• Home
  • Blog
  • Fraude de cartão de crédito: quais as principais e como evitar?

Fraude de cartão de crédito: quais as principais e como evitar?

Fraude de cartão de crédito: quais as principais e como evitar?

Você, dono de motel, sabe que fraudes com cartões de crédito são uma prática que pode trazer muita dor de cabeça para o seu estabelecimento, não é mesmo? Mas você sabe quais são as principais práticas e como evitá-las?

Com o crescimento de consumidores utilizando cartões como meio de pagamentos e com o avanço tecnológico com esse propósito, cresce a necessidade de ter cada vez mais cuidado com as fraudes. Entender quais são as principais delas é o primeiro passo para alcançar seu objetivo.

Por isso, separamos para você as práticas mais comuns e as melhores formas de se precaver. Confira!

Troca de máquina

Essa é uma prática popular entre os fraudadores, onde é feita a substituição da máquina do estabelecimento por uma outra de titularidade do criminoso. Para a ação funcionar, a máquina trocada se assemelha à do motel justamente para não levantar suspeitas.

O ato prejudica os moteleiros, pois assim que acontece a troca, os valores arrecadados pelas máquinas deixam de ir para a conta da empresa, e são desviados para a conta do criminoso. Por ser difícil o fraudador ter acesso à máquina do motel, esse golpe costuma ter alguma participação dos funcionários.

Ligações e mensagens falsas para roubo de dados

Phishing são golpes que vêm afetando o ramo de motéis, que são realizados entrando em contato com o proprietário, podendo ser uma ligação ou mensagem (por e-mail, WhatsApp ou SMS). Ela aparenta provir da empresa da máquina de cartões, mas na verdade vem dos fraudadores.

Nessas mensagens são solicitados seus dados pessoais e do estabelecimento, como endereço, nome completo, número dos cartões de crédito, documentos e o CNPJ do motel. Achando se tratar de um contato do banco o cliente entrega os dados, e com essas informações em mãos os tratantes realizam transações financeiras, como compras online e desvio do dinheiro.

Clonagem de cartão de crédito

Um outro golpe muito comum envolvendo cartão de crédito é a clonagem, que, com o aumento da tecnologia, vem sendo aperfeiçoado pelos criminosos. Um dos métodos mais utilizados é o uso dos skimmers, pequenos componentes eletrônicos inseridos nas máquinas de cartões fazendo-os capazes de furtar os dados do cliente.

É importante ficar atento ao fato de que, com o aumento de compras online, houve a crescente adesão aos cartões de crédito virtuais. Isso amplia o campo de possibilidade desse tipo de golpe. Nessa operação também ocorre o roubo de dados, permitindo ao criminoso realizar compras online e outras operações.

Para se precaver a essas fraudes de cartão de crédito boas medidas devem ser tomadas, como investir em um software de gestão, contar com uma equipe de confiança, utilizar máquinas com leitores de chip e cuidar do pagamento das suas reservas online. Lembre-se de que o Chargeback (contestação da compra com a administradora do cartão) também pode ser um problema para o seu motel. Agora, ponha em prática essas medidas que passamos e deixe você e seus clientes mais tranquilos.

Se gostou do nosso artigo, aproveite e assine nossa newsletter e saiba mais sobre o mundo da motelaria!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

Quero enviar um depoimento