• Home
  • Blog
  • Tudo o que um gerente de motel precisa saber

Tudo o que um gerente de motel precisa saber

Tudo o que um gerente de motel precisa saber

O gerente de motel é uma figura central no funcionamento desse negócio. Isso, porque, por ser um estabelecimento que funciona 24 horas por dia, é essencial que você possa contar com profissionais capacitados e confiáveis para tocar as atividades quando não estiver por perto.

Fora isso, ele é o colaborador responsável por garantir que os processos estão ocorrendo como deveriam em todos os setores, além de ser quem lida com problemas e imprevistos que podem acontecer ao longo do dia.

Dessa forma, é importante que você saiba quais são os conhecimentos e competências necessárias para um gerente de motel, de modo a encontrar e capacitar os seus colaboradores da melhor maneira possível.

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e descubra!

Entender como funciona um motel na prática

Em primeiro lugar, todo gerente de motel precisa saber como funciona o negócio na prática, em todos os aspectos. Isso porque esse tipo de estabelecimento é extremamente particular e tem um funcionamento único, quando comparado com outros tipos de negócio.

Ainda, ele integra serviços de cozinha, hotelaria, limpeza, recepção e tantos outros em um só lugar. Dessa forma, é importante que o gerente saiba como cada um desses setores funciona e quais são as atividades-chave deles.

Administrar a marca

A gestão de uma marca está relacionada ao desenvolvimento e suporte da confiança, isto é, o propósito da companhia, bem como a sua posição no mercado, devem estar em coerência.

Um motel com forte presença no mercado é caracterizado por uma gerência de qualidade, capaz de coordenar uma equipe de profissionais que executa os serviços, justificados pela missão que a marca deseja simbolizar.

Assim, administrar a marca é extremamente importante para que a reputação do motel frente ao mercado competitivo seja a melhor possível. Se o gerente observar esse ponto, é um fator que pode determinar o sucesso do negócio.

Estabelecer a melhor política de tarifas

O preço dos serviços e produtos oferecidos é um ponto crucial em um motel, pois afeta diretamente a relação com o cliente. Dentre os pontos que o gerente precisa identificar para estabelecer o preço, está o posicionamento da marca.

Se o motel oferece serviços de luxo, por exemplo, preços mais altos valorizam a marca e posicionam o negócio em uma categoria de nível. Motéis que fixam tarifas mais baixas podem conseguir mais clientes. O gerente precisa identificar fatores como esse para estabelecer a tarifa ideal.

Auxiliar na contratação de funcionários

O gerente de um motel tem um papel relevante na relação com novos colaboradores. No papel de recursos humanos, terá o objetivo de selecionar e treinar profissionais que farão parte da equipe de funcionários do motel.

Assim, desenvolver um treinamento adequado e motivar os novos integrantes são habilidades que precisam ser observadas pelos gerentes de um motel, já que o empreendimento precisa manter a produtividade e eficiência.

Administrar o contato com fornecedores

A posição de gerência de um motel é responsável pela administração de todos os produtos do negócio. Assim, é o cargo que coordena a relação do motel com os fornecedores, seja de produtos de higiene, roupas de cama, alimentos e bebidas.

É fundamental ter uma boa relação com os fornecedores, pois um motel apresenta um fluxo constante de produtos consumidos por seus clientes. Ou seja, quanto mais rápido e eficiente for a distribuição desses materiais, melhor será o funcionamento do negócio.

Supervisionar o trabalho dos funcionários

Um motel só funciona com o seu potencial máximo se os funcionários estiverem executando as suas tarefas da melhor maneira possível. Assim, o gerente de um motel precisa supervisionar constantemente o trabalho de cada um dos colaboradores.

A tarefa se amplia à recepção, onde o cliente terá a sua primeira impressão do atendimento dos funcionários; cozinha, com a elaboração dos pratos e alimentos servidos; limpeza, na organização e primor das suítes.

Lidar com imprevistos

Por melhor que seja o seu planejamento, o seu motel está sempre sujeito a imprevistos. Dessa forma, é essencial que o gerente saiba como identificar problemas e buscar soluções de modo rápido e eficiente, evitando que esses obstáculos comprometam a qualidade do serviço que você oferece para os seus clientes.

Além disso, é fundamental que o responsável pelo cargo tenha tranquilidade e inteligência para lidar com essas situações. Em muitos casos, clientes insatisfeitos podem reclamar de algum ponto do atendimento, e o gerente é o responsável por solucionar a questão.

Estar atento a tudo

Um gerente de motel precisa ser multitarefa, conseguindo manter a atenção e o foco em várias coisas ao mesmo tempo. Isso se deve ao fato de que esse empreendimento tem muitas atividades extremamente diferentes entre si, e todas elas são essenciais para garantir um serviço de qualidade aos clientes.

Portanto, o gerente precisa ser uma pessoa capaz de estar atenta a todas elas para garantir a qualidade de todos os processos que ocorrem simultaneamente no motel.

Gerenciar equipes com eficiência

Saber como liderar e motivar equipes é um outro conhecimento essencial para um bom gerente de motel. Isso porque os colaboradores são quem efetivamente geram resultados para o negócio.

Dessa forma, é essencial que ele entenda como lidar com o time de maneira a potencializar os resultados gerados por cada uma das equipes. A relação com os colaboradores precisa ser constante e ativa, identificando cada detalhe e mudança que precisa ser realizada.

O gerente que consegue visualizar as alterações necessárias no time de modo mais rápido se sobressai nesse contexto.

Visão sistêmica e de longo prazo

Você quer garantir o sucesso e longevidade do seu empreendimento, não é mesmo? E o gestor é parte fundamental desse processo. Por isso, um bom gerente de motel precisa desenvolver uma visão global do negócio e do mercado.

Além disso, ele deve pensar a longo prazo, encontrando soluções inovadoras e eficientes para as dificuldades e problemas e implementando planos de ação que gerarão retornos ao longo do tempo.

O gerente de motel é um colaborador essencial para o bom funcionamento do seu empreendimento. Por essa razão, é essencial que você conte com colaboradores capacitados e com as competências necessárias para atuar como parceiros do sucesso do negócio.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e se informe ainda mais sobre assuntos como esse!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento