• Home
  • Blog
  • Gestão 4.0: entenda o que é e o que muda nas empresas com ela

Gestão 4.0: entenda o que é e o que muda nas empresas com ela

Gestão 4.0: entenda o que é e o que muda nas empresas com ela

As mudanças do mercado, como a globalização e a competitividade, estão levando as organizações a reconsiderarem as formas que gerenciam seus negócios. A gestão 4.0 não é um processo longo e equilibrado entre a velocidade da mudança e a aceitação organizacional.

Na verdade, ela é uma abordagem desequilibrada que requer uma resposta mais rápida aos desafios impostos pelos expectativas dos clientes.

Mesmo em um mercado acelerado e em transformação constante, a liderança positiva, o engajamento dos funcionários e do cliente são de extrema importância. Você ainda precisa se envolver com todas as partes interessadas, não importa o quão incrivelmente rápido implemente mudanças permanentes como parte da cultura de sua empresa.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer o conceito de gestão 4.0 e como adaptar essa metodologia ao seu motel. Acompanhe!

O que é gestão 4.0?

Uma das tarefas mais importantes na gestão das empresas sempre foi a de adaptar a organização às constantes mudanças na concorrência, na demanda dos consumidores e condições sociopolíticas e tecnológicas.

Mas nunca antes as mudanças na economia e na sociedade foram tão fundamentais, tão rápidas e tão impactantes como são hoje. As empresas são confrontadas diariamente por mídias digitais inovadoras, ferramentas e processos bem como por uma expectativa enormemente aumentada de consumidores e funcionários.

A gestão 4.0 fornece um quadro sistêmico de agilidade — para permitir que você analise seu sistema (sua equipe, seu departamento, sua empresa ou sua rede de negócios).

Essa metodologia fornece os ingredientes de uma mentalidade ágil e permite que transforme sua organização e desenvolva uma cultura de processos ágeis. Além disso, estabelece os fundamentos teóricos dos princípios para que você possa realmente entender e avaliar o valor de todas as ideias e estratégias para sua organização.

Como ela funciona?

O principal objetivo da gestão 4.0 é concentrar-se nas oportunidades e nos desafios atuais decorrentes da digitalização, a fim de garantir o sucesso a longo prazo da sua empresa.

Com isso, o gerenciamento de negócios pode se beneficiar muito de ferramentas digitais em termos de automação de processos, plataformas de compartilhamento, de previsibilidade ou de gerenciamento.

Ela também permite o estabelecimento de uma estrutura organizacional plana, dando poderes completos à inteligência coletiva.

Muitas das ferramentas e processos usados por décadas no gerenciamento de empresas ainda se aplicam. Mas eles são otimizados para atender à necessidade de mudanças rápidas na era digital.

As complexidades permanecem, mas por meio da gestão 4.0 as barreiras às mudanças podem ser quebradas de forma mais eficaz.

Como implementar no seu motel?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações precisam ser capazes de adotar as etapas ousadas, necessárias para otimizar as suas estratégias e operações. Por isso, motéis inovadores estão colhendo os benefícios significativos da implementação de estratégias digitais.

Um software empresarial abrangente permite utilizar-se de uma abordagem de gestão 4.0, garantindo que as estratégias de negócios sejam implantadas da maneira mais eficiente e eficaz possível.

Esses sistemas gerenciam a coleta de dados, incorporam tecnologia de análise avançada, que combina lógica baseada em regras e aprendizado de máquina, e podem acionar ações no sistema de ordens de serviço para gerenciar processos de manutenção e ciclo de vida de ativos.

A existência de extensas bibliotecas de dados permite uma cultura de conscientização sobre riscos, responsabilidades e problemas em toda a empresa.

Ou seja, essas soluções ajudam seu negócio a tirar vantagem das enormes quantidades de dados disponíveis hoje e as utilizam para responder a perguntas e tomar decisões em tempo real, a fim de maximizar a confiabilidade e o desempenho dos ativos.

A integração com fluxos de trabalho avançados facilita o processo de melhoria contínua no seu motel, impulsionando constantemente a excelência operacional aprimorada.

Dessa forma, com a gestão 4.0, você terá as habilidades necessárias para adaptar estruturas ágeis específicas da organização, sem perder o foco em seus principais objetivos de negócio.

Curtiu as dicas de como implementar a gestão 4.0 na sua empresa? Então não deixe de baixar nosso e-book especial com dicas de gestão de motel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

Quero enviar um depoimento