• Home
  • Blog
  • 3 dicas incríveis para realizar a gestão da inovação do seu negócio

3 dicas incríveis para realizar a gestão da inovação do seu negócio

gestão da inovação do seu negócio

Para um empreendimento se manter competitivo, é necessário inovação, seja se adequando às tecnologias mais recentes, mas também por meio de gestão e processos eficientes devidamente implementados.

É necessário desenvolver ideias novas constantemente, refletir o que pode ser melhorado na empresa e se desafiar a alcançar resultados ainda maiores. Pensando nisso, a gestão da inovação tem se tornado cada vez mais indispensável em uma administração de empresas.

Não basta somente comprar ferramentas tecnológicas, tampouco ter ideias criativas, sem pensar em sua execução. Para inovar, é necessário que haja demanda de mercado, viabilidade de implementação e que melhore a experiência do cliente.

Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é a gestão de inovação?

Como você já deve saber, inovar é apostar naquilo que é novo e diferente, ou seja, uma novidade dentro de um ramo de atuação ou da sociedade como um todo.

Trata-se de um conceito que ganhou muito espaço e está presente em nosso dia a dia, especialmente na era digital, na qual novos aparelhos, hábitos e demandas surgem a todo momento.

Sabendo disso, podemos dizer que a gestão de inovação é uma estruturação dos processos de aprimoramento dentro de uma empresa, estabelecendo meios e métodos para gerar valor e concretizar ideias.

Logicamente, é algo que está intimamente ligado à tecnologia, mas também pode ser percebido em situações simples e escolhas recorrentes feitas pelos gestores.

Em linhas gerais, é muito importante que a inovação aconteça de forma constante e consistente, o que é viável pela sistematização do aperfeiçoamento, determinando etapas e rotinas, sem deixar de considerar a estratégia empresarial da organização. Para tanto, é necessário envolver recursos humanos, financeiros, operacionais e assim por diante.

Qual a importância da gestão de inovação?

Em tempos tão competitivos quanto os atuais, não é difícil entender a importância que a gestão de inovação pode proporcionar para uma empresa. Antes de mais nada, é uma estratégia extremamente inteligente, pela qual uma organização pode elevar o seu nível de atuação e manter a consonância com um mercado cada vez mais exigente e complexo.

Com uma boa gestão de inovação, inclusive, quem está sediado no ramo de motéis pode ganhar mais elementos e subsídios para otimizar tanto as atividades rotineiras, quanto aproveitar melhor questões sazonais e datas comemorativas, como o Carnaval e o Dia dos Namorados, que podem trazer um belo reforço para o fluxo de caixa.

Para realizar uma gestão de inovação de excelência, logicamente, é preciso contar com bons recursos em tecnologia, que centralizem dados e facilitem a checagem de informações, como um sistema de automação financeira. É uma ferramenta que pode contribuir para sistematizar, organizar e impulsionar a capacidade de obter avanços e conquistar mais espaço no setor.

Quais os benefícios da gestão de inovação?

Como pudemos ver, a gestão de inovação pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. Um deles está ligado ao fato de que isso fará com que a organização esteja à frente dos concorrentes no segmento de mercado, gerando um belo diferencial competitivo e oferecendo resultados, possibilidades para atrair e fidelizar mais clientes.

Com o investimento e o ato contínuo de inovar, é viável criar serviços diferentes e proporcionar novas experiências para o público, fazendo do negócio uma espécie de porta-voz de tecnologias e ferramentas.

No entanto, não se esqueça de que é uma conduta desafiadora e de longo prazo, que precisa estar em sintonia com um ambiente mais organizado e eficaz.

Sistema para motel

Quais são as dicas incríveis para realizar a gestão da inovação do seu negócio?

Se você chegou até aqui, você já está mais familiarizado com o conceito de gestão de inovação do seu negócio. A seguir, veja 3 ações que podem ser implementadas na empresa para garantir essa contínua evolução.

1. Reduza os processos manuais

Avalie todos os processos que existem em sua empresa: cadastro, atendimento, compras, marketing, faturamento etc. Muitos deles têm ações manuais que poderiam ser facilmente automatizadas, com o suporte da equipe de tecnologia. Essa ação trará uma maior agilidade para os processos e os funcionários gastariam menos tempo com atividades repetitivas.

Esse tempo que será economizado ficaria disponível para estimular a criatividade e o raciocínio crítico dos funcionários. Como sua equipe é quem está na linha de frente da operação e do relacionamento com os clientes, é importante escutá-los e estimulá-los a trazer ideias que possam aumentar a sua produtividade e facilitar o seu trabalho.

2. Implemente uma cultura de inovação

Com seus funcionários sendo envolvidos nesse processo, a sua empresa proporcionará um ambiente favorável, criando uma cultura de inovação. Por isso, capacite e direcione sua equipe para que eles tenham espaço para propor ideias promissoras, que sejam viáveis de ser implementadas e que gerem valor para sua empresa.

Ao permitir essa autonomia, a gestão será de alta performance e com uma participação horizontal, na qual a liberdade de expressão e a mineração de ideias façam parte do DNA da empresa. Também é importante avaliar concorrentes com ações de benchmarking e se inspirar em ideias que se mostraram positivas, de forma adaptada à realidade da sua empresa.

3. Avalie os resultados de suas ações

Para implementar uma inovação, é necessário planejamento desde a definição da estratégia, passando pelos recursos necessários até a geração de indicadores, para que essa ação possa ser mensurada. Caso ela não funcione, investigue para readequar ou, até mesmo, interromper o projeto. Se a ação trouxer resultados positivos, a gestão de inovação deve ser estimulada para que esse resultado melhore ainda mais.

Para que a gestão da inovação seja eficiente, é necessário engajamento tanto da liderança quanto da equipe, que devem estar envolvidas e engajadas para uma melhoria contínua de seu empreendimento. Também é importante que todas as ideias surgidas sejam avaliadas de forma crítica e implementadas com planejamento e acompanhamento do gestor. Com essas ações, a empresa só tende a melhorar e seus clientes a ficarem mais satisfeitos.

Se você gostou deste artigo, veja também essa matéria sobre a evolução tecnológica nos motéis, que assim como a gestão de inovação, é importante para o sucesso de um motel.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

Quero enviar um depoimento