a experiência do cliente. Por isso, com frequência, deve-se revisar as suítes, os processos e os serviços no intuito de aperfeiçoá-los, garantindo que erros já cometidos não voltem a surgir.

Ofereça algo único ao cliente do motel

O que você oferece aos seus clientes e como isso o diferencia da concorrência? É preciso refletir um pouco sobre essa questão, afinal, ela é determinante para melhorar a experiência do cliente. Se você oferecer algo único, diferentemente dos outros motéis, certamente será lembrado por ele.

Para tanto, nem sempre é necessário algo tangível — um brinde, por exemplo. Porém, é fundamental entregar valores intangíveis, tais como qualidade, rapidez e discrição. Avalie o que mais importa para o seu cliente e seja o melhor especificamente nisso. Assim, com certeza, você vai entregar algo único!

Use o marketing sensorial para despertar emoções

Para encantar os clientes, o marketing sensorial se preocupa em explorar os 5 sentidos deles, tornando a experiência singular e memorável. Em um motel, isso é crucial. Explore a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar dos visitantes para que eles queiram sempre voltar.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Ponha uma música ambiente agradável, deixe as suítes perfumadas com aromas exóticos, ofereça comidas e bebidas, tenha peças de artes com formas que agucem a visão, entre várias outras alternativas.

Solicite feedback aos clientes para melhoria

Por fim, mas não menos importante, ouvir o próprio cliente, entender suas principais queixas e seus elogios sobre o motel é bastante relevante. Dessa forma, é possível modificar pontos específicos e iniciar programas de aperfeiçoamento contínuo. Dar atenção ao cliente também é uma forma de demonstrar que se preocupa com seu bem-estar e que trabalha para melhorar sempre.

Como se pode observar, a adequada experiência do cliente depende da gestão de diversos recursos do motel. Para que tudo isso seja feito, é primordial contar com um sistema de gestão que aprimore os processos diários e automatize práticas repetitivas. Assim, tudo poderá ser feito com prontidão, qualidade e eficácia.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo e leia nosso artigo sobre como selecionar e estabelecer parcerias estratégicas para o seu motel.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

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