Fraude de cartão de crédito: quais as principais e como evitar?
Você, dono de motel, sabe que fraudes com cartões de crédito são uma prática que pode trazer muita dor de cabeça para o seu estabelecimento, não é mesmo? Mas você sabe quais são as principais práticas e como evitá-las?
Com o crescimento de consumidores utilizando cartões como meio de pagamentos e com o avanço tecnológico com esse propósito, cresce a necessidade de ter cada vez mais cuidado com as fraudes. Entender quais são as principais delas é o primeiro passo para alcançar seu objetivo.
Por isso, separamos para você as práticas mais comuns e as melhores formas de se precaver. Confira!
Troca de máquina
Essa é uma prática popular entre os fraudadores, onde é feita a substituição da máquina do estabelecimento por uma outra de titularidade do criminoso. Para a ação funcionar, a máquina trocada se assemelha à do motel justamente para não levantar suspeitas.
O ato prejudica os moteleiros, pois assim que acontece a troca, os valores arrecadados pelas máquinas deixam de ir para a conta da empresa, e são desviados para a conta do criminoso. Por ser difícil o fraudador ter acesso à máquina do motel, esse golpe costuma ter alguma participação dos funcionários.
Ligações e mensagens falsas para roubo de dados
Phishing são golpes que vêm afetando o ramo de motéis, que são realizados entrando em contato com o proprietário, podendo ser uma ligação ou mensagem (por e-mail, WhatsApp ou SMS). Ela aparenta provir da empresa da máquina de cartões, mas na verdade vem dos fraudadores.
Nessas mensagens são solicitados seus dados pessoais e do estabelecimento, como endereço, nome completo, número dos cartões de crédito, documentos e o CNPJ do motel. Achando se tratar de um contato do banco o cliente entrega os dados, e com essas informações em mãos os tratantes realizam transações financeiras, como compras online e desvio do dinheiro.
Clonagem de cartão de crédito
Um outro golpe muito comum envolvendo cartão de crédito é a clonagem, que, com o aumento da tecnologia, vem sendo aperfeiçoado pelos criminosos. Um dos métodos mais utilizados é o uso dos skimmers, pequenos componentes eletrônicos inseridos nas máquinas de cartões fazendo-os capazes de furtar os dados do cliente.
É importante ficar atento ao fato de que, com o aumento de compras online, houve a crescente adesão aos cartões de crédito virtuais. Isso amplia o campo de possibilidade desse tipo de golpe. Nessa operação também ocorre o roubo de dados, permitindo ao criminoso realizar compras online e outras operações.
Para se precaver a essas fraudes de cartão de crédito boas medidas devem ser tomadas, como investir em um software de gestão, contar com uma equipe de confiança, utilizar máquinas com leitores de chip e cuidar do pagamento das suas reservas online. Lembre-se de que o Chargeback (contestação da compra com a administradora do cartão) também pode ser um problema para o seu motel. Agora, ponha em prática essas medidas que passamos e deixe você e seus clientes mais tranquilos.
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