Por que você deveria pensar em investir em uma franquia de motel? 4 dicas infalíveis!
Boletos vencendo, problemas com colaboradores, reclamações de clientes, queda no faturamento, conta de energia cada vez mais alta: essas são situações típicas da maioria dos moteleiros. Mas a solução para isso pode ser mais simples do que você imagina: investir em uma franquia de motel!
Mas é possível fazer isso? Já existem franquias de motel no Brasil? Sim, existem. Atualmente há três redes de franquias de motéis em operação no país. Porém, apenas uma delas cumpre os requisitos legais e é filiada à Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Quer saber como isso funciona e como determinar se você está pronto para esse desafio? Então continue a leitura e descubra!
Afinal, como funciona uma franquia de motel?
Em primeiro lugar, é preciso que você entenda o que é uma franquia. Ela consiste em um modelo de negócio que já foi testado em algum lugar, passou por um processo de padronização e conta com um suporte de uma empresa, chamada de franqueadora.
Pelo uso de modelo de negócio, a franqueadora cobra da franqueada (aquela empresa que explora a operação), royalties mensais pelo uso do seu know-how e marca. — ou seja, o seu jeito bem-sucedido de fazer o negócio funcionar.
Você está pronto para fazer parte de uma rede de motéis?
Agora que você já entendeu o que é e como funciona uma franquia, vamos conferir algumas dicas infalíveis para determinar se você está pronto para fazer com que o seu motel faça parte de uma rede.
1. Avalie a disponibilidade de capital
Não há como você pensar em transformar seu motel em uma franquia se não tem dinheiro em caixa para isso. Isso porque você vai precisar adotar uma nova identidade visual, alinhar processos, treinar a equipe, adquirir equipamentos e capital de giro e, muitas vezes, fazer reformas na fachada e nas suítes, o que envolve investimentos de médio e grande porte.
Segundo Vinícius, proprietário da Zeax, “é possível financiar uma parte ou montar um fluxo de caixa para os investimentos, embora recomendamos que tenha pelo menos 50% dos recursos financeiros em caixa”.
Ainda é preciso considerar outros elementos quando se fala em recursos financeiros para a franquia. Veja!
Experiência de mercado
Com os recursos em caixa, você precisa buscar uma empresa que seja realmente uma franquia. Alguém que tenha real experiência no mercado em segmentos similares ao seu. Por exemplo, faz toda a diferença uma rede de franquias que atua somente em cidades de grande porte atuar no interior, ou franquias que só atuam no interior atuar em capitais.
Portanto, busque modelos consolidados de negócio. Empresas que tenham cases de sucesso e real conhecimento do mercado. A ABF, que é principal entidade do franchising no Brasil, é uma boa referência. O processo de afiliação é criterioso e demanda elevados investimentos — ou seja, não é qualquer empresa que está ali.
Taxas envolvidas
Depois de escolhida a franquia é fundamental você conhecer as taxas envolvidas no negócio. Via de regra, os franqueadores cobram uma taxa inicial, chamada de taxa de franquia (que normalmente pode ser paga em suaves prestações).
Depois da implantação/transformação do motel, a principal taxa são os royalties, que são fixados em um percentual sobre o faturamento do motel. Algumas redes cobram um fundo de propaganda e há, também, alguns custos mensais para adquirir produtos licenciados pela marca.
Normalmente, como é um modelo de negócio já testado e com sucesso quase garantido, os custos são facilmente suportados pela operação do motel.
2. Considere o suporte do franqueador
Esse é um ponto crítico nas franquias. O franqueador precisa estar alinhado com o seu motel. Ele precisa estar ao seu lado e lhe auxiliar diante de todas as dificuldades do dia a dia. Precisa trabalhar para que a franquia seja bem-sucedida, já que ali está uma unidade da marca.
De acordo com Vinícius, da Zeax, “a área de suporte é fundamental em todas as etapas, desde a contratação, implantação e operação da franquia.”
É com o suporte adequado que será analisada a viabilidade ou não de construir ou transformar seu motel em uma franquia. O suporte será responsável pelo modelo da área de gestão de pessoas, negociações diferenciadas com fornecedores, acompanhamento dos indicadores da operação e elaboração de estratégias para o motel.
Também faz parte do suporte do franqueador a estrutura da gestão de marketing do motel. Essa é um ponto fundamental para o sucesso da franquia.
3. Conheça o franqueador
É fundamental para que o negócio seja bem-sucedido que você conheça seu franqueador. Conheça os sócios, sua trajetória, suas experiências profissionais, o que fazem, se têm realmente experiência no setor moteleiro. Busque informações no mercado, pesquise em fontes confiáveis na internet e encontre opiniões de quem já atuou com eles.
Se tiver dúvidas, solicite o telefone de clientes/franqueados e converse diretamente com eles. Você precisa ser diligente, afinal está investindo em um modelo de negócio que já deve ter sido testado e aprovado por outras pessoas.
4. Atente para os documentos e contratos
Algumas pessoas não sabem, mas existe uma lei no Brasil que regulamenta e gera direitos e deveres para franqueador e franqueado. Toda a franquia precisa apresentar uma Circular de Oferta da Franquia (COF) antes da assinatura do contrato.
A COF é um documento extenso, em que a franqueadora apresenta todas as informações sobre o seu negócio, dados das suas unidades e dos sócios, bem como as taxas, custos e estimativas de investimentos na franquia. É um documento obrigatório para qualquer franquia.
O segundo documento é o contrato de franquia, que é o principal instrumento que dá garantia sobre a relação jurídica entre as partes. É no contrato que devem estar previstas as taxas, os direitos, as obrigações de cada parte, bem como o prazo de duração e o que ocorrerá quando o contrato se encerrar.
É importantíssimo ter ciência do contrato e, se necessário, contatar um advogado antes de assiná-lo.
“A franquia é uma excelente oportunidade para os moteleiros que buscam transformar seus motéis em um case de sucesso. Também é uma alternativa garantida para aqueles que pretendem ingressar no mercado e querem reduzir o risco do investimento”, ressalta Vinícius da Zeax.
Como você percebeu, a franquia pode ser a solução que o seu motel precisa para potencializar os resultados e garantir o sucesso a curto e longo prazo. Com essas dicas de ouro você já consegue identificar se o seu estabelecimento está preparado e, com isso, investir em uma franquia de motel com segurança.
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Vinicius Roveda – Sócio e co-fundador da Zeax Motéis, é reconhecido como um dos principais especialistas em gestão de motéis no país. Já auxiliou dezenas de moteleiros a transformarem seus motéis e empreendedores a tirarem projetos de motéis do papel. Seu primeiro case de sucesso foi o Bangalô Motel em Santa Maria/RS, que em 2015 se transformou na primeira rede de franquias de motéis do Brasil: O Drops. Atua também com a marca Zaya Motel Premium.