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Como realizar a gestão de compras do motel e como a tecnologia pode ajudar?

Como realizar a gestão de compras do motel e como a tecnologia pode ajudar

Quando vai a um motel, o casal deseja viver um momento de relaxamento e tranquilidade. A oferta de bons pratos e bebidas de qualidade são fatores essenciais para agregar valor à experiência dos seus clientes. Isso só é possível com uma gestão de compras eficiente e que garanta a disponibilidade de uma ampla gama de produtos.

Ao contrário dos hotéis, onde o número de quartos é maior, um motel de médio porte conta com, no máximo, 50 suítes — aspecto que demanda uma área de Alimentos & Bebidas (A&B) mais enxuta, a fim de evitar custos desnecessários e desperdícios para a caixa do estabelecimento.

Neste post, conversamos como Rômulo Simões, CEO da Microtecs, e Vinícius Roveda, fundador da Zeax Motéis, que abordam a importância de fazer uma gestão de compras adequada para o seu motel.

Confira!

Qual a importância de fazer gestão de compra nos motéis?

Apesar de o setor moteleiro ter como premissa a prestação de serviço, é necessário ter em mente que a área de A&B impacta diretamente no resultado do empreendimento. Afinal, se o casal tiver uma experiência ruim com o consumo de produtos na suíte, as chances de ele voltar ao estabelecimento caem drasticamente. Por isso, a gestão de compras merece a devida atenção, já que o motel só é bem-sucedido se essa área estiver alinhada ao posicionamento do negócio.

O grande foco do motel é o entretenimento e a hospitalidade para um casal. Um verdadeiro resort privativo no meio da cidade. Pensando assim, é certo que, dentro da suíte, o casal precisa ter acesso a boas opções em relação à área de alimentos e bebidas. Na média, um motel que explora bem essa área atinge cerca de 23% do seu faturamento com a venda de mercadorias, alimentos e bebidas, acrescenta Vinícius Roveda.

Portanto, caso você ainda não tenha atingido esse percentual, saiba que existe a possibilidade de exponenciar os seus ganhos vendendo mais para os mesmos clientes que já frequentam o motel.

Pensando sempre do ponto de vista de que o casal vive um momento de relaxamento dentro do motel, é necessário ofertar itens que melhorem essa experiência, ressalta o fundador da Zeax Motéis.

Diante disso, é imprescindível dispor de produtos de boa qualidade, visto que trabalhar com marcas reconhecidas facilita a escolha do cliente. Se o visitante encontra no estabelecimento um produto no qual confia e por um preço justo, não terá a necessidade de trazê-lo de casa ou ter que acionar o iFood, por exemplo.

Quais são os elementos mais importantes na gestão de compra nos motéis?

Muitas vezes, falhas no controle de aquisição e venda dos produtos pelo motel podem acarretar desequilíbrio nas suas finanças. Alguns dos principais erros cometidos na gestão de compra desse tipo de negócio são:

  • precificação equivocada;
  • problemas na cadeia de fornecedores;
  • seleção de produtos por preço e não por qualidade.

Entender a estrutura de custos, com uma margem justa e o posicionamento do motel são os pontos principais na hora de elaborar uma precificação acertada. A seleção de fornecedores passa pela definição de critérios objetivos na hora de se escolher de quem comprar e não por critérios subjetivos ou emocionais, aponta Vinícius Roveda.

Em se tratando da gestão de compras, é preciso considerar dois pontos extremamente importantes: o giro de estoque e a qualidade da cadeia de fornecedores. Isso porque de nada adianta contar com um grande mix de produtos, se você acaba cobrando um preço exorbitante em cada item, o que impacta negativamente o giro dos produtos.

Na hora de vender mercadorias, o motel deixa de ser unicamente um prestador de serviço e passa a ser um negócio de varejo — e uma das maiores características do varejo é o giro. O estabelecimento só obtém bons rendimentos quando o seu estoque apresenta um bom giro de produtos.

Outra questão imprescindível é selecionar bem os seus fornecedores e ter mais de uma opção. Em um tempo em que a economia está instável e, consequentemente, os preços costumam variar bastante, deve-se buscar por fornecedores que ofereçam produtos de qualidade por um valor que o seu bolso pode pagar. Esteja disposto a construir relacionamentos fortes e não hesite em negociar.

