• Home
  • Blog
  • Faturamento de motéis: tire suas dúvidas aqui!

Faturamento de motéis: tire suas dúvidas aqui!

Faturamento de motéis: tire suas dúvidas aqui!

Após um ano economicamente complicado, 2019 chega renovando as esperanças, especialmente no que diz respeito ao faturamento de motéis. A economia em recessão tem expectativas de decolagem, o que vai refletir diretamente nos lucros do setor. Contudo, é preciso também entender as demandas atuais!

Novas pessoas estão no comando da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), o ano traz inovações e tendências para as suítes e cada vez é necessário se preparar para atender os clientes da melhor forma. Continue a leitura e entenda tudo sobre faturamento de motéis e como investir no seu negócio para que ele seja de muito sucesso em 2019!

Quais foram as mudanças no comando da ABMotéis?

A ABMotéis está desde 2012 trabalhando em prol do setor moteleiro no Brasil. O trabalho da associação é dar suporte, orientação e ser a voz dos empresários do segmento em todo o país. Todo o trabalho é feito de forma transparente e sem fins lucrativos, visando apenas o desenvolvimento do setor.

Cada região agora tem diretores específicos responsáveis por tratar de pautas em cada localidade do Brasil. No comando-geral como presidente da ABMotéis está Felipe Martinez, que responde em âmbito nacional e é um dos grandes nomes a busca por incentivo ao segmento no país.

Qual é a previsão para a economia do Brasil em 2019?

O sucesso das empresas depende diretamente da economia do país. O ano de 2019 traz mudanças naturais por conta da troca de governo. Com ela vêm as expectativas de novos horizontes e melhores perspectivas financeiras. Inicialmente, já há perspectiva de crescimento da economia, o que já aumenta o otimismo.

Especialistas do mercado financeiro acreditam que esse desenvolvimento chegará a 2,55%.Na prática, essa perspectiva positiva gera um quadro maior de confiança tanto para as empresas quanto para o consumidor, o que deve ser entendido da maneira certa. Esse cenário deve gerar ainda mais concorrência neste ano.

As boas previsões dão mais confiança aos empresários, o que na maioria das vezes significa investimentos. Dessa maneira, o setor de motelaria deve ter um crescimento natural juntamente a outras modalidades no Brasil. Isso significa que, cada vez mais, concorrentes qualificados estarão no mercado.

Aos consumidores, isso representa muitas vantagens. Já aos donos de motéis, há 2 pontos de vista. O primeiro é que o segmento se mostrará cada vez mais competitivo, o que torna as coisas mais difíceis. No entanto, a competitividade favorece o faturamento, já que todos buscam melhorias.

Cta Whattsapp

Como ter melhor desempenho em 2019?

Potencializar o faturamento e motéis é algo que também depende diretamente do tipo de serviço que é prestado. Já não é novidade a busca por modernizar suítes, ter um atendimento diferenciado e proporcionar uma experiência completa.

Cada vez mais há o investimento para oferecer o melhor desempenho possível, a fim de causar no cliente o impacto de uma proposta diferenciada. Uma das melhores formas de conseguir isso é investir em suítes maiores, mais confortáveis e com diferenciais. Isso ajuda o casal a fugir da mesmice do cotidiano de uma relação.

Quem busca um motel, consequentemente quer um clima que ajude naquele momento íntimo. Por isso, a ambientação e o design das suítes deve favorecer o clima do casal — suítes temáticas, camas diferenciadas, acessórios para BDSM e outras inovações têm grande poder de envolver e conquistar o cliente.

A partir do momento em que recursos de destaque são oferecidos, as chances de retorno crescem consideravelmente. O faturamento de motéis atualmente está muito ligado a essa capacidade de agregar na experiência do casal ao buscar sair da rotina.

Como a tecnologia pode ajudar o setor?

A era digital é uma realidade atual e ela reflete em diversas questões da sociedade. Quase tudo pode ser feito com o suporte de um aplicativo, por exemplo, e isso representa uma grande comodidade e facilidade. Um motel que se capacita à integração com a tecnologia larga na frente de seus concorrentes!

São várias as possibilidades de ter recursos tecnológicos nesse tipo de serviço. O uso de smartphones, por exemplo, já faz parte dos hábitos cotidianos da maioria das pessoas atualmente. Quando um estabelecimento tem recursos como esse, ele estará se adequando aos hábitos praticados e isso influencia no faturamento de motéis.

Os principais recursos tecnológicos que motéis usam

Nesse contexto atual, uma série de possibilidades já são exploradas. Algumas delas já funcionam bem há algum tempo e se tornaram fundamentais, como o cadastramento de motéis em aplicativos de catálogo, avaliação e reservas.

Guia de Motéis é um dos mais conhecidos e que está há alguns anos no mercado. Através do novo aplicativo GuiaGO, é possível encontrar estabelecimentos em buscas por localização, ou seja, você encontra o motel mais perto de você e ainda permite reservar suítes antecipadamente, conseguindo até mesmo alguns descontos.Também é ótimo para o faturamento de motéis proporcionar essa comodidade ao cliente, sem que ele perca tempo indo até o local e, ao chegar lá, constatar que não há vagas. Para empresários, ter seu negócio cadastrado nessas plataformas é uma grande vantagem.

O motel pode também ter seu próprio aplicativo, o que ajuda muito na gestão de recursos internos. Eles poder servir para algumas demandas como:

  • controle de check-in e check-out;
  • registro de pedidos à cozinha;
  • controle de reservas;
  • gestão financeira.

O autoatendimento também é outra oferta importante, já que ela agiliza a experiência com consumidor. Os motéis podem oferecer isso por meio de totens nas suítes e na recepção, ou até mesmo com essas opções em aplicativos próprios do motel voltado aos clientes.

Como será o setor moteleiro nos próximos anos?

Os próximos anos devem ser repletos de inovação e tecnologia. Quanto mais novidades no setor moteleiro, maior a capacidade de conquistar os clientes. Fundamental também é investir em marketing digital, já que assim é possível alcançar o público certo pelo melhor meio de comunicação.

Em meio a um cenário positivo, pelo menos em 2019 a perspectiva é de que o faturamento de motéis seja melhor diante de 2018. O otimismo da economia retorna e, com ele, traz investimentos ao setor e maior poder de compra à sociedade. Esse cenário traz maior expectativa de alta e de bons resultados!

Para obter um cenário de maior faturamento de motéis é importante seguir as tendências e fortalecer o seu negócio! O ano de 2019 promete ser melhor, e isso já é um grande incentivo.

Quer receber mais conteúdos sobre o assunto diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

Quero enviar um depoimento