Quais são as boas práticas para uma gestão de compras de sucesso?

Para que seja conduzida de forma estratégica, a gestão de compras deve se apoiar em uma série de práticas, que juntas visam o controle de entrada e saída de produtos, com a melhor negociação de qualidade e preços possível.

Saiba como gerir melhor as compras do seu motel.

Trabalhe em parceria com os fornecedores

O fornecedor deve ser o seu maior aliado. Por isso, pesquise por fornecedores confiáveis, com quem possa estabelecer uma parceira transparente, que ofereçam preços acessíveis para o seu orçamento e condições de pagamento que realmente sejam vantajosas.

Uma boa dica para não cair em ciladas é se informar sobre a reputação do fornecedor no mercado. Procure saber se a empresa atende outros motéis, como se relaciona com os clientes desse setor e se apresenta reclamações. Nesse quesito, mais que o preço, você deve avaliar a qualidade dos produtos ofertados.

Registre cotações

Antes de fechar contrato com um fornecedor e adquirir uma remessa grande de produtos, é altamente recomendado fazer e registrar cotações, ou seja, um orçamento da possível compra. Com isso, você tem uma base segura para comparar e negociar preços, e tem mais chances de fechar uma compra otimizada e que potencialize a sua margem de lucro.

Controle a entrada e a saída de produtos do estoque

A gestão de compras também passa pelo controle da entrada e saída de produtos do seu estoque. Ao saber exatamente quais são os produtos mais consumidos e os que têm menor giro, o estabelecimento pode agendar compras com antecedência, para evitar a falta de produtos em dias mais movimentados.

Esse cuidado também reduz os desperdícios com produtos comprados em excesso e que ficam encalhados no estoque até ultrapassarem a data de vencimento. Após notar que determinado item não sai tanto, pode-se fazer promoções especiais para vender mais.

Recorra à tecnologia

O uso da tecnologia é indispensável para agilizar a gestão de compras. Por meio de um sistema eletrônico e integrado, o gerente tem controle efetivo do estoque e visualização rápida e precisa dos indicadores relacionados à área de Alimentação e Bebidas. Além disso, a ferramenta também facilita a emissão de relatórios, permitindo que o gestor se mantenha informado sobre o consumo real de produtos por categoria de suíte e, assim, possa tomar decisões de compras mais embasadas.

Para Rômulo Simões, CEO da Microtecs, o Sismotel é a melhor opção em tecnologia para motéis, visto que se trata de uma plataforma completa, com mecanismos que ajudam na entrada e saída de produtos. O módulo Estoque, por exemplo, elimina perdas desnecessárias e otimiza a gestão de estoque do negócio. Ainda, controla produtos e insumos de uma forma simplificada e segura.

A funcionalidade oportuniza o controle de múltiplos estoques, o que pode ser feito de maneira individual ou consolidada. Na prática, isso contribui para uma reposição inteligente de estoque ao fim de cada turno.

Outros benefícios são:

  • controle da validade de lotes de produtos;
  • análise de movimentação de itens via Kardex;
  • inventário de estoque;
  • derivação de insumos para montar kits;
  • gerenciamento de mercadorias entre filiais;
  • curva ABC de Estoque – primordial na gestão de compras.

Por sua vez, o módulo Financeiro do sistema também beneficia as tarefas relacionadas a compras. Ele consegue agendar pagamentos e dar baixa automática, garantindo o recebimento dos seus fornecedores em dia — fator primordial para manter o seu poder de negociação.

Antes vista como uma mera atividade burocrática, a gestão de compras, hoje, é uma questão estratégica, pois impacta diretamente no faturamento dos motéis. A falta de produtos, a qualidade que fica a desejar ou os preços demasiadamente caros afastam o cliente, mas quando você faz compras inteligentes e pode repassar valores acessíveis, tornar-se muito mais fácil fidelizar o seu público.

Como você viu, a tecnologia automatiza processos e amplia o controle das atividades de estoque e compra. Entre em contato com a Microtecs, agora mesmo, e conheça mais sobre a nossa solução!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